Alguém já utilizou o FreeCodeCamp?

Oi pessoal!

Sou novato aqui e finalmente tomei coragem pra criar um tópico.

Gostaria de introduzir uma questão a respeito de um curso gratuito que venho fazendo.

O FreeCodeCamp!

Tenho achado excelente o conteúdo, estou complementando com o W3S Schools e o aplicativo Solo Learn, aliás, qualquer recomendação a um iniciante é bem-vinda!

Gostaria de saber se algum de vocês já utilizou do site pra adquirir conteúdo e como foram suas experiências com ele?

1 curtida

W3schools eu já utilizei e utilizo, é muito bom!
O FreeCodeCamp eu nunca tinha ouvido falar.

1 curtida

Sim. Os desafios propostos te ajudam bastante a pensar fora da caixa e melhorar suas habilidades. Como tem uma comunidade que contribui com frequência lá, a lista de conteúdo está sempre aumentando.

2 curtidas

O w3schools eu uso bastante pra consulta durante meus estudos. É uma fonte de informação de diferentes linguagens muito bem organizado!!

O FreeCodeCamp é um cursão bolado que te dá uma visão geral e aprofundada em front-end web development e pelo que entendi consegue te envolver em projetos web de forma voluntária, pra te ajudar com portfolio e etc.

Eu tô consumindo bastante o curso e tem me ajudado pakas. Tô iniciando, inclusive se quiser dar alguma dica de site, app, canal no YouTube qualquer coisa eu tô aceitando.

Você ainda usa o FreeCodeCamp?

1 curtida

Que bom que está te ajudando.
Faz algum tempo que não entro no Free Code Camp. Eu tinha fechado algumas trilhas do Front e do JS e não tinha mais conteúdo quando usava. Hoje em dia já tem bem mais conteúdo.

Vou postar algumas coisas que me lembro aqui que podem te ajudar na jornada.

YouTube
Guanabara

  • Canal do Gustavo Guanabara. Como ele é professor, ele é bem didático na hora de passar o conteúdo.

The Coding Train (em inglês)

  • Esse canal recomendo principalmente pelo ReGex, que em um momento ou outro, você vai acabar se deparando. A princípio parece algo bastante difícil de entender, mas com o tempo e a prática vai se tornando algo natural.

Free Code Camp (em inglês)

  • Vale uma conferida no canal do Free Code Camp caso não conheça

Rodrigo Branas

  • Especialista Javascript com já algum nome na comunidade. Além de vídeo aulas relacionadas à linguagem, ele dá conselhos sobre a carreira de desenvolvimento.

Sites
Tableless
https://tableless.com.br/

  • O tableless por muito tempo foi uma ótima referência para consulta de soluções envolvendo o front end. Hoje em dia já tem algo do back, mas o conteúdo é bem mais tímido comparado ao de front.

Stackoverflow

  • Acho que esse dispensa explicações.

Livro/Apostila
Caelum

  • As apostilas da Caelum, que acredito que em algum momento da vida, todos que começaram a estudar desenvolvimento, seja front ou back, já cruzaram com alguma.

Eloquente Javascript

  • Ótimo livro de javascript que aborda de maneira bem detalhada aspectos fundamentais da linguagem.

Podcast
Hipsters

  • Podcast hosteado pelo Paulo Silveira da Caelum/Alura/GUJ e Maurício Linhares da Digital Ocean. Eles recebem convidados especialistas em diversas áreas relacionadas principalmente à desenvolvimento.

Nerdtech

  • Podcast de tecnologia da galera do Jovem Nerd, também com Paulo Siveira e Maurício Linhares. Diferentemente do Hipsters, que é voltado para o público mais técnico, esse visa ser mais uma discussão envolvendo curiosidades que circundam o mundo da tecnologia.

Cursos/Challenges
Khan Academy

  • Funciona de modo similar ao Free Code Camp, mas vai um pouco além da área de desenvolvimento, possuindo conteúdo de programação, matemática etc…

Coursera

  • O Coursera é muito bom. Você consegue ter acesso à conteúdo de universidade e até obter diploma.
1 curtida

ficou excelente sua lista amigo! muito obrigado de verdade.

vou tá adicionando na minha pasta de favoritos do firefox que por sinal agora vai estar recheadíssima. irei consumir um pouco dos sites de cada vez pra num ter uma overdose de conhecimento aqui.

1 curtida

ótima lista :+1:
Se possível, adicione mais links para tutoriais em vídeo