Alguem já trabalhou fora do Pais?

78 respostas
marcioa1

Amigos,

Preciso de conselhos, bons e gratuitos. Por conta da crescente violência e do decrescente padrão de vida, estou estudando sair do país. Alguém tem alguma experiência, dica, ou conhece alguém que está la fora ?

Obrigado,

Márcio

78 Respostas

smota

Alguem tem o link para um artigo que tinha no GUJ que falava disso?

O Guilherme trabalhou na Alemanha … o Sami trabalha na Finlandia e o CV em Londres … tem outros tb mas nao lembro de bate e pronto.

J

Já trabalhei no IRAQUE. Serve ?

UAHAHAHAHAHAH
:lol:

Brincadeira…

brlima

Tb ja to estudando isso a um tempo. Se aparecer oportunidade, to indo… :smiley: Alguem conhece alguma vaga em aberto ? Heheheheehe… Mas só acima de U$8mil

Rafael_Nunes

http://www.guj.com.br/posts/list/10534.java

J

Tem muitas vagas em aberto para os EUA inclusive por consultorias do Brasil.
Eu não sei se são permanentes…
Mas ai depende de vc e seu visto…

marcioa1

Obter um visto de trabalho para os EUa é difícil? Caro? É preciso arrumar um emprego antes de pedir o visto ?

Márcio

Rafael_Nunes

Nos EUA:

cv1

Nao. Vc nao ficou la tempo suficiente. Volte e faca o servico direito. :mrgreen:

Bom, os melhores toques que eu posso dar:

1: Fale, escreva e se comunique em ingles impecavel. Nem pense no resto do plano sem essa parte.

2: Leia a dica 1 de novo.

3: Divulgue-se: escreva em blogs, newsgroups, foruns, artigos, livros, o que for. O importante eh ter referencias pra alguma coisa no mundo que nao seja ter trabalhado na XYZ Software Ltda.

4: Eu ja falei sobre a dica 1?

5: Leia muito atentamente o site com informacoes sobre imigracao do seu pais “alvo”. Leia 5, 10 vezes, e ainda ligue perguntando mais umas 4 ou 5.

6: Conheca brasileiros que foram/estao no seu pais “alvo”, e antes de mais nada, nao encha o saco deles. Grandes chances de eles aguentarem uma leva impressionante de gente fazendo as mesmas perguntas. Por isso, preste atencao na dica 5. Levando isso em consideracao, eh sempre legal conhecer alguem com uma cultura parecida pra saber onde eh e onde nao eh legal de morar, onde fica o rodizio mais proximo, e onde fica a casa de meretricio mais proxima.

cv1

“Sim” e “nao necessariamente, mas seria otimo”, respectivamente.

Luca

Olá

Acho ótimo sair do país por um período de tempo visando ganhar experiência e tudo o mais. Mas não recomendo em hipótese nenhuma migrar definitivamente para outro país. Sei de muitos exemplos de falso sucesso lá fora e sei de muita gente que se valorizou muito aqui quando voltou lá de fora.

Quanto as questões citadas de violência e decrescente padrão de vida lembre-se que a Alemanha tem 4 milhões de alemães desempregados. Outros países tem outro tanto. E em alguns países tem violência maior do que aqui, lembre-se dos atentados de Madrid.

Se eu estivesse na faixa de 25 anos batalharia para passar uns 3 anos fora. Tentaria fazer algum curso e tenho a certeza de que voltaria para cá ganhando muito mais do que aqueles que aqui ficaram.

[]s
Luca

rodrigo.achilles

Boas dicas cv, me amarrei principalmente na dica 1.
heheh
Como marcio estava falando eu tb já estou a um tempão pensando em trabalhar lá fora.
Estou cansado de ficar desviando de balas que nem o Matrix e de ter assaltos a 5 cm. de minha casa e a cada passo que dou. Rio de Janeiro é sinistrooooo.

valeu mesmo. vou começar a me mexer

J

Lembre-se doa sequestros relampagos , assaltos, assasinatos, enchentes de São Paulo.
Cara não desvalorizo o Brasil, os outros paises tem problemas também, mas não chegam nas proporções do Brasil.
Se ele tiver a oportunidade de ir e quiser ficar aí é uma decisão dele.
Geralmente as pessoas que voltam é mais por questões de adaptação.
Tem gente que não se adapta nem em São Paulo imagina em outro país.

rodrigo.achilles

Concordo com vc jprogrammer.
Mais assim, amo o Brasil, sou patriota pra caramba. Mais nesses últimos anos convivi com coisas horríveis passando em minha frente e dou Graças a DEUS que não foi comigo. Mais não posso dar sopa ao azar.
Tenho que procurar coisas melhores.

E sobre o assunto de violência no Globo Repórter amanhã vai ter uma reportagem sobre isso, violência e semana passada teve uma das pessoas que foram trabalhar lá nos EUA. Muito legal mesmo!

Valeu pessoal.

marcioa1

Luca:
E em alguns países tem violência maior do que aqui, lembre-se dos atentados de Madrid.

O Rio de Janeiro está sinistro. Tenho parentes em Campinas e lá também está violento demais. Saio de casa sem saber se vou voltar. Toda semana eu entro e saio de ônibus apenas por suspeitar de alguém. No início desta semana havia um sujeito estranho dentro do ônibus. Ele me viu olhando para ele, e colocou boné e óculos escuro. Sai do ônibus imediatamente. Estas coisas mnão são excessão. São a minha rotina.

Duas dicas de sobrevivência.

