Alguém pode me dizer um bom compilador de C?

ae…

por favor, me falem um bom compilador de C que vcs usam no windows…

de preferencia gratuito

obrigado!

um q eu gostava do ruwindows era o DJCPP, q eh baseado no gcc do linux, eu gostava pela simplicidade, mas um problema q encontrei com ele eh q ele tem poucas bibliotecas, alias, nem tem de interface grafica, e como n encontrei nenhuma biblioteca do ruwindows pra baixar a parte, ainda n decidi qual compilador vou usar no ruwindows (apesar q eu jah programo pouco em C no linux, no ruwindows entaum nem se fala)…

mas tem o devcpp q eh bonzinho e eh gratuito… eu instalei, ateh achei legalzinho, apesar de alguns detalhes q n gostei, mas se n encontrar mais nenhum vou ficar com ele mesmo…

em windows, cygwin + gcc. Completamente standard. Até threads posix ficam 100% portáveis.

Atenção: Original truncado

Poxa, se a falta de interface gráfica era um problema, pra que falar mal do windows? Programação nada mais é do que uma sequência de instruções, onde a melhor “interface” ainda é composta de caracteres organizadamente distribuídos. Para entender alguma coisa, não é preciso ver. Tome o português, por exemplo: não precisamos ler o que escrevemos para ver se entendemos (ou já é preciso hoje em dia?)

[quote]

Windows para jogar paciência[/quote]

e para quem depende de interface gráfica :o)

oi!!!
um ótimo é o DEV-C++, compila tanto C quanto C++.Vc pode achar no superdownloads.com !!!

[quote=“spier”]Atenção: Original truncado

Poxa, se a falta de interface gráfica era um problema, pra que falar mal do windows? Programação nada mais é do que uma sequência de instruções, onde a melhor “interface” ainda é composta de caracteres organizadamente distribuídos. Para entender alguma coisa, não é preciso ver. Tome o português, por exemplo: não precisamos ler o que escrevemos para ver se entendemos (ou já é preciso hoje em dia?)

[quote]

Windows para jogar paciência[/quote]

e para quem depende de interface gráfica :o)[/quote]

bem, acho um programa fica melhor em uma janela do q no console (no djgpp n tinha (pelo menos n encontrei) nenhuma api pra abrir janela), nao sei o q vc deve ta pensando pra ter postado isso, mas no linux pode-se instalar (alias jah vem instalado em todas as distribuicoes q conheco) o KDE, dai nao fica soh modo texto (tipo DOS) como jah vi gente q pensa 8O

Olá!
Pessoal, o DEVCPP é muito utilizado pois contém bibliotecas ANSI!
Agora se vcs acham q a interface desse DJCPP é ruinzinha, eu usava o TurboC da Borland… simplesmente impossível de alguem que depende de interface gráfica utilizar!
Agora o Cygwin já ouvi falar q é bom… mas nunca cheguei à utilizar!!!

[]'s

eu n acho a interface grafica DO DJCPP ruim (ele eh soh em linha de comando, mas eu ateh prefiro assim), mas o prob eh q eu n achei nenhuma api q viesse com ele ou q eu pudesse baixar a parte pra fazer o programa com janelinha e talz… se vc souber de alguma posta ae :wink:

e qnto ao Cygwin, eu dei uma olhada esses dias (soh dei uma olhada rapida no site), e pelo q eu vi ele eh uma dll pra interface grafica… mas como funciona? o usuario teria q instalar alguma coisa ou seria soh por a dll em um arquivo junto com o prog?

Opa!
Cara, qnt ao Cygwin acho q só a .dll já é o suficiente, porém eu nunca mexi legal com interface gráfica em C++ pq nunca tive muita necessidade e qnd usava mexia mais com interface de DOS mesmo, porém mais trabalhoso e até um pouco divertido :slight_smile:
As interfaces gráficas em C/C++ são bem leves, porém dependem deplataforma… o DevCPP oferece pra vc criar um form e só isso o resto vc se vira pra ajustar e é que nem em Java :stuck_out_tongue:
De C/C++ pelo que eu saiba ajusta interface gráfica bitinho que nem Delphi e VB só Visual C++ q dizem ser um lixo!!!

