Alguém por favor me dê uma luz na minha CARREIRA!

Olá a todos, gostaria pedir a opinião de vcs a respeito da minha situação no meu atual emprego.
Trabalho a 4 anos numa industria farmaceutica porte médio com uns 200 funcionários e faturamento girando em torno de R$400000,00 mês, sendo que trabalhei seis meses como estagiário e o restante como funcionário. Quando fui admitido virei programador pleno delphi 7 no papel mas na verdade analiso e desenvolvo e ainda dô um pouco de suporte. Mas na época da admissão meu salário não se enquadrou no mercado ele aumentou mas pouco ficou em R$ 800,00 isso e 2003, ganhei uns 3 aumentos de seis em seis meses mais os dicídios e hoje ganho no bruto 1378,00 o que dá 1178 no líquido. Só que sou um profissional muito disciplinado, dedicado e sempre trabalhei com ética, fechei todos os projetos em que fui colocado e tal. Meu chefe tb sempre me elogiu e me deu uns tapinhas no ombro, mas, nunca teve iniciativa de me chamar para dar um aumento, pelo contrário sempre tive que conversar com ele e ele sempre dava o mesmo valor 100,00 de aumento. Hoje a empresa passa por dificuldades e muitos funcionários foram demitidos, inclusive da informática. Tinhamos :

1 Suporte Técnico
2 Programadores(sendo um eu)
1 Estagiário Programação
1 Validação de Sistema
1 Terceirizado Programação

Hoje temos:

1 programador(eu)
1 terceirizado programação

Hoje cuido da rede, dou suporte hardware, implanto, valido, analiso, programo. Estou muito sobrecarregado, pego de 7:30 as 17:15

o meu parceiro chega as 9:00 e ganha quase o triplo do meu ordenado(terceirizado), ele está a mas tempo que eu mas trabalha bem menos, passa 80% do tempo vendo filmes, msn, emule.

Estive sempre pensando em sair, mas tenho muito medo pois sei que o mercado hoje não está fácil além do mais é complicado largar tudo pro alto deixando meu fundo de garantia para trás. Tenho pensado muito em pedir um aumento, mas apesar de tantos argumentos a empresa não passa por bons momentos e poderia ser mau visto, mas como todo profissional de informática tem acesso a informações, conheço a folha salarial e vejo muitos absurdos. Gostaria mas do que conselhos técnicos, dicas da experiência de vcs que também são profissionais como eu, pois estou desesperado. Sei que na minha condição aumento não vai tirar minha sobrecatga de trabalho, mas poderia investir melhor em cursos, java, asp, etc esses cursos são caros, sou autoditada, mas as vezes é difícil estudar sozinho. Faria esses cursos pensando em sair do emprego mais bem preparado. ALguem ai para me dar um consolo?

“Eu sei o que eu vou fazer, eu vou continuar vivendo porque amanhã o sol vai nascer e quem sabe o que a maré vai me trazer.”

Alguem me ajude por favor!

Hum… “quem não chora não m@m@”. Desculpe o trocadilho, mas é verdade. Acumulo de função dá processo no Ministério do Trabalho. Não estou dizendo pra ti entrar com uma ação contra teu chefe, mas se tu acha que tem DIREITO de ganhar mais, peça! Esteja preparado para uma negativa, como disseste a empresa não está bem. Se o cara não quiser te bancar procura outro trabalho, porque miséria por miséria pega algo que ao menos não te sobrecarregue. Use a APIInfo ou JavaSoft para se recolocar. Espero que te ajude, T+