1. Ao entrar em um ônibus, saiba para onde ele NÂO vai. Se desconfiar de algo, pergunte ao motorista ou trocador se ele passa onde você sabe que não passa, e desça sem levantar suspeitas.
  2. Se um carro suspeito está a sua frente, dê seta indicando um caminho e , assim que o carro suspeito a sua frente seguir por este caminho, dobre a esquina e vá ( correndo ) para o outro lado. Já escapei duas vezes de assalto assim.

Desculpa colocar estas coisas no forum, mas aqui também é um pedacinho da minha casa.

Abraços,

Márcio

louds

Essa é pra quem mora no Rio. Tem bastante vaga pra trabalhar com Java na Faxa de Gaza, lá as armas israelitas matam menos pessoas que no teu estado.

Luca

Olá

Sobre adaptação lá fora: esqueçam este item. Alguns países não aceitam estrangeiros de forma nenhuma. Na Suiça por exemplo dificilmente um brasileiro conseguirá fazer alguma amizade antes de morar lá por no mínimo 5 anos. Nos Estados Unidos seus filhos nascidos lá terão dificuldade de serem aceitos. A maioria dos brasileiros que conheço que vivem lá fora fazem amizades com outros imigrantes. Poucos conseguem realmente ter uma vida normal de um cidadão nativo.

Minha cunhada morou 20 anos nos Estados Unidos, a maior parte do tempo em São Francisco onde há muitos estrangeiros. Nunca foi ilegal pois já foi para lá casada com americano. Depois casou com outro americano e isto é meio raro. Mas mesmo falando um inglês perfeito, em muitas ocasiões perdeu trabalho quando percebiam que não era americana.

Um amigo que já voltou ao Brasil pois se aposentou, disse que em 20 anos que morou em Los Angeles em uma casa muito boa, o máximo que ouviu dos vizinhos foi Hi. É por aí, é bom ir pela grana. Pela vida é melhor ficar por aqui mesmo.

[]s
Luca

MarcusGoncalves

Tenho amigos na Nova Zelândia trabalhando com desenvolvimento de softwares e todo dia eles me chamam.
Eles falam que o mercado lá é muito bom, principalmente para desenvolvedores Java. Ele disse que lá eles estão pagando entre NZD$ 60 a NZD$ 70 (me parece que um dólar neozelandês equivale a dois reais), para profissionais com alguma experiência.

Estou me preparando pra ir. Estou só decidindo se vou no próximo mês ou no próximo ano.

renatosilva

Eu acho difícil falar inglês no Brasil e não num país que fala inglês, é meio paradoxo.

Como falar inglês só com cursinho??

@ Ah, e alguém sabe se tem vaga na Irlanda do Norte? :mrgreen:

Rafael_Nunes

Assine o New York Times e a BBC pra receber notícias diariamente
Assista DVDs sem legenda
Ouça conversas em inglês
Pegue livros de uma linguagem densa(ex: Shakespeare, Tokkien)
Adicione pessoas de outros países no teu MSN
Converse em inglês com pessoas que falam inglês
Visite mais sites em inglês na internet

Ps: Ao menos é o que eu estou fazendo…

louds

Da seus pulo.

louds

Eu já vi o cv praticando o ingles dele. O importante, gente, é aproveitar toda oportunidade para falar, nem que seja na balada e para chavecar uma gringa.

renatosilva

louds:
renato3110:

Eu acho difícil falar inglês no Brasil e não num país que fala inglês, é meio paradoxo.

Da seus pulo.

??

J

Luca saia de uma cidade do interior e vá morar em Moema (São Paulo)por exemplo:
Te garanto que ficará 20 anos lá e só ouvirá Ola dos seus vizinhos qua as vezes nem bom dia te dão no elevador.

É lógico que no Brasil as pessoas são bem mais expensíveis, mas conheço muitas pessoas que criaram amizades nos EUA.
Inclusives pessoas de raças diferentes…
Depende muito o lugar e a cidade que vc vai.
Nunca nínguem reclamou…

mcampelo

Você mora onde? SP?

Olha o sujo falando do mal lavado!

:lol:

[]'s
Marco Campêlo

cv1

Minha experiencia de alguns meses no assunto ate agora: o senso de humor e a bagagem cultural diferentes limitam de forma absurda o espectro de assuntos pra se conversar. Na duvida sempre da pra falar de musica, cinema ou do tempo, mas foi facil perceber como eh dificil fazer amizades quando um nao entende as piadas do outro (ou, pior, acha de mal gosto).

Perder trabalho nunca aconteceu, mas nao conseguir fazer amizades eh meio frustrante, e continua sendo frustrante, ainda mais numa cidade extremamente social como Londres (eh soh ir ate qualquer pub e puxar conversa com alguem, afinal de contas - pouca gente passa o dia pendurada no ICQ/MSN/Yahoo como muitos que eu conheci no Brasil, pq aqui tem de fato mais coisas pra se fazer no dia-a-dia).

Isso nao eh exatamente preconceito - sei la, eu cresci e morei 20 anos mais ou menos no mesmo lugar no Brasil e acho que meus vizinhos so me conheciam de vista. :mrgreen:

Mas, tudo bem, ilustra o ponto: se vc nao sair e conversar com as pessoas, elas nao vao se sentir muito tentadas a falar com voce. A mecanica da coisa funciona de forma bem diferente.

cv1

renato3110:

Como ja foi dito aqui, voce nao precisa se limitar a cursos de ingles - e eu nunca fiz nenhum, pra falar a verdade. Use a criatividade e com certeza voce arruma um jeito, se eh isso mesmo que vc quer. Mais uma dica: pegue todos os adventures da LucasArts possivel (Monkey Island, Day Of The Tentacle, Full Throttle, Sam’n’Max, The Dig), e jogue com legendas em ingles com um dicionario do lado. Leia livros. Veja filmes. USE A P£$(& DA INTERNET. Pedra que rola nao cria musgo - entao, se vira :wink:

Depende, vc eh bom em quimica, em particular, explosivos? :mrgreen:

mcampelo

Para quem pretende trabalhar fora, eu recomendaria:

Fale inglês fluentemente. Dica: o cursinho da esquina com certeza não será suficiente para isso. Viaje e descubra que o cursinho não te ensinou muito além do “the book is on the table”.

