Estou me formando em informática agora em dezembro e há um ano venho estudando e pesquisando java. Estudei J2SE e agora estudo J2EE. Realizei meu TCC com um sistema J2EE. Atropelei um pouco os estudos no Java Standard pois para realizar meu projeto precisaria do Java Enterprise. Hoje eu sei Servlets, JSP, EL, JSTL, um pouco de Struts e de Hibernate. Li os livros Java Como Programar, 6ª edição e Use a cabeça Servlets e JSP, enfim realmente um ano de bastante estudo, com bastante esforço e dedicação.
Mas agora minha pergunta. Eu nâo tenho experiência profissional, só acadêmica (conheço analise, redes, banco de dados, outras linguagens, enfim, tudo que um curso de sistemas de informações aborda) mas as empresas que contratam em Java, dariam um oportunidade boa para quem só tem experiência acadêmica???
Para comprovar meus conhecimento pretendo tirar a SCWCD, mas antes preciso da SCJP, mas como falei, atropelei um pouco esta parte do estudo e ainda não estou apto para tal. Quero a partir de janeiro agora, começar a estudar para esta certificação. Mas gostaria de em janeiro, já estar trabalhando também, se posssível com Java.
Faço esta pergunta porque moro no interior do RS e aqui não há empresas que trabalhem com Java. É noroeste do RS. Meu estudo foi todo como autodidata. A partir de janeiro quero dar umas voltas pelo RS, SC e PR (quem sabe outros lugares, se surgirem oportunidades) para procurar um bom emprego. Será que mesmo sem certificações e experiência é possível um emprego bom em Java e que pague razoaverlmente bem, pois investi mais de R$ 30.000 na minha graduação, gostaria de pelo menos um salário razoável.
Alguém pode me dar alguma sugestão??? Agradeço muito, pois estou muito ansioso por meu início no mercado profissional e tenho muitas dúvidas e preocupações. Obrigado!