Ola,

Bom cara, entendo a sua situação, e se vc quer um conselho é, coloque seu curriculun na rua, pois esta historia de “crise”, o “o mundo tá parado em relação a emprego” é historia da carouxinha pra mim… pois participo de uns grupos que divulgam empregos, de tecnologia, dentre outros, e o que mais vejo é oferta de emprego, claro que vc tem estar bastante preparado, mas ae bate aquela:
Bom, legal, como vou saber se eu estou bem preparado para enfrentar a concorrencia e conseguir um emprego legal…
Bom, eu geralmente me guio muito pelo que as empresas estão pedindo atualmente, me fixo numa tecnologia, hoje sou analista pleno com foco em java, e procuro não aprender a fundo tudo, claro que as ferramentas e framework de uso atual eu busco conhecer a fundo, mas as outras coisas eu procuro me informar bem, ler alguns tutorais, livros, mas não me aprofundo tanto, pois se fizer isto vc acaba perdendo o foco… e não aprende nada…

Mas é isto ae, bola pra frente, curriculun na rua, e cara nos livros…

cara,

tua situação é muito delicada…

mas existem variantes que podem mudar o rumo dos conselhos…

vc tem familia???

caso tenha, mande curriculos pra todo canto, mas não largue o emprego, nem peça aumento…

vc não sustenta ninguem, alem da sua cervejinha?

caso afirmativo, largue esse emprego ontem… jumento anda de 4 e leva chibata no lombo… vá estudar tecnologias novas para entrar de vez no mercado… ah! o mercado pra desenvolvedor java não é ruim mesmo… tem um topico aí em baixo pedindo prum programador fazer um serviço…

se vc não pode ficar sem receber esse dinheiro por algum outro motivo???

bem! vá estudando a noite… tem que se atualizar… mande curriculos… e saia na primeira oportunidade…

resumindo…

vc ta trabalhando muito, não é reconhecido… e a empresa ainda pode te dar um cano bem grande, imagine se ela quebrar!!!

de qualquer forma, boa sorte!!!

Galera agradeço de coração a força de vc’s sei que as vezes td mundo já teve dúvidas assim na vida. Eu pretendo conversar com meu chefe independente de conseguir algo irei fazer cursos, pois ao longo dos meu quatro anos nessa empresa não me atualizei, conheço o básico do java, mas quero investir em curos de certificação desenvolvedor java, aliás varri pela net e na minha opinião achei o infnet um dos melhores, o que vcs acham? tb queria investir na plataforma .net. Tenho outra dúvida essa serve para aqueles que já trabalham com java: um curso como infnet por exemplo é bem aceito no mercado de trabalho? Não estão pedindo certificações de instuições mais caras, ou da sun? E os cursos da sun não seriam mais preparatórios para o exame de certificação, portanto muito corrido e pouco didático? Em comparação com o infnet o infnet não seria melhor para quem quer ingressar no mercado de trabalho, por exemplo o da sun tem 5 dias de duração num múdulo e o mesmo módulo na infnet duram 30 ou mais dias, não é muito corrido?

Faz o curso de Java do SENAC; Tem turma começando agora, sábado dia 15/07

:wink:

O teu aprendizado depende mais de ti do que do curso…

mas, certificação tu faz depois, esqueci isso agora!!!

aprenda a programar…

qd tu for pruma entrevista e souber uma pancada de coisa… se mostrar seguro e o cara te passar um pequeno teste e tu resolver rapidinho… o emprego será seu…

faz esse curso que o cara falou aí… e estude… so depende de vc…

[]'s

Edgar,

é compreensível seu medo em relação ao mercado, principalmente pelo fato de vc estar a muito tempo na mesma empresa. Mas saiba que o mercado para TI está excelente, e existem muitas vagas para profissionais qualificados.

Não tenha medo de colocar seu curriculo na net. Vc ficará sabendo o quanto vc realmente vale. Nao recomendo vc pedir demissao antes de arrumar outro emprego. Faça as entrevistas, e quando surgir algo legal, ai sim vc muda de emprego.

Pelo que vejo, sinceramente nao vale a pena continuar no seu emprego. Imagina vc daqui a 20 anos nesta empresa, tendo que pedir aumento e sendo “recompensado” com um aumento minimo…

Bom, é isso ao colega.