Se você tem dupla cidadania, principalmente européia, ajuda MUITO. UK tem um mercado de trabalho MUITO aquecido e se você tem passaporte europeu, pode trabalhar lá sem problemas. Mas ainda assim, leva um tempo até você conseguir o primeiro emprego, pois a sua experiência anterior não conta muito, afinal eles não conhecem a XYZ Consultoria que você trabalhou durante anos. Um colega espanhol ex-funcionário da Oracle foi para lá e levou pelo menos 2 ou 3 meses até conseguir o primeiro emprego. Mas os convites para entrevistas não paravam (e não param) de chegar.

Não pense em trabalhar ilegalmente pois dificilmente você vai conseguir um emprego na área de TI estando ilegal num país desses. Eu, pelo menos, só conheci gente trabalhando ilegal em “no skilled jobs”. Se você tá afim de encarar um desses, vá em frente.

Algumas empresas multinacionais aceitam que você participe de um processo seletivo independente de onde você está e para onde é a vaga e até bancam seu visto de trabalho e passagens para fazer entrevista. Acredito ter sido o caso do CV na TW e Hammet na MS. Sei também que a Nokia por exemplo contrata estrangeiros, basta entrar no site, pesquisar pela vaga e se candidatar.

Outra opção é você partir para um processo de imigração. No caso do Canadá por exemplo, leva de 6 meses a 1 ano, custa uma grana e quando você chega lá, tem que partir para a busca por emprego. Vi casos de Brasileiros que levaram até 9 meses para conseguir o primeiro emprego. Mas cada caso é um caso. Não adianta querer generalizar. Tem gente que mora fora 10 anos e não faz amizades, tem gente que mora 2 anos e faz muitas amizades. É claro que a cidade e cultura do lugar vão influenciar muito.

Países como o Canadá por exemplo, que são formados basicamente por imigrantes, tornam esse processo muito mais fácil.

Abraços,
Marco Campêlo

Sami_Koivu

Bom, eu trabalho na Finlândia e gostaria de dar todas as informações possíveis para todos aqueles interessados. Infelizmente sou um tanto ignorante sobre muitos aspectos involvidos.

Sou finlandês, e assim não tenho trabalhado “fora do País” se o país no meu caso é a Finlândia. Já procurei trabalho no Brasil sem sucesso.

Não conheço super bem as leis finlandesas sobre vistas e demais, mas acho que para vista de trabalho você vai precisar que a empresa finlandesa te “convida” para trabalhar aqui. Mas se você tem um passaporte europeu você não vai precisar vista.

E importante lembrar que todos os países europeus tem suas próprias leis. (E a maioria deles eu conheço muito mal - os países como as leis) A união europeia garante que os trabalhadores é os produtos e tudo demais podem livremente ir de um país membro para o outro. Então se você tem passaporte alemão, pode procurar emprego em qualquer país membro da união europeia, se eu não me engano. Quer dizer sem as problemas bureaucráticas. Todos os outros desafios ainda permanecem.

A Finlândia é um país super controlado. Aqui você simplesmente não trabalha ilegalmente. Pelo menos não na área de informática.(Como disse o Marco também)

Tentei achar informaçãos atualizados sobre o salário médio na área da informática na Finlândia sem muito sucesso. Segundo um site, o salário médio é 3300 euros mensalmente. As empresas finlandesas super-valorizam educação. Então uma boa educação com certeza é importante. Tanto para conseguir emprego como para seu salário.

Na minha empresas, entre as pessoas que eu conheço os salários dos desenvolvedores vão entre 2000 e 4000 pelo que ouvi. Meu salário talvez não seja boa indicador, porque sou pouco comum(tenho uns 15 anos de experiencia como programador mas virtualmente zero educação, só a escola obrigatória da Finlândia), mas é só pra dar uma ideia. Meu salário mensal é uns 3000 mil euros. Os impostos da renda são muito progressivos. Depois dos impostos e obrigatórias coisas o patrão coloca no meu conta bancária uns 1900 euros mensalmente.

A Finlândia é um país caro. Um dos mais caros da europa. Talvez o Reino Unido seja até mais caro.

Nós aqui trabalhamos da segunda-feira até a sexta, 8 horas por dia incluíndo meia hora para o almoço.

A violência aqui é muito pouco. É um país super tranquilo.

A clima é horrível. O inverno frio e escuro dura uns 8 meses. O verão - que pode até ser gostoso - parece durar uns 3 dias :expressionless: Ok, não é tão absolutamente ruím - ex. o inverno também tem aspectos gostosos, mas pode ser difícil para um estrangeiro.

Nós somos pessoas introvertidos e tímidos. Para uma pessoa brasileira podemos parecer um tanto frios e sem emoção. Que não é verdade, mas essas diferenças culturais realmente oferecem um grande desafio para qualquer um. Eu concordo com os avisos do Luca. Não digo que é impossível a adaptação, mas qualquer pessoa que fiz esta adaptação é um herói para mim.

A Finlândia é um país bilingual, a maioria das pessoas falam finlandês, mas sueco também é uma idioma oficial. As finlandeses em geral, é especialmente os jovens e as pessoas na área de informática falam inglês muito bem. Nos “grandes” centros em particular, não vejo problema em saber falar “só” inglês.

