Alguém pode avaliar minha situação?

8 respostas
F

Estou me formando em informática agora em dezembro e há um ano venho estudando e pesquisando java. Estudei J2SE e agora estudo J2EE. Realizei meu TCC com um sistema J2EE. Atropelei um pouco os estudos no Java Standard pois para realizar meu projeto precisaria do Java Enterprise. Hoje eu sei Servlets, JSP, EL, JSTL, um pouco de Struts e de Hibernate. Li os livros Java Como Programar, 6ª edição e Use a cabeça Servlets e JSP, enfim realmente um ano de bastante estudo, com bastante esforço e dedicação.

Mas agora minha pergunta. Eu nâo tenho experiência profissional, só acadêmica (conheço analise, redes, banco de dados, outras linguagens, enfim, tudo que um curso de sistemas de informações aborda) mas as empresas que contratam em Java, dariam um oportunidade boa para quem só tem experiência acadêmica???

Para comprovar meus conhecimento pretendo tirar a SCWCD, mas antes preciso da SCJP, mas como falei, atropelei um pouco esta parte do estudo e ainda não estou apto para tal. Quero a partir de janeiro agora, começar a estudar para esta certificação. Mas gostaria de em janeiro, já estar trabalhando também, se posssível com Java.

Faço esta pergunta porque moro no interior do RS e aqui não há empresas que trabalhem com Java. É noroeste do RS. Meu estudo foi todo como autodidata. A partir de janeiro quero dar umas voltas pelo RS, SC e PR (quem sabe outros lugares, se surgirem oportunidades) para procurar um bom emprego. Será que mesmo sem certificações e experiência é possível um emprego bom em Java e que pague razoaverlmente bem, pois investi mais de R$ 30.000 na minha graduação, gostaria de pelo menos um salário razoável.

Alguém pode me dar alguma sugestão??? Agradeço muito, pois estou muito ansioso por meu início no mercado profissional e tenho muitas dúvidas e preocupações. Obrigado!

8 Respostas

Jair_Rillo_Junior

Uma coisa que conta muito em qualquer empresa é a experiência profissional.
Tal experiência é conquistada trabalhando na área, seja como estagiário ou como contratado.
Embora essa experiência é exigida, a demanda para profissionais Java é muito grande, maior que a própria quantidade de mão de obra qualificada. Por esse fator, eu acho que você consegue um emprego legal (principalmente nas capitais), mesmo com experiência academia apenas.

Uma coisa é fato, ninguem entra em uma empresa sabendo tudo. Cada empresa possui formas de trabalhar diferente e é um aprendizado constante. Se você for esforçado, audo didata, saber trabalhar em equipe, pro ativo, além de um bom profissional tecnicamente, certamente não irá faltar vagas.

De resto, bons estudos e boa sorte na sua jornada

ddduran

sua experiencia academica seria o que? IC? estagio na faculdade? ou só estudo mesmo?

acredito que você antes vá precisar arrumar um estagio e sofrer muito por que vai ganhar uma miseria e trabalhar o mesmo que os outros (isso num estagio bom, se não vai tirar xerox :D)

com as certificações em mão vai ser mais facil claro, mas pelo menos um ano de experiencia era o necessario para você entrar na area com tranquilidade. O ideal era que você tivesse arrumado um estagio durante a facu, mas não da pra voltar a traz então…

vai dando uma olhada nos sites de emprego (apinfo, etc) e coloque seu curriculo lá e não tenha medo de ir para outros estados (São Paulo por exemplo)

rodrigoallemand

Não seria a hora de procurar um estágio?!?
Na verdade, eu acho que já passou da hora!!!
Se vc vai se formar e na sua cidade/estado há essa cultura, procure por treinee! Aqui no Rio existem boas oportunidades para treinee, que são formados sem experiencia profissional, mas com conhecimento técnico!

lgi2020

Rapaz,

Sua bagagem acadêmica conta bastante.
Seu senso autodidata também é muito valioso.

Tirar a certificação SCWCD é um diferencial e tanto que vai te ajudar a conseguir o que quer.
Contudo, como você mesmo falou, é necessário antes ter a SCJP.
Muita coisa que cai na SCJP não é utilizada no dia-a-dia de um programador web.
Pelo menos não diretamente.
Mas o estudo para a SCJP te torna um profissional melhor.

