Alguem pode resumir o conceito Java?

8 respostas
C

gostaria q alguem com as proprias palavras resumisse o conceito java… dizendo na pratica como sao divididas as tecnologias que compoe esse ‘todo’… como se fosse uma arvore se for possivel explicar de essa forma… sem muitos detalhes… mas relacionando td isso que vem com o conceito java … exemplo javascript qual a relacao ?
entenderam o q quero dizer?

…tendo uma ideia do todo eu estudo os detalhes necessarios… desde ja agradeço… abrass

8 Respostas

shepherdmoons

http://www.oracle.com/us/technologies/java/index.html

C

esse link aki ajudou…

Adelar

O nome Java se refere a várias coisas diferentes:

[list]uma linguagem de programação[/list]
[list]uma máquina virtual[/list]
[list]várias tecnologias, cada uma para executar programas em determinado ambiente: Java Card (smart cards), Java ME (celulares), Java SE (aplicações Desktop) e Java EE (aplicações em cluster, etc).[/list]
Estas juntas formam a plataforma Java, que proporciona solucionar uma gama enorme de problemas sem se preocupar, por exemplo, com o Sistema Operacional que executará ou se for necessário aumentar a capacidade de processamento da aplicação ter que reescrever ela para suportar clusters.

Quanto ao JavaScript, inicialmente a especificação dela foi feito por empresas ligadas ao Java e por isso algumas características da sintaxe dela são importadas do Java. Não existe compatibilidade direta entre elas, mas existem frameworks que permitem escrever em Java e com isso criar código em JavaScript, tal como o Google Web Toolkit.

[]'s

C

hmmm…interessante Adelar… obrigado…

outra pergunta… tem muita diferença pratica entre ME, SE e EE … conecitos, sintaxe ?

Adelar

Tem sim. As tecnologias disponíveis em cada uma delas são diferentes. Todas elas rodam em cima da máquina virtual Java (compatível com a plataforma que está sendo utilizada), mas as bibliotecas, por exemplo, que se usa para programar em cada uma delas são diferentes, com exceção de algumas poucas da biblioteca padrão do Java.

Quanto à sintaxe, não muda, porque apesar delas possuírem diferentes escopos, a linguagem usada é sempre Java. Apesar disso tem algumas coisas da linguagem que não estão presentes de acordo com a tecnologia, tal como anotations (anotações) em Java ME. Isso acontece porque o suporte a cada uma desta tecnologias é feito de forma separada, cada uma compatível com uma versão da linguagem.

Na verdade o núcleo da tecnologia é a máquina virtual Java. Você pode até escolher uma outra linguagem para desenvolver, contanto que ela gere código compatível com o que a máquina virtual aceita.

[]'s

C

eu nao fujo de uma boa pesquisa… porem achei mais interessante pegar o conceito de forma geral… pra saber me posicionar… pq na vdd eu nao tinha esses conceitos mt definidos na mente… msm ja estudando a um certo tempo java…

obrigado pelas respostas Adelar… abrass

C

UP!

ViniGodoy

Não “upe” tópicos.
E se for upa-los, por favor, tente explicar melhor seu problema. Por exemplo, a última frase que você falou, antes de upar o tópico, deu a entender que você estava satisfeito com as respostas.
Se não está, pode explicar o que ficou faltando?

Criado 23 de julho de 2011
Ultima resposta 24 de jul. de 2011
Respostas 8
Participantes 4