Alguém ai já testou o DB4o, mais conhecido como base de dados para objeto?
Parece-me um banco muito fácil de usar. Atualzação dos dados é feita como se fosse com uma classe, tipo tabela.insert (tabela.setcoluna).
Só que como ele ainda é um projeto muito novo, gostaria de saber se ele é bom mesmo, ou se ainda possui muitos bugs.
Alguém ai já testou o DB4o, mais conhecido como base de dados para objeto?
Parece-me um banco muito fácil de usar. Atualzação dos dados é feita como se fosse com uma classe, tipo tabela.insert (tabela.setcoluna).
Só que como ele ainda é um projeto muito novo, gostaria de saber se ele é bom mesmo, ou se ainda possui muitos bugs.
[/quote]Meu amigo ia testar, mas até agora nao tive noticias…
o mesmo está fazendo cursinho
Mas faz um tempinho que já tinha visto isso (tipo, um ano atrás… heheh)
O DB4O é um banco de dados orientado a objetos, pra enviar alguma coisa pra ele, você normalmente só faz “save( Objeto)” num ObjectContainer. Nele não existem tabelas nem colunas, só objetos e propriedades.
É interessante, mas ainda é muito complicado de usar, especialmente porque todas as pesquisas são definidas programaticamente, não tem um “SQL” pra pesquisar no banco não.
[quote=vonlinkerstain]Ao mesmo tempo que facilita-se a inserção de dados no banco, eles complicam a busca?
Não sabia disto.
Parece-me que é uma tecnologia inovadora, mas pelo o que eu ouvi dizer ela ainda está muito crua.
[/quote]
E bote crua nisso…
Sendo pra uma coisa pequena, pode até funcionar, mas quando você precisar tirar o relatório e perceber que não tem funções de agregação, vai pirar do juízo.
Não tenho experiência com OODBs (isso deve mudar rapdiamente ) mas recenemmente bati um papo com uma galera que usa ha muito uma base proprietaria deste tipo.
Coemtnario: eh otimo para iniciar a fazer algo, mas para alterar a estrutura de uma classe eh uma bela porcaria, se retira tudo do banco e insere novamente (as bases dele têm dados estaticos historicos) e para fazer queries ad-hoc eh um inferno.
eu tava passeando aki pelo fórum qdo vi esse tópico…rsrs
Eu tenho testado o db4o recentemente e mta coisa mudou desde qdo esses posts foram enviados…
Agora vc pode sim fazer as tais ad-hoc…e de uma forma mto conveniente na minha opniao…além de vários outros recursos de pesquisa que ficam devendo mto pouco ao SQL.
Fora isso tenho testado outras coisas tbm e estou mto satisfeito com os resultados que ando obtendo.
Para não começar com um flame sem sentido, vou logo avisando que não estou falando que usaria ele num ambiente de produção que precisa de alta escalabilidade e tals…
Mais usaria sim e sem o menor medo numa aplicação comercial de pequeno porte, como estas milhares que existem em Delphi e VB.
Ainda não, mas logo logo estarei testando, venho conversado com meu professor de BD, e ele me falou que os BDOOS ainda precisam evoluir, mas se der certo, vai revolucionar o desenvolvimento.
Sem apoio nenhum dos grandões tá ruim deles irem a algum lugar, imagine revolucionar o desenvolvimento :lol:
Mas o DB4O realmente é muito bom (pelo menos entre os que eu brinquei, ele é de longe o melhor), mas só é indicado pra aplicações onde você realmente vai guardar objetos e vai pegar objetos, não onde você vai fazer operações nos dados lá dentro ou tentar gerar “informações” a partir daqueles objetos (como relatórios). Pra CRUD puro e simples ele é uma mão na roda.
Os bancos relacionais são péssimos pra consultas complexas, para operações simples de sistema tudo bem, os diversos joins não afetam muito.
É por isso que hoje em dia devem-se criar dados multidimensionais, em cubo, datawarehouses, etc… para consultas que envolvem muitos fatos, em um determinado tempo.
Banco O.O. é bom, pelo menos a idéia, mas ainda precisa ser utilizado …