Alguem pode me ajudar?

Olá à todos… Sou iniciante em java e estou querendo fazer joguinhos, porém ñ faço a mínima idéia de como fazer um. Para começar, queria fazer um bem basicão mesmo. Um jogo bem simples, como o snake. Qual seria a melhor interface (eh essa a palavra): Swing, AWT, ou Applet?? Como eu faria issu?? Obs.: não sei muito sobre java, apenas alguns comandos bem basicão mesmo, como cria uma calculadora, usa componentes simples de swing… só o básico mesmo. E ae?? alguem pode me ajudar?? Ah. lógico… o jogo snake foi só um exemplo para começar, para futuramente, fazer, montar novos jogos.

Escrever jogos é uma tarefa hercúlia, pelo menos para mim.

Vc manja de colision detection, math 2D, java 2D, etc e tal ???

É mais um problema matemático do que de Java.

Vc faz isso tudo na mão em Java ??? (Sou leigo em matéria de Jogos, por isso a pergunta…)

Se você não manja muito de Java ainda, é melhor se aprofundar um pouco mais na linguagem antes de tentar desenvolver jogos. Assim vai ficar mais fácil também decidir o que usar (Swing com Java 2D é uma boa para brincar com joguinhos básicos :wink: ).

Outra coisa: use nomes mais significativos nas suas mensagens para facilitar o entendimento da sua dúvida :wink:

EDIT: Corrigido erro de digitação.

Corrigindo: dúvida.

fel_augusto,

Se você está afim mesmo de brincar com java tente implementar o snake sem usar a api 2D vai ser uma experiência bastante enriquecedora. Ah, é uma boa maneira de se aplicar padrões de projeto tambem.

[]'s

Tone

valeu a todos, e desculpem os erros… é que na verdade estou acostumado à digitação da internet, de bate-papos, com gírias, e abreviaturas, e acho q coloquei algumas aqui.

saoj,

não manjo muito de Java ainda… sou meio que… iniciante. Acho que sei o suficiente para tentar fazer um joguinho do tipo snake, afinal, não deve ser tão difícil assim. ou é?? dos que você citou acima, não conheço nenhum… só uso swing, awt, applet, servlet, misturados com alguns outros pacotes, de java básico. Acho que assim fica um pouco mais complicado. Mas tem como me ajudar??

Gladyston,

valeu pela dica… só usar Swing, certo??.. ok… mas eu tenho algumas dúvidas, e por isso gostaria de uma ajuda para fazer o jogo. Dúvidas como: como montar o painel, o mapa, as paredes; e acho q as “comidas” do snake eu faria com um Math.randon()… certo?? É por isso que eu preciso de uma ajuda, algumas dúvidas sempre aparecem. Uma ajuda do tipo: eu, e aqueles que estiverem interessados a me ajudar ou fazer o jogo, escreveriamos os códigos, e, postando aqui, ou através de um email (enfim, nos comunicando de alguma maneira), iríamos melhorando-o, citando eventuais erros, dando dicas, mostrando nossa opinião, perguntando, ensinando, coisas do tipo… Alguém ta afim de me ajudar?? Quem estiver interessado, por favor, escreva aqui, ou me manda um email: fel_augusto@yahoo.com.br

Valeu a todos, até mais.

augusto,

Na faculdade eu desenvolvi esse joguinho em java,  foram 4 etapas 

na primeira era um jogo basico(o snake normal) na segunda as comidas tinham cores diferentes e se vc comesse tipo 5 comidas iguais ganhava um tipo de poder como atravessar as paredes no outro apareciam obstaculos no caminho. Isso tudo tinha a finalidade de desenvolver um framework para a aplicação, Eu vou ver se acho alguma dessas versoes do joguinho mas nao sei se ainda tenho na minha conta de usuario na faculdade se tiver eu te mando… o código nao estava o mais bonito do mundo(tava aprendendo), mas deve te dar uma boa base pra começar.
já lhe adianto que uma possivel possibilidade de implementar esse joguinho pode ser feita utilizando o padrao “Observer”, alias recomendo fortemente que você procure se informar sobre, pelo menos, os padroes mais conhecidos,tipo visitor, template method, abstract factory, factory methods, creator, etc. O livro Padrões de Projeto de Eric gamma, tem mais tres autores que eu nao lembro o nome.
Ah quanto a java 2D, trata-se de uma API, com classes que facilitam a criação de aplicações como joguinhos em duas dimensoes(snake), etc. dê uma olhada no pai dos burros da informática, eu sempre olho, google.
Lembrando, não tenho certeza se ainda tenho o material ou acesso a minha conta antiga na faculdade, mas se eu conseguir te mando o que eu fiz do joguinho. Quanto a desenvolver agora contigo nao vai dar, é que estou no meio de um projeto e ele tá tomando todo o o meu tempo, mas qualquer dúvida pode postar o estamos todos aqui pra ajudar.

[]'s

Tone

Vlw, Gladyston

vo tenta procura no google sobre creator, observer, essas coisas aí que vc falo. Antes de usar o 2D, acho que vou tentar fazer com Swing, o + simples possível.

Qto as dúvidas, já começam agora: como eu crio a base? Para as comidas e pro snake eu uso uma figura?? E as comidas apareceriam em diferentes lugares usando Math.random() para x, e y??? Vlw à todos

AQUI tem um exemplo do Snake

vlw pelo link do snake… parece estar bem simples mesmo. Só tem um pequeno problema, e, acho que depois que você souber dele, você nem vai me responder. Sempre vi o Runnable, mas até hoje não sei o que isso é, e o que ele faiz. Tem algum tutorial ou tem como você me fala o que é??

Valeus.

Sobre Runnable você tem que estudar Threads :smiley:
Tutorial da Sun: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/essential/threads/index.html