Alguém já instalou a commapi?

Olá pessoal, tudo bem?
EStou tentando instalar a api comm e não estou obtendo exito. No autoexec.bat ficou assim:

SET JAVA_HOME=c:java SET PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%in SET CLASSPATH=.;%JAVA_HOME%;c:javalibcomm.jar;c:commapisamplesBlackboxBlackBox.jar

Procurei fazer como estava no manual da api. EStou tentando no win98 e no 2000server. Alguém conseguiu?[/b]

Beleza galera?
Consegui fazer a api funcionar! Só não consigo capturar os eventos da porta paralela. Se alguêm souber usar a classe ParallelPort me dê uma força, pois tá difícil! Desde já agradeço!

Posta como fez a mesma funcionar…

Não sei não mas acho que foi alarma false. Digo isso porque no win2kserver não está dando certo.
Simplesmente não carrega o jar.
Nas varaveis de ambiente está assim:

JAVA_HOME=c:java

PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%in

CLASSPATH=.;%JAVA_HOME%; c:javalibcomm.jar; c:commapisamplesBlackboxBlackBox.jar

No win98 fiz do jeito que está no post acima.
Desde já agradeço! :!:

Pelo que li desta api, o javax.comm.ParalellPort é uma classe abstrata.
Como trabalhar com uma classe abstrata se não é possivel instanciá-la? Como acessar seus métodos?

http://java.sun.com/products/javacomm/

Bom estudo.

Alguém realmente conseguiu instalar corretamente a CommAPI?

Eu não consigo ver as portas no programa exemplo SerialDemo.

Agradeço qualquer ajuda.

Acir

Eu já instalei … e não tive problemas.

Siga EXATAMENTE (exatamente significa, não imagine que nao tem portancia, leia tudo e faça) as instruções que dá certinho.

Lembre-se de verificar se vc está instalando na jre certa (eu tinha duas e acabei instalando em uma que não estava no path, na hora de usar nao dava certo por causa disso).

[]s

Obrigado pela resposta.

Fiz EXATAMENTE o recomendado, ou seja, as instruções entre ***************************** abaixo.

Também tive cuidado com duas instalações. Mesmo assim os exemplos não conseguem achar as seriais.

Chequei as seriais, o Windows as reconhece normalmente. Tenho duas… já testei com um cabo null modem e hyperterminal. Tudo parece estar OK.

Só não consigo fazer os exemplos SerialDemo e BlackBox encontrarem as seriais.

Mesmo assim obrigado.

Copy win32com.dll to your <JDK>in directory.

C:>copy c:commapiwin32com.dll to c:jdk1.1.6in

Copy comm.jar to your <JDK>lib directory.

C:>copy c:commapicomm.jar c:jdk1.1.6lib

Copy javax.comm.properties to your <JDK>lib directory.

C:>copy c:commapijavax.comm.properties c:jdk1.1.6lib
The javax.comm.properties file must be installed. If it is not, no ports will be found by the system.

Add comm.jar to your classpath (do not do this step for a JRE installation).
If you don’t have a classpath defined:

C:>set CLASSPATH=c:jdk1.1.6libcomm.jar

If you already have a classpath defined:

C:>set CLASSPATH=c:jdk1.1.6libcomm.jar;%classpath%

Several serial port sample applications are provided with this release. One of them is BlackBox. To run BlackBox, first add BlackBox.jar to your classpath:

C:>set CLASSPATH=c:commapisamplesBlackboxBlackBox.jar;%CLASSPATH%

Now you can run BlackBox:

C:>java BlackBox

Olá

O que realmente não conseguiu fazer?

No Windows a API javax.comm NÃO consegue ler status da porta paralela, repito, com outras palavras: javax.comm NÃO consegue configurar a porta paralela em modos bidirecionais que permitam ler a porta. Um dia com mais tempo explicarei porque.

