Alguem pode me da uma Dica! :)

Boa Tarde,
Senhores.

Eu sou um usuário “ativo” desde forum. Acesso quase todos os dias durante uns 6 meses, mas nunca postei ou criei um tópico aqui no forum.
Por causa que consigo me relacionar muito bem com o campo de “busca” do forum.

Gostaria de saber a opnião de alguns membros de forum, sobre a minha dúvida. Que se tornaria uma dica, com uma resposta bem elaborada!

Senhores a dúvida é o seguinte.
Eu atualmente estou estágiando e atuo com XML, XSLT e pequenas coisas em JS.
Mas a minha paixão é java e ruby. Por achar duas linguagens fantasticas. E aqui na empresa tem a área de desenvolvimento que atua nessas linguagens.
Atualmente estou estudando Use a Cabeça - JAVA, mas gostaria de estudar Ruby também.

Sei que estudar as duas coisas ao mesmo tempo só irar me atrapalhar, então qual devo aprimorar primeiro?

PS. Pretendo tirar a SJCP, para facilitar a busca de um estágio na área.

E por favor, coloque nome de alguns livros que possam me ajudar no crescimento profissional sendo nestas linguagens ou em outros assuntos que vocês acham importante para me tornar um profissional de “Destaque” e não ser o profissional “Café com Leite”.

Ah.
Também conheço outras linguagens como: ShellScript, C, Batch, VB, Delphi, SQL, HTML.

Abraços.
:slight_smile:

estuda a que você gostar mais…no final, o resultado sempre é o mesmo.

Julio, como vou escolher a mais que eu gosto, se gosto de ambas como dito acima?!
A pergunta foi para um crescimento profissional, afim de vim pessoas com indicação de livros.
E para foca em uma linguagem primeiro. Por exemplo. “Opa, Adriano, Foca em java que depois para aprender ruby vai ser 2p.” ou vice-versa.

Não gostaria de post, para apenas fazer números :-/

Abraços

Como você disse que tem um bom relacionamento com o campo de busca, buscar seria uma saída. No mais, tenho certeza que a resposta do colega juliano_cbq (que é um cara bem conceituado aqui) não foi para “gerar números”, conforme insinuou.

Agora esqueça se acha que vão dar a resposta de bandeja. Até porquê ninguém aqui vira consultor profissional de ninguém. Damos as dicas e se for bom, que saia do outro lado.

Sobre o assunto:

Bem, eu ficaria com java pois acho que o campo é maior , e não ficaria dependente de uma empresa. E sem contar que dá uma base muito boa aprender a programar de verdade em java, digo inclusive aprender engenharia de software. Daí pra outras linguagens é mole. Mas só aprenderia Ruby depois de aprender MUITO bem java.

Uma boa é a famosa trilha de livros do shoes
http://blog.fragmental.com.br/2008/05/20/trilha-de-livros-desenvolvedor/

Você tem que estudar aquela(s) que lhe agrade e ao mesmo tempo, paga bem e tem vagas.

Não adiantaria você estudar, por exemplo, delphi 5 pq vc amou a linguagem se não terá mercado e nem oportunidades para atuar com ela.

Então faça uma busca e veja qual das duas vai lhe proporcionar isso, use o apinfo ou o querotrabalhar do pessoal da caelum

Julio, como vou escolher a mais que eu gosto, se gosto de ambas como dito acima?!
A pergunta foi para um crescimento profissional, afim de vim pessoas com indicação de livros.
E para foca em uma linguagem primeiro. Por exemplo. “Opa, Adriano, Foca em java que depois para aprender ruby vai ser 2p.” ou vice-versa.

Não gostaria de post, para apenas fazer números :-/

Abraços[/quote]

Adriano, desculpe se pareci grosso. Mas realmente o resultado final é o mesmo. Linguagem de programação deve ser escolhida, de acordo com sua aptidão. Se você se sente melhor com a sintaxe do Ruby, estude-a a fundo. A mesma coisa com java.

Mas ambas vão produzir os mesmos resultados. Não existe melhor nem pior.

Julio, Desculpa qualquer mal entendido. E Gostei da sua opnião, então irei seguir firme.

Fabio,
Valeu heim. Gostei e já add no Favoritos.

A maioria das empresas prefere usar Java por ser uma linguagem que é fácil achar programadores, com a vantagem que eles custam menos e são mais dispensáveis (pra ter uma idéia, programadores Java geralmente nem fazem questão de ter carteira assinada!).

Portanto, se quer arrumar um emprego numa empresa que procura esse tipo de perfil code-monkey, não pense 2x, escolha Java.

Obrigado a todos, pela opnião e paciência de alguns.

Só mais uma dúvida, depois que eu ler o livro, “Use a Cabeça”. Qual séria o proximo?!
Isso no quesito de tentar tirar a SCJP.

Abraços.

Bom, pra eu aprender a trilha foi (já trabalhava com outras linguagens):

• Java 6: Como programar (meio chato e massivo, mas interessante).
  • Java em 21 dias (alguns tópicos interessantes, mas não é um bom livro pra seguir, só pra ler coisas aleatórias).
  • Use a cabeça servlets e JSP
  • Use a cabeça: Design patterns
  • SCJP 5, da Kathy Sierra.
  • Effective Java - Bloch

Agora que tirei a SCWCD vou começar a me preparar para a SCEA. Pretendo até o final do ano que vem ter tirado ao menos 2 etapas…

[]'s