[]'s

Visual c++ não é um lixo não oferece recursos muito bons.
Um lixo é o preço dele.Tendo ao alcance das mãos o devC++(já citado) eu não seria louco de solicitar/recomendar o Visual C++.

Porque tudo da Microsoft tem que ser assim tão ruim ?
Porque os produtos da SUN/IBM não são criticados tbm ?
Software Livre falha tbm …

Visual c++ não é um lixo não oferece recursos muito bons.
Um lixo é o preço dele.Tendo ao alcance das mãos o devC++(já citado) eu não seria louco de solicitar/recomendar o Visual C++.

Porque tudo da Microsoft tem que ser assim tão ruim ?
Porque os produtos da SUN/IBM não são criticados tbm ?
Software Livre falha tbm …

Opa!
Primeiro: Visual C++ limita muitas coisas que vc pode usar em um código C/C++ padrão;
Segundo: IBM e SUN não podem ser tão criticadas qnt a Microsof pq eles patrocinam ferramentas open-source como é o caso Eclipse-IBM;
Terceiro: Niguém nunca falou q ferramentas open-source não falham :slight_smile:

[]'s

Bem, como o microfilo questionou na mensagem inicial desta thread sobre C, acho que c++ é totalmente off-topic!

c++ tem tanto de C quanto java!

C é tão diferente de c++ quanto de java!

Alguém em c++ “importa” stdio?

Opa!
Respondendo a pergunta do Spier!
Eu importo ainda…
Mas isso é raro e depende muito da aplicação tbm!
Sendo q na biblioteca stdio.h tem uns recursos de manipulação de dados muito maior doq o iostream.h ou qualquer outra biblioteca do genero!
Porém o usuário não precisa ver isso… apenas fica em background!
:slight_smile:

[]'s

Costumo usar o Borland C++ 5.5, que é free. Pode ser baixado do site da própria Borland.

Para a interface gráfica as duas melhores bibliotecas free que eu encontrei são wxWidgets e Fox.

Usei muito pouco a wxWidgets ( antigamente era chamada de wxWindows ), mas tenho usado bastante Fox ( www.fox-toolkit.org ), que além de grátis é totalmente portável entre Windows e Linux ( KDE com certeza; outros não testei, mas não vejo motivo para não funcionar… )

HTH.

Nilo

valeu pessoal, mas acho que vou ficar com java mesmo por enquanto…

blz :grin:
Olha uma boa opção é o devcpp q é relativamente leve, gratuito como vc quer, tem uma boa interface gráfica de utilização facilitando a edição do código destacando comandos, vc pode desenvolver aplicações console e GUI, tem um gerador de setup para sua aplicação, biblioteca considerável enfim pra quem está começando é ideal. Porém se vc quiser desenvolver uma aplicação muitooooooooo sofisticada meu conselho é: arrume outro. Mas se ñ for nada imenso o dcpp na minha opinião é ótimo.

ah c deve achar ele pra download pesquisando no google
È isso ae cara divirta-se :roll:

[quote=“Snow”]blz :grin:
Olha uma boa opção é o devcpp q é relativamente leve, gratuito como vc quer, tem uma boa interface gráfica de utilização facilitando a edição do código destacando comandos, vc pode desenvolver aplicações console e GUI, tem um gerador de setup para sua aplicação, biblioteca considerável enfim pra quem está começando é ideal. Porém se vc quiser desenvolver uma aplicação muitooooooooo sofisticada meu conselho é: arrume outro. Mas se ñ for nada imenso o dcpp na minha opinião é ótimo.

ah c deve achar ele pra download pesquisando no google
È isso ae cara divirta-se :roll:[/quote]

ele eh o melhor editor :slight_smile:
alem de poder ver o escopo de java nele tbm
muito bom pra qem ta começando em java :slight_smile:
e eu nao lembrava duhasudhASHDUASHDa

vlw ae :slight_smile: []s