Para ler a porta paralela e saber se a impressora está ligada, sem papel ou ocorreu erro na impressão você precisa de um device driver fornecido pelo fabricante da impressora e acessar por JNI.

De resto funciona bem. Se seu problema é abrir uma porta serial então há alguma outra aplicação usando a porta e vc não consegue abri-la. Mas se as portas existem, e estão disponíveis, então desde que configuradas corretamente devem abrir.

PS: Este seu Java parece bem antigo. Será compatível com javax.comm?

[]s
Luca

Olá Luca,

Obrigado pelas dicas.

Eu consegui compilar e executar o SerialDemo, contudo o programa não consegue listar na ComboBox as portas disponíveis.

Eu já li em algum lugar que se isto ocorresse seria problema com o arquivo javax.comm.properties. Eu segui as instruções de “instalação” do arquivo, mas não deu certo.

Outra coisa que li, foi sobre “registrar a win32com.dll”. Tentei de tudo, mas não consegui listar as seriais.

Quanto a paralela, ainda chegarei lá.

Sobre o meu java, narealidade eu dei “copiar colar” da instrução da commAPI. Estou com a versão j2sdk1.4.2_02.

Obrigado pelo retorno.

Agradeço qualquer ajuda.

[]s

Acir

Olá

Acir, para instalar javax.comm basta copiar a win32com.dll para o diretório bin da jre (ou JAVA_HOME), copiar o arquivo javax.comm.properties para o diretório lib da jre (ou JAVA_HOME) e incluir comm.jar no seu war (se for o caso). Não precisa registrar nada.

A documentação é bem fraquinha. Precisa mesmo ler e executar os exemplos com debug. Ajuda também fazer engenharia reversa para ver os diagramas de classe da API e passar o decompilador.

Não sei dizer porque não lista as portas. Tente outros exemplos, quem sabe descobre onde está o problema.

[]s
Luca

Olá pessoal,

Consegui listar as portas.

Consegui, após baixar o Eclipse e verifiquei que havia havia um problema na definição do classpath para a comm.jar.

Inicialmente, trabalhando apenas na linha de comando (javac e java)minha opção inicial do classpath era:
set classpath=%classpath%;C:j2sdk1.4.2_02libcomm.jar
Não funcionava.

Por acaso, no Eclipse, apontei para:
set classpath=%classpath%;C:CODEJAVAcommapicomm.jar;.
E deu certo.
Tentei na linha de comando com o novo classpath e deu certo.

Voltei para o Classpath inicial e verifiquei que funcionava no Eclipse e não na linha de comando … mistérios da informática.

De qualquer forma, agora está tudo OK, mesmo não entendendo a limitação para listar as comm ports na linha de comando.

Obrigado,

Acir

Pessoal,
tive um problema parecido quando tentei instalar a API em casa onde tenho uma máquina com Windows XP, eu tinha instalado na mesma o j2sdk1.4.2_04 e segui os passos indicados no manual da API, colocando os arquivos “comm.jar e javax.comm.properties” dentro do diretório lib e o arquivo win32com.dll dentro do diretório bin do j2sdk1.4.2_04, sendo que também tentei colocar os mesmos dentro de C:\j2sdk1.4.2_04\jre\lib e C:\j2sdk1.4.2_04\jre\bin respectivamente, ao executar pelo Eclipse funcionava sem problemas, mas fora dele não conseguia fazer funcionar. Foi então que instalei o j2re1.4.2_04 que cria uma pasta Java dento de Arquivos de Programas, então coloquei os arquivos “comm.jar e javax.comm.properties” dentro de C:\Arquivos de programas\Java\j2re1.4.2_04\lib e o arquivo “win32com.dll” dentro de C:\Arquivos de programas\Java\j2re1.4.2_04\bin, a partir de então começou a funcionar e consegui acessar as portas COM e LPT sem problemas de dentro do Eclipse bem como fora dele. Espero ter ajudado. Abraços!