Um abraco

A situações e situações.

Como vc disse vc desempenha várias funções. Se quizer entrar com um processo jurídico vc ganha facinho, facinho, junte provas, testemunhas que confirmem que vc desempenha muito mais funções do que está em sua carteira de trabalho. :wink: isso se vc quizer apelar né =)

Bom, outra coisa. Vc falou que o cara que trabalha contigo, é terceirizado e ganha muito mais. Veja com ele se vc não consegue ser contratado pela empresa onde ele está e vira terceirizado tbm. =)

Mas com crtz não saia por ai gritando as 4 ventos qeu vc quer sair da empresa atual. A empresa pode estar quebrada, mas eles tem uma dependência grande de vc com crtz, já que é vc quem cuida de tudo por ai, e é vc quem está a mais tempo ai. Não sei como é a estrutura atual ai, mas se vc sair eu creio que a empresa para! Se só tem vc que coordena TI ai, então eles precisam de vc! Pense nisso.

Bom, só uma coisa, evite ficar divulgando muitos dados sobre a empresa, pega meio mal, ainda mais se vc encontrar alguem que conhece esta empresa. =)

Mas é fato que vc deve se especializar no que o mercado precisa hoje. Como já falaram acima, esqueça certificação agora, corra atras de aprender a usar ferramentas, frameworks, etc…

Abraço!

Galera primeiramente muito obrigado pela força. Bom sobre meu caso, na verdade o cara que trabalha comigo trabalha a mais ou menos seis anos e eu 4 nessa empresa, mas ele é acomodado, e por ser terceirizado não é cobrado por ninguem. Certa vez meu próprio chefe disse para um diretor que era para passar todas as tarefas de suporte para mim e aliviar o meu parceiro, mas como!!! Imagina vc chegar 7:15 no trabalho ver seu parceiro chegar sempre a partir de 9:00 vc dá um duro danado olha pro lado e ve o cara vendo zoando no emule, msn e vendo filmes e quando vc cobra algo ainda se revolta contigo, sem falar que no ano passado houve uma espécie de premiação chamada de PPG por cumprimento de metas essa permiação envolvia finalização de projetos e suporte imediato a usuários, lembro que finalizei três projetos, em industria nos trabalhamos muito mesmo e os projetos dele ficaram incompletos ou foram esquecidos, cheguei até a finalizar um projeto não terminado por ele. Quando o ppg foi pago ganhei uns 280,00 e ele o quadruplo pois é calculado com base no pagamento mensal seja ele para funcionario ou terceirista, veja bem, não estou invejando ninguem, mas somente me revoltando com os métodos aplicados pela empresa. Nos quatro anos que estou nessa empresa aprendi muito mas sofri mito também, chegue por vezez a entrar em depressão e ficar doente por causa dessa situação, só estou aqui ainda porque não me sinto preparado para as novas plataformas que estão dominado o mercado cheguei até a fazer uma entrevista para um outro emprego em uma consultoria onde iria trabalhar com delphi e firebird, mas pagava o mesmo valor e iria trabalhar com a mesma coisa. Vou fazer o curo da INFNET no próximo mês, pensei até em fazer os cursos da sun, mas notei que eles são mais preparatórios para a certificação do que para o mercado de trabalho e eu preciso de algo para o mercado de trabalho. Estou certo de quando estiver preparado irei arrumar um novo emprego onde eu possa ser mais feliz acima de tudo. Por enquanto vou suportar até a ultima gota mas sei que não to morto, só quem me conhece sabe o que eu sofri onde eu trabalho hoje e não desejo isso para ninguem. Quanto a colocar a empresa na justiça nunca passou pela minha cabeça, mas, se eu fosse demitido sem justa causa acho que com certez faria isso.

Existem homens e existem covardes.

A dúvida do autor do post foi tirada e pelo tempo do post, irei fechá-lo.