Caros, … Percebi que muitos colegas de trabalho são totalmente dependentes da Internet para realizarem seus trabalhos (digo em termos de ajuda técnica mesmo)…
Acredito que se tirassem a Internet da maioria dos programadores, aí o bicho ia pegar! Hehehe… Não é verdade?
O uso da internet para o trabalho tem que ser bem dosado.
Já vi desenvolvedor que sempre tenta procurar tudo pronto, faz uma alteração aqui e ali num código pra se adequar para o que ele precisa mas acaba não fazendo o negócio direito.
Mas também já vi casos de pessoas que estão com algum tipo de problema porque a aplicação não compila e a pessoa simplesmente não sabe utilizar a internet para procurar. Aí faz uma gambiarra para corrigir um problema que não existe.
[quote=Gabriel]O uso da internet para o trabalho tem que ser bem dosado.
Já vi desenvolvedor que sempre tenta procurar tudo pronto, faz uma alteração aqui e ali num código pra se adequar para o que ele precisa mas acaba não fazendo o negócio direito.
Mas também já vi casos de pessoas que estão com algum tipo de problema porque a aplicação não compila e a pessoa simplesmente não sabe utilizar a internet para procurar. Aí faz uma gambiarra para corrigir um problema que não existe.[/quote]Concordo com você.
Se o cara procura na internet problemas relacionados a tecnologia é o mais correto a se fazer.
Se o cara procura na internet problemas relacionados a lógica de programação, ele vai se ferrar. Pois a lógica varia de acordo com o sistema ao qual está sendo aplicado.
O problema é que muitas vezes encontramos situações que com uma simples googlada, já resolvemos.
Códigos simples e até complexos, que resolvem situações bem banais.
Por exemplo, eu sou um zero à esquerda em regex. Quando preciso, apelo pra internet.
Penso na internet como uma fonte indispensável para o desenvolvimento das tarefas de um profissional, mas jamais para pegar código pronto e sim para mostrar o caminho certo a se seguir ou mostrar como melhor resolver um problema.
Realmente, sem internet a coisa iria ficar mais difícil e provavelmente menos produtiva.
Como sou de uma época que não havia internet posso dizer que ninguém iria morrer por causa disto; mas que muitos iriam (bota muitos nisto) sair da área no mês seguinte é certeza.
Utilizar a internet para ajudar a resolver os problemas ou conseguir algumas idéias similares e etc beleza; o problema é quando a gente pega um código para dar manutenção e vê de cara que foi cópia (crtl+c crtl+v) da internet, o maluco deixa até os comentários em inglês. Nem ao menos organiza ou otimiza o código. Isto passa uma péssima impressão, parece que todo o sistema esta com vários bugs escondidos.
[quote=andredecotia]Caros, … Percebi que muitos colegas de trabalho são totalmente dependentes da Internet para realizarem seus trabalhos (digo em termos de ajuda técnica mesmo)…
Acredito que se tirassem a Internet da maioria dos programadores, aí o bicho ia pegar! Hehehe… Não é verdade?
[/quote]
Por isso que não tem lógica vc ir fazer um teste probatório e o inspetor lhe exigir que faça sem internete.
Eu já passei por isso…
Mandei o cara pra quele lugar dei as costas e fui embora pq vi na hora que era sacanagem.
Piores problemas que vc pde ter é configuração…
Se cara fez por uns 2 meses seguidos todos os dias a instalação e configuração de maquinas para os desenvolvedores de alguma empresa, certamente ele pode conseguir fazer alguma coisinha. Isso existem? Duvido
Se tiver aluguem aqui que faça tudinho sem uma “cola” eu tiro o chapeu.
Deve ser uns 0,5% que dão conta: Configurar servidor, configurar xmls para hibernate, srping, banco de dados, jsf…
Se tiver usando JBost4… pior com ldap ainda…
[quote=andredecotia]Já vi um líder dizer o seguinte para um kra:
“Não quero que você fique simplesmente pegando código pronto na Internet”. Pensei comigo: “Nossa!”…
[/quote]
É sempre bom dar uma estudada no codigo que vc tá colando.
E se vc tá colocando algum codigo que vai abrir as pernas do servidor?
Ou que vá permitir a injeção de codigo ou querystring?
Quando encontro um codigo pronto eu costumo colocar um break point e ir acompanhando a evolução do código.
Vc tem que ter muito mais atenção se for um codigo com trheads, sincronizações e locks ou se trabalham com arquivos e quais são os arquivos ou se fazem chamadas de serviços.
Quem é dependente da internet para programar não é um desenvolvedor, não passa de um mero digitador. Internet deve ser usada para consultar documentações ou estudo de alguma tecnologia que o desenvolvedor não domine. Quem quer viver de copiar código da internet não passa de uma peça descartável.
Acho que é uma boa ter internet sim, desde que a pessoa não seja 100% dependente da internet.
Mas de qualquer forma em muita empresa que fiz entrevista não teve essa de internet não, tudo na raça com a cara e coragem.
Agora por exemplo quero ver alguém configurar hibernate com todas as configurações de gerenciamento de pool de conexão opções de visualização do sql , junto com spring e JSF na raça.
Começar a abrir o arquivo xml e mandar ver.
Não conheço ninguém que faça isso do zero e acho pouco provável que alguém o faça, mesmo nos testes de empresa nunca ví pedirem isso.
Erguer uma boa infra do zero sem net, osso.(Pouco provável , mas vai saber, tem doido pra tudo)
[quote=Rocklee6544]Acho que é uma boa ter internet sim, desde que a pessoa não seja 100% dependente da internet.
Mas de qualquer forma em muita empresa que fiz entrevista não teve essa de internet não, tudo na raça com a cara e coragem.
Agora por exemplo quero ver alguém configurar hibernate com todas as configurações de gerenciamento de pool de conexão opções de visualização do sql , junto com spring e JSF na raça.
Começar a abrir o arquivo xml e mandar ver.
Não conheço ninguém que faça isso do zero e acho pouco provável que alguém o faça, mesmo nos testes de empresa nunca ví pedirem isso.
Erguer uma boa infra do zero sem net, osso.(Pouco provável , mas vai saber, tem doido pra tudo)
[/quote]
+1
Verdade, lembro do banco BV Financeira, lá “tudo” era bloqueado, inclusive Internet… Nestes casos o Analista Programador deve ser mais auto-suficiente.