Abraços,
Sami

PS. Por favor, desculpem os erros de português… já é uma hora é meia da noite.

Ironlynx

No Japão tb é assim.Aliás, uma boa maioria dos países do extremo-oriente são…

hahahaahah…ausência de violência no eixo Rio-SP, só no carnaval…pq os bandidos viajam ou vão desfilar… :roll:

Opa, 2 anos serve?120-140 reais a hora???Como é o custo de vida???

Eu uso filmes, e tutoriais na net(uns joguinhos tb q ninguem eh de ferro) para aprender inglês, mas lembre-se q aprender as gírias do local q vc irá é fundamental.
Conheço uma tradutora q se “perdeu” ao falar com um taxista de tanto falar carregado de gírias…

Mauricio_Linhares

Sami,

Eu realmente adoraria viver aí na Finlândia, só pra poder ver o Sentenced e o Nightwish sem ter que passar “uns dias” viajando de ônibus :smiley:

Já ouvi falar muito sobre o alto custo de vida por aí, e também na Noruega e na Suécia, mas eu acho que esses impostos se pagam pela qualidade de vida que vocês têm né :smiley:

E sobre o que a galera falou de aprender inglês, eu aprendi jogando os “Zelda”, os “Final Fantasy”, os “Shinning Force” e tudo que era RPG do SNES, Genesis, do PSX e do N64 (além dos RPGs de mesa também né). É sempre bom assistir filmes com o som original em inglês e sem legendas, ou com as legendas em inglês (a maioria dos DVDs tem isso).

Pra quem quizer juntar o útil ao agradável, é só não comprar os “livros bomba” traduzidos que nós temos aqui (porque eles não contratam um técnico da área pra isso?), comprar sempre os livros em inglês.

Quem já viu os objetos “preguiçosos” do “Hibernate em Ação”, deve estar pensando seriamente nisso :lol:

louds

Eu realmente aprendi inglês no Wallmart, porque não adiantava amaldiçoar os caixar em português que confundiam por xicano.

T

Rafael Nunes:
Assista DVDs sem legenda
Ouça conversas em inglês

Ps: Ao menos é o que eu estou fazendo…

Bom, eu posto muito no forum.java.sun.com ( meu perfil: http://forum.java.sun.com/profile.jspa?userID=313203 ) mas acho que lá não é o melhor lugar para se aprender inglês - depois de quase 3000 posts, eu ainda não consigo escrever direito.

Preciso fazer urgentemente tudo que o Rafael está nos recomendando.

Mauricio_Linhares

Cara, ler um romance de fantasia medieval em inglês é uma provação, depois que você passa de um, ou aprende de uma vez ou desiste de aprender :smiley:

Pra quem já leu tudo de Tolkien que tem em português e gosta desse gênero, é bom dar uma olhada na série Dragonlance, especialmente a primeira trilogia, “Dragons of Autumn Twilight”, simplesmente maravilhosa (além de super barata):

Dragons of Autumn Twilight

louds

Eu leio Edgar Alan Poe.

Java_Vinicius_Machin

marcioa1:
Luca:
E em alguns países tem violência maior do que aqui, lembre-se dos atentados de Madrid.

O Rio de Janeiro está sinistro. Tenho parentes em Campinas e lá também está violento demais. Saio de casa sem saber se vou voltar. Toda semana eu entro e saio de ônibus apenas por suspeitar de alguém. No início desta semana havia um sujeito estranho dentro do ônibus. Ele me viu olhando para ele, e colocou boné e óculos escuro. Sai do ônibus imediatamente. Estas coisas mnão são excessão. São a minha rotina.

Duas dicas de sobrevivência.

1. Ao entrar em um ônibus, saiba para onde ele NÂO vai. Se desconfiar de algo, pergunte ao motorista ou trocador se ele passa onde você sabe que não passa, e desça sem levantar suspeitas.
  2. Se um carro suspeito está a sua frente, dê seta indicando um caminho e , assim que o carro suspeito a sua frente seguir por este caminho, dobre a esquina e vá ( correndo ) para o outro lado. Já escapei duas vezes de assalto assim.

Desculpa colocar estas coisas no forum, mas aqui também é um pedacinho da minha casa.

Abraços,

Márcio

Bom são dicas legais pra quem mora no interior (meu caso) e ainda não foi procurar emprego em sampa!!! Toh esperando me formar e ver se eu consigo alguma coisa lah! :cry:

Mauricio_Linhares

Aqui em João Pessoa é uma paz só :smiley:

PS: Porque ninguém fez um banner com “Eu amo os OTs do GUJ”?

K

Aproveitando…alguém aqui já teve alguma experiência de trabalho/viagem, etc… nos Estado Unidos ???

eu quero um dia morar por lá… o que vcs acham do custo de vida, empregos, etc… ?

Valeu

:wink:

fcmartins

cv:
Mais uma dica: pegue todos os adventures da LucasArts possivel (Monkey Island, Day Of The Tentacle, Full Throttle, Sam’n’Max, The Dig), e jogue com legendas em ingles com um dicionario do lado.

Usei esse mesmo método :D.

Outra dica é assinar TV paga e assistir programas legendados. O meu método era anotar qualquer palavra que eu não entendia ou não sabia como soletrar e depois procurar em um dicionário.

marcelomartins

Sami Koivu:
Bom, eu trabalho na Finlândia e gostaria de dar todas as informações possíveis para todos aqueles interessados.
.
.
.
PS. Por favor, desculpem os erros de português… já é uma hora é meia da noite.

Que coisa linda esse post do Sami Koivu, tem coisas que só aqui no GUJ é possivel de se ver.

