Ae galera
Eu achei esse código aqui na internet pra não deixar o usuário digitar letras em um JTextField
Tipo eu to usando, funcionou e tals
Mais eu não entendi bulhufas do código =X
Se alguem poder me explicar ele ficaria grato
Se teu chefe te der um aumento eu vou querer uma parte!!!!
publicJTextFieldgetTxtCod(){if(txtCod==null){// valida se o campo é nulotxtCod=newJTextField();//cria o objetotxtCod.setBounds(80,31,70,20);//seta o tamanhotxtCod.addKeyListener(newKeyAdapter(){//adiciona um "ouvidor para tratar eventos de teclas digitadaspublicvoidkeyTyped(finalKeyEventarg0){//como KeyAdapter é uma interface faz-se necessário implementar os métodos/* * Usa o método isDigit da classe Character para validar se é um número, * mas note que ele negou (com o uso do !) a expressão, logo tudo que não for um número * vai satisfazer a condição e entrar no if */if(!Character.isDigit(arg0.getKeyChar())){arg0.consume();//consome o evento, fazendo como se nada tivesse sido precionado}}});}returntxtCod;}
D
didiosam
pode cre, por partes:
brunorota:
publicJTextFieldgetTxtCod(){if(txtCod==null){txtCod=newJTextField();// cria teu JTextFieldtxtCod.setBounds(80,31,70,20);//seta a posicao dele em tela e seu tamanhotxtCod.addKeyListener(newKeyAdapter(){//adiciona um evento ao seu JTextField... esse é um evento de teclado (KeyListener)publicvoidkeyTyped(finalKeyEventarg0){//esse metodo sera chamado sempre que uma tecla for pressionada no seu TextField porque voce adicionou um evento de teclado a eleif(!Character.isDigit(arg0.getKeyChar())){//esse if verifica se a tecla digitada NAO é um digitoarg0.consume();// se for diferente de digito vai passar pelo if e entrar aqui, onde o evento é "consumido" ou seja, seria como se voce matasse o evento aqui pra ninguem mais saber que ele ocorreu}}});}returntxtCod;}
é isso ae, recomento voce a pesquisar sobre eventos, KeyListener, KeyAdapter, como sao, como funcionam, seus metodos... isso vai te ajudar muito no futuro...
[]´s
editado:: nao tinha visto o amigo de cima responder jah, mas ainda recomendo os estudos ali
ricardo.narezi
vou te dar uma dica, e não uma bronca ok!
pegue cada instrução e procure no google, se vc procurar por jTextField api, ele te mostra todos esse comando que estão sendo usados…
Pq nem sempre temos quem nos fala o que realmente esta fazendo um código, temos que em alguns momentos procurar…
por favor, não leve isso como uma bronca, mas como uma dica, que um dia eu recebi e estou repassando agora.
[]s