Recomendo que tire a SCJP e depois tire a SCWCD.

E, é claro, não deixe de buscar sua colocação no mercado, mesmo antes de ter a certificação.

Abraços.

LPJava

ehhe esse é o maior problema , alunos que se forma… e investe mais de 30 mil e quando sai acha q deve ganhar razoavel… tira o cavalinho da chuva… o sacrificio que vc fez dentro da universidade para passar, tcc, era mais do que obrigação hehe… e nao é um merito somente seu… em outras universidades isso se repete… :D.

Conhecer a tecnologia e tirar certificacao é um diferencial para conseguir um estagio com java… e o ponto maior é experiencia… a experiencia tem mais peso que a certificacao. pode ter certeza… um cara q é desenvolvedor a 4 anos por exemplo nao tem certificacao pq ele nao quer, ou pq nao tem condicoes, seja la o que for… mais a empresa nao vai olhar isso… vai olhar o tempo de contato q ele tem com a tecnologia afim comercial… entao vc pode ter as certificacoes acima… mesmo assim vc perde essa vaga se nao tem experiencia…

E salario tudo depende de onde vai atuar… a "necessidade que faz o ladrao " se aonde for atuar a demanda de profissional é alta e vc tem conhecimento mais nao tem experiencia vc vai dar seu preço por ter conhecimento… porem se for o inverso… o maximo que vc vai conseguir é ganhar uns mil conto… tem estagiario que ganha 900,00 700,00 relativo isso… é tudo da regiao… nao posso dar um valor da bahia para um valor em SP… em sp tem profissional e muito… e tb muita vaga entao… as empresas nao precisa importar muitas vezes… depender da vaga… aqui na bahia com java… ta em crescimento mais tem procura e falta profissional tb… aqui um programador java… com conhecimento plenos ta matando entre 1.500k ate uns 2.300 k no maximo…

flw!

lgi2020

LPJava:
aqui um programador java… com conhecimento plenos ta matando entre 1.500k ate uns 2.300 k no maximo…

Estes valores estão certos?
Isso não tá muito pouco para um pleno, não?

Abraços.

R

Acho que esses valores tao certos sim… Nao sei se é assim no Nordeste em geral, mas pelo menos aqui em Recife, quem tem conhecimento e experiência de desenvolvedor pleno normalmente nao tira mais do que R$ 2.500,00… Claro que tem outras variaveis, como demanda pra projetos especificos, com tempo de contrato determinado, mas em geral, um salario fixo não passa disso.

F

Na verdade, quando eu disse não ter experiência profissional, falava a respeito de experiência profissinal com Java, como mencionado não há empresas que desenvolvem com Java aqui pelas redondezas…

Já trabalhei como técnico em informática, desenvolvi sites com php, trabalhei em escolas (só para citar) e nos últimos dois anos fazia parte de um grupo da universidade que contava com um aluno e um professor de informática e dois alunos e um professor de matemática para desenvolver softwares educativos para o MEC/SEED/RIVED. Fui premiado em concursos por dois anos seguidos de desenvolvimento desses softwares educativos (são chamados de Objetos de Aprendizagem). Além disse eu tenho grande participação acadêmica comprovada com certificados de participações em projetos, apresentação de seminários e tais… Ah, esses softwares educativos, não tinham nada haver com Java, eram desenvolvidos em Action Script, Flash, CSS, XML e XHTML (essas eram as tecnologias padronizadas dos caras lá do MEC), mas Flash e ActionScript e ia estudando “só para o gasto”, sempre estudei para valer mesmo Java, e com o intuito de seguir o futuro profissional em Java - sempre vi melhores perspectivas nesta plataforma.

Para procurar emprego vou me apoiar principalmente na minha participação acadêmica, nesses projetos de software educativos, no meu estudo auto-didata de java, na minha graduação e espero em breve na scjp e scwcd.

Estou bem incerto quanto ao futuro, mas com certeza dedicação, esforço e vontade de aprender não faltar, principalmente se as perspectivas de crescimento forem boas!!

Criado 27 de novembro de 2007
Ultima resposta 27 de nov. de 2007
Respostas 8
Participantes 7