Não precisa se desculpar de nada, tenho certeza que todo mundo ficou mais culto conhecendo um pouquinho do seu pais atravez do seu post. Obrigado.

:smiley:

louds

kurumajava:
Aproveitando…alguém aqui já teve alguma experiência de trabalho/viagem, etc… nos Estado Unidos ???

eu quero um dia morar por lá… o que vcs acham do custo de vida, empregos, etc… ?

Valeu

:wink:

Custo de vida americano é muito alto. Eu morei no subúrbio (30 minutos de carro até downtown) de Cinccinati. Isso fica no meio do nada em Ohio. Torravamos mais de 800 dolares por mês só com o aluguel da casa, que abrigou uma família toda. O resto dá pra dizer que é 2-3x mais caro que aqui, ou seja, cada real ganho aqui faz o mesmo que 1 dolar ganho lá.

A parte boa é o fator ipod e lexus. Você vai pagar uma ninharia e bugiganga eletrônica (pense em 200 reais num ipod em 1500 num notebook loco) e carro se você pegar um emprego razoavel rola financiar um A3 logo nos primeiros meses.

E tem a parte que você vai ganhar uns 5 kilos porque até alface americana tem colesterol alto.

Rafael_Nunes

Sugestão:
http://www.yourdicitonary.com

Dicionário inglês-inglês com a possibilidade de ouvir a pronúncia da palavra ‘di grátis’.

Sugestão 2 -
‘Essential Grammar in Use(RAYMOND MURPHY )I e II’ e ‘Advanced Grammar in Use(MARTIN HEWINGS)’.

Àqueles que apanham pacas da gramática, como eu.

Rafael_Nunes

Adicionando mais uma:
Comece a conversar com você mesmo em inglês, nos momentos que você fazia isso em português(Ex. No banheiro, andando de carro/moto, etc.) ;o)

guile

Só uma dica: ninguém aí conhece a AIESEC (http://www.aiesec.org.br/)?

Para quem ainda está na universidade, pode ser uma boa maneira de ir para o exterior passar um tempo e arranjar um trabalho qualificado. Qquer coisa, eu sou ex-cunhado, ex-colega e amigo do ex-presidente nacional, então podem entrar em contato :wink: hehe Mas antes que perguntem: não, ninguém escapa de participar do processo de seleção. :mrgreen:

Eu estou começando a mexer os pauzinhos para ir morar no exterior (pretendo ficar uns 2 anos fora, a princípio). Como tenho cidadania italiana, um grau de instrução relativamente alto (mestrado) e experiência, espero que tenha um pouco mais de facilidade em conseguir um bom emprego lá fora (quero ir para trabalhar e, se possível, fazer tb um MBA).

Qdo tiver algum relato de experiências para contar, posto aqui.

[]s

J

Isso é verdade. Recebi uma proposta para participar de um processo seletivo por uma consultoria dessas famosas que tem matriz nos EUA e filial aqui.
Eu acho que vcs já devem imaginar qual é.
Como não tenho um inglês fluente (como vários aqui estou me esforçando…) resolvi não encarar para não pagar mico.
Mas tenho um colega que depois de fazer o processo seletivo inicial aqui ele foi para Miami fazer um entrevista.
Pelo que ele me falou ele passou npo processo seletivo, mas não foi porque ficou com medo (ele tem família aqui).

RodrigoSol

Sami Koivu:
Já procurei trabalho no Brasil sem sucesso.

Todo mundo querendo sair e você querendo entrar? O que te motiva?

mcampelo

RodrigoSol:
Sami Koivu:

Talvez o fato de no Brasil termos mais de 3 dias de verão por ano! :smiley:

[]'s
Marco Campêlo

guile

hehehe

Pois é… acho que o Sol (não o RodrigoSol, mas o Sol mesmo - o “astro rei”) é um fator importantíssimo a ser levado em conta…

A adaptação em um país com pouco Sol deve ser bem complicada.

[]s

renatosilva

Legal as dicas! Valeu! Acho que minhas maiores dificuldades são entender as expressões (3 ou 4 palavras que você conhece cada uma, mas não sabe o que elas estão fazendo juntas), na comunicação escrita, e entender o que as pessoas falam. Acho que o pouquinho que aprendi de inglês vem, além da escola, ultimamente de ficar lendo artigos em inglês (com o dic. UOL do lado heheh), e mais antigamente, ouvindo música em inglês, caso com o qual eu fico bolado porque muitas vezes eu não consigo captar um “don’t analyse” ou “for me love is all” etc. Ou seja, coisas que consigo ler, mas não ouvir.

Agora, vocês sabem se existe muita diferença entre o inglês dos EUA, Reino Unido etc, tipo Brasil e Portugal? Dizem que o inglês americano é o mais embolado e que o de UK é mais “certinho”. Posso continuar estudando simplesmente inglês, sem me preocupar muito com essas diferenças né? Eu particularmente, tenho achado legal o jeito africano de falar (esse dá pra perceber…)

Depende, vc eh bom em quimica, em particular, explosivos? :mrgreen:

Hhehehehee Eles usam nos conflitos religiosos? :mrgreen:
Talvez exista alguma fábrica lá que usa J2ME nos acionadores heheheh

rodrigo.achilles

Rafael Nunes:

Sugestão 2 -
‘Essential Grammar in Use(RAYMOND MURPHY )I e II’ e ‘Advanced Grammar in Use(MARTIN HEWINGS)’.

Excelente sugestão, tenho o Essential Grammar I e foi de grande ajuda para mim, embora que muito tempo parado sem ver inglês perde bastante o entendimento e principalmente a fala.

Abraços galera.

cv1

Use um dicionario de ingles-ingles pra tirar as duvidas mais comuns. Ingles-portugues, so em ultimo caso. Garanto que teu vocabulario cresce absurdamente mais rapido.

Quem disse isso nunca pisou em nenhum dos dois paises. :mrgreen:

O ingles americano eh geralmente bem simples, e cheio de girias, enquanto o ingles britanico eh uma bagunca soh, cheio de girias, e com mais girias americanas importadas em cima. Se voce quer ter uma ideia, acho que os primeiros minutos dessa MP3 tiram a duvida:

http://libsyn.com/media/warrenellis/superburst08.mp3

renatosilva

Legal.

Sobre as diferenças, me falaram da pronúncia, que é difícil entender um americano falando (no caso do africano, eu acho mais facinho)…

lucao

E algum país da América Latina ? Ninguém falou nada.

fmeyer

Antes de vir para sp trabalhei dois anos “fora do brasil” pq, pegava um onibus e voltava pra casa todo dia hehehe.

Trabalhei um ano e meio no Py, fazendo sistemas em Delphi e C++ e peguei um projetinho de 6 meses na argentina.

resumo, no PY(ciuldad del este) eles pagavam em dolar,(e pagavam bem !)
na argentina sem comentarios… (Argh aqueles argentinos) sempre rolava stress principalmente quando envolvia futebol no meio :twisted:

mcampelo

Apesar do Mercosul, também é necessário visto de trabalho, mas é bem mais comum encontrar empresas brasileiras levando profissionais para esses países, principalmente para projetos temporários.

A vantagem de encarar um período em um país como Argentina por exemplo é que o custo de vida é MUITO mais baixo que no Brasil e se você vai com um bom salário e benefícios (carro, apartamento) consegue juntar algum dinheiro rápido. Talvez até mais rápido do que se for para países de primeiro mundo, onde apesar da moeda ser muito mais forte, o custo de vida é altíssimo.

Abraços,
Marco Campêlo

1112

Rafael Nunes:
Assista DVDs sem legenda
Ouça conversas em inglês

Só para constar, eu faço tudo isso, fiz curso de conversação e falo inglês mal pra caramba. Tudo bem que leio direitinho e escrevo razoavelmente, mas falo mal pacas.

O fato de eu falar mal também em português é irrelevante.

Ótima sugestão, foi com certeza o que mais me ajudou com vocabulário.

O problema é que vocabulário não basta. Tem que conversar. Se não tiver com quem conversar, danou-se.

Meu irmão (que, embora seja da área, é Microsoftiano) estará viajando para a Colômbia esse mês, mas a empresa é brasileira, será apenas para acompanhar de perto a análise do projeto.

B

Alguém sabe como é o mercado de TI em Portugal? Estou muito interessado em ir pra lá só por uma questão cultura (literatura) mas vejo o trabalho como um ótimo meio pra conseguir isso… alguém tem amigos por lá?

Gustavo Guilherme BacK

Ironlynx

Sami, vc não exemplificou… esses 1900 q te sobram são só com os impostos obrigatórios, eu incluem tarifas de água,luz…
Qto custa um aluguel aí?E o mercado de Java aí é bem aquecido?
Se não fosse minha hipoglicemia ateh me candidataria…hehehe…

Sami_Koivu

Maurício Linhares:
Sami,

Eu realmente adoraria viver aí na Finlândia, só pra poder ver o Sentenced e o Nightwish sem ter que passar “uns dias” viajando de ônibus :smiley:

Já ouvi falar muito sobre o alto custo de vida por aí, e também na Noruega e na Suécia, mas eu acho que esses impostos se pagam pela qualidade de vida que vocês têm né :smiley:

haha tá… bom, o Nightwish é legal… o Sentenced acho que não ouvi, ainda… porém o concerto do Milton Nascimento na Finlândia foi ma-ra-vil-hoso. E é verdade, a Noruega e a Suécia são muito parecidos em muitos aspectos. E nós pagamos pela qualidade da vida, sim… mas o que é qualidade da vida para uma pessoa talvez não esteja a mesma para uma outra pessoa. Eu não me importo muito pagar impostos altos, mas outras pessoas se queixam pagar caro para que o próximo cara pode ficar em casa sem fazer nada e receber dinheiro mesmo assim.

De nada. Tenho motivos egoistas também. É um ótimo exercisio escrever tudo isso. :smiley:

Minha estrategia de aprender português… ler livros em português… assistir todos os filmes brasileiros disponíveis… música brasileira… aulas de português… notícias em português… participar no melhor fórum do mundo. :wink:

Inglês eu aprendi… na escola… assistindo programação de tv americano e britânico… lendo livros do Stephen King… livros sobre programação em inglês… os jogos de computador verbais… o internet(sites, chats, ICQ, Yahoo! Messenger)… namorada brasileira professora de inglês.

Dos dicionários para inglês, eu uso o Merriam-Webster http://www.m-w.com tem explicações em inglês e a possibilidade de ouvir a pronúncia das palavras.

hahaha… acho que já tô usando isso também com o português. :smiley:

mcampelo:
RodrigoSol:
Sami Koivu:

Talvez o fato de no Brasil termos mais de 3 dias de verão por ano! :smiley:

Heheh… sim… A cultura brasileira, o povo brasileiro, a clima, a idioma, o desafio das diferenças culturais… e também eu acho que eu possa aprender muito dos Brasileiros. E já aprendi.

Complicada é difícil, porém não impossível… desafia a gente… também eu que moro quase toda minha vida na Finlândia tenho que me esforçar ás vezes. O inverno pode até ser super legal ás vezes… outras vezes sinto o peso da falta da luz, falta da calor… a obrigação de vestir uma tonelada de roupas só pra poder sair no frio.

Uso essa esquema com o português e também o inglês. Ás vezes fica lenta achar o significado, mas é eficiente para aprender.

Ironlynx:
Sami, vc não exemplificou… esses 1900 q te sobram são só com os impostos obrigatórios, eu incluem tarifas de água,luz…
Qto custa um aluguel aí?E o mercado de Java aí é bem aquecido?

Ah sim… falta de vocabulário e tempo.
Tá incluido o imposto da renda. E mais um pagamento obrigatório que é mais ou menos para que o governo mais tarde pode pagar minha pensão depois que eu me aposento. E mais um pagamento obrigatório que é uma garantia para que o governo possa pagar meu salário em caso eu adoeçer, ou qualquer coisa dessas que faça com que eu não possa trabalhar.

Esse dinheiro eu nunca nem vê. A empresa paga isso direto para o governo e só o resto para mim. Eu pago aluguel para minha mãe. :oops: Voltei do Brasil em 2002 pensando que vou ficar na Finlândia só alguns meses, mas não aconteceu exatamente como eu pensei.

Aluguel em Helsinque(o capital da Finlândia) por exemplo um apartamento perto onde eu trabalho. 18 metros quadrados, 410 euros mensalmente. A água tá incluido nisso, você só paga mais pela luz - que pode ser caro no inverno se o aquecimento é de aquecedores eléctricos.

Em Järvenpää onde eu moro, que fica de uns 30 minutos de Helsinque de trem, um apartamento de 55 metros quadrados é 600 euros mensalmente. Provavelmente com os mesmos termos.

Um bilhete de ônibus em Helsinque é 2 euros. Eu pago 100 euros cada mes para a passagem de trem, com aquilo posso viajar entre Järvenpää e Helsinque quanto eu quiser. Um hamburger big Mac =3.60 euros. um quilo de açucar=1.50 euros. Um quilo de bananas 3 euros.

Quanto ao mercado de Java… acho que não é bem aquecido, nem frio… algo no meio. Não tenho uma ideia exata pois eu não tenho procurado muito.

Abraços,
Sami

cv1

Interessante - os valores de Helsinki e Jaarvenpaaaa (whoa) sao mais ou menos parecidos com os de Londres, soh que em euros. Acho que um quilo de acucar aqui eh mais barato, no entanto.

Fiquei tentado a comer em algum restaurante finlandes - de nome, mesmo, eu so conheco o Hesburger, mas nunca cheguei a comer nada tipico. Sabendo que eu nao suporto mais nem o cheiro de fish’n’chips e quero estrangular o proximo que me vier com qualquer coisa que envolva carne de carneiro, o que vc recomendaria? :mrgreen:

Mauricio_Linhares

Já faz um tempinho que eu vi o Milton por aqui, mas é mais fácil de ele aparecer do que o Nightwish (ainda se fala em Stratovarius por aí?) e dê uma procurada logo no Sentenced, eles acabaram de lançar o último disco e estão estourados por aí :smiley:

Aqui agente reclama muito dos impostos porque eles realmente comem um bocado e o retorno é quase nada. Meu pai é comerciante e as vezes é assustador a quantidade de impostos e cobranças que aparecem, sem contar a quantidade de contribuições que ele tem que fazer pra poder se aposentar com um salário que dê pra viver…

Esse problema da aposentadoria tá ficando complicado no mundo todo, parece que essa história de quem tá trabalhando pagar pela aposentadoria de quem não trabalha mais, vai quebrar a previdência pelo mundo afora. Mas ninguém teve nenhuma outra idéia brilhante pra resolver esse problema…

E CV, o que é que você acha do “The Guardian”? Eu tava pensando em pegar alguma coisa assim pra ler e eles tão com uma promoção de quatro semanas gratuitas… o jornal é bom mesmo?

Sami_Koivu

Olha Carlos, eu gosto demais de você, não posso recomendar comida finlandesa :mrgreen:

Realmente, as comidas tradicionais finlandesas são para quem gosta de coisas extremas. Os mais típicas que eu possa pensar em são carne de alce ou carne de rena… pessoalmente não gosto. Dá pra provar mas tenha um plano “backup” para que não corra o risco de ficar com fome :wink:

De onde você conhece Hesburger? Não sei se eles tem coisas realmente finlandesas… a não ser esse pão escuro… procure por um hamburger que tem “ruis” no nome dele. Do resto… não sei qual seria um bom restaurante para comida finlandesa… normalmente se eu como num restaurante é bife de boi e provavelmente num restaurante estilo mexicano ou tal…

Abraços,
Sami

Sami_Koivu

Acho que não ouvi muita coisa sobre o Stratovarius ultimamente, não. Eu ouvi uma musica com eles e esse tal Lauri de um outro grupo finlandês - Rasmus, mas não sei se era uma coisa nova.

Tá vou dar uma procurada no Sentenced :slight_smile:

Abraços,
Sami

MarcusGoncalves

Pessoal, estou indo pra Auckland, NZ, no final desse mês.
Assim que tiver informações mais detalhadas sobre trabalho lá, posto aqui.

Me desejem sorte. :smiley:

fmeyer

MarcusGonçalves:
Pessoal, estou indo pra Auckland, NZ, no final desse mês.
Assim que tiver informações mais detalhadas sobre trabalho lá, posto aqui.

Me desejem sorte. :smiley:

Se vc achar uma Mariana do Parana … corre … mas corre mesmo … :mrgreen:

marcioa1

Marcus Gonçalvez,

NZ ?? Legal. Dá o bizu prá mim. É fácil conseguir trabalho lá ? E visto ? E a vida lá ? Mande notícias.

Boníssima sorte

Abraços,

Márcio

MarcusGoncalves

Se é fácil eu não sei, mas soube que lá tem mais de 2500 vagas na área de TI.

marcioa1

Você está indo na cara e na coragem, ou como turista ?

Sami_Koivu

Boa sorte, Marcus! :smiley: Espero que em breve vai ter 2499 vagas :wink:

MarcusGoncalves

Estou indo com uma entrevista agendada e quase tudo acertado pra trabalhar num projeto em Java. Só preciso ir lá pra formalizar tudo. Com isso, poderei tirar o visto de trabalho.

Obrigado Sami.

rwar

MarcusGonçalves:
Estou indo com uma entrevista agendada e quase tudo acertado pra trabalhar num projeto em Java. Só preciso ir lá pra formalizar tudo. Com isso, poderei tirar o visto de trabalho.

Obrigado Sami.

Mas tu terá que ir até lá, entrando com visto de turista ou estudante, certo? Então retornar ao Brasil para conseguir o visto de trabalho? Pelo menos me disseram que era dessa forma: não se pode entrar direto com visto de trabalho…

MarcusGoncalves

Não precisa de visto se vc tiver passagem de volta marcada para até 3 meses após sua chegada. Só o passaporte é suficiente.
Vou tirar o visto de trabalho lá mesmo. Não precisarei voltar ao Brasil pra isso. Pra tirar o visto de trabalho é preciso ter um documento do meu empregador informando sobre a minha contratação, alguns exames para fazer e formulários para preencher.

velo

E ir lá pra fora estudar inglês e trabalhar também, rola? Tipo meio período em cada?

VELO

cv1

Pq vc acha que eu escrevi ‘nem pense no resto do plano sem essa parte’? :wink:

boaglio

Algumas escolas nos EUA tem esquemas de 3 meses de estudo intensivo + estágio de 3 meses em uma empresa… mas isso custa bem caro.

velo

Bom, a minha ideia era nos ultimos 3 meses diminuir os custos, se possível a 0 :smiley:

VELO

danieldestro

Eu já fui duas vezes aos EUA.

A primeira fiz um programa “Work and Travel” que essas agências (CI e STB) possuem. É um emprego comum: lavar pratos, lavar banheiro de hotel, trocar roupa de cama, manutenção etc.

Na segunda vez participei de um “Internship” (estágio), na minha área de atuação. Nada em Java, mas com TI. Este é bem mais legal e indicado.

Em ambos você é remunerado, apesar de grana ser pouca. Se mal me lembro, eu recebia mais na primeira vez. E, nesses programa, geralmente o empregador te oferece lugar para morar e um baixo custo e subsidia uma refeição.

Da segunda vez eu pagava por volta de 100 dólares de moradia, mais 2,5 por almoço. E recebia mais ou menos 340 dólares, já livre de impostos. Muito pouco! Mas dava para fazer minhas coisas, na medida do possível.

Em ambas as viagens eu gastei 3 mil dólares. O gasto vai assim:
-> Mais ou menos mil de passagens (pode ser até menos)
-> Mais ou menos 1.300 dólares de papelada (visto, programa, passaporte)
-> Mais uns 800 dólares no bolso (para passeios, viagens e outros).

Da primeira vez fiquei 3 meses, e o câmbio era 2x1. Da segunda vez eu tinha um “contrato” de 1 ano, mas só fiquei 6 meses e voltei (contra minha vontade - girlfriend stuff) e o câmbio era de 4x1 (me ferrei).

As duas maneiras acima são as mais fáceis de conseguir entrar e residir nos EUA. Tem um custo, mas acaba sendo justificado. Muitos dos que fizeram o mesmo que eu, ficaram por lá um bom tempo depois, seja ilegal ou até com um visto de qualquer coisa.

Na próxima semana eu vou pra Europa, a passeio, mas já com um olho na comunidade, já que tenho direito a tirar a cidadania italiana. Se gostar e achar que devo, certamente, em breve, devo tentar me mudar.

velo

A unica dúvida q me sobrou depois da tua estória…

Como era o teu inglês? Super joia?

Ah, e recebia 340 dolares… mas por semana, por mes, por ano?

VELO

danieldestro

Eu fazia 340/mês. Se não me engano, no “Work and Travel” eu fazia uns 600 por mês, com uma refeição na faixa.

Bom, meu inglês na época era de razoável para bom. Eu tinha feito 1 ano e meio de inglês na faculdade, que era muito bom. Mas como gostava de inglês eu sempre procurava melhorar de alguma forma, como todos disseram antes. Fora alguns problemas de pronuncia de algumas poucas palavras, me virei muito bem e engrandecí muito o meu vocabulário e fluência na fala.

Não adianta fazer inglês pq o mercado pede ou é melhor pro seu futuro. Assim não se aprende muito. Tem que ter tesão em aprender. Adoro línguas e falo 3 delas, fora o português. Procuro trocar e-mails, MSN e essas coisas pra praticar.

Não dei meu parecer, mas as duas viagens foram maravilhosas. Viajei muito, conhecí lugares lindos e muita gente boa e raríssimos casos de pessoas estúpidas. Saí com uma boa impressão do país (EUA).

O legal, da segunda vez, foi a babilônia que era o lugar que morei e trabalhei. Éramos dois brasileiros, um francês, uma alemã, uma inglesa, um turco, um húngara, uma romena, uma russa, uma argentina e um sul-coreano, todos estagiários. Fora os empregados: americanos, jamaicano, colombiano, mexicano, irlandês e acho que mais um outro perdido no mundo.

Criado 9 de junho de 2005
Ultima resposta 13 de jul. de 2005
Respostas 78
Participantes 30