Alguém que manje de C/C++

6 respostas
guscoppi

Eu sei que esse é um forum/site de Java… mas como essa parte do forum é destinada a off topic, aproveito para ver se alguém pode me ajudar.
Ah… antes que alguém me indique, já tentei postar essa dúvida no site www.guc.com.br, mas até o momento ninguém sequer tinha lido minha dúvida.

Alguém sabe me informar como eu imprimo, em c++ (estou usando o Builder) em uma impressora matricial informando linha e coluna?

Valeu

6 Respostas

cv1

Vai depender bastante da impressora (algumas tem uns comandinhos que vc manda pela paralela e tudo mais… a Epson LX810 por exemplo tem negrito, italico, sublinhado, fontes pequenas, grandes, condensadas e mais um monte de frescura).

Bom, se vc quiser a coisa sem frescura nenhuma, basta enfiar os bytes que vc quer imprimir (ASCII 7-bit!) na porta paralela e se divertir :slight_smile:

guscoppi

cv… ai que mora o problema…
eu não sei enfiar os bytes na porta parelela… tem algum material para me indicar?

valeu

louds

Se voce precisa de somente 80 colunas é só fazer o posicionamento manualmente, se precisar de compressão ai fica mais dificil.

guscoppi

É só 80 colunas mesmo… mas como eu faço sair “ola mundo” na impressora?
Quando eu usava o Turbo C for Dos, aquele de tela azul, eu fiz algo assim
fprintf(stdprn, “ola mundo”);

mas no C++ Builder não ta rolando…

louds

Olha na api do windows como voce consegue 1 handle pro dispositivo.

Olha esse site msdn.microsoft.com.

guariba

Tenta ai…

FILE *arq;
arq=fopen(":PRN", "w");
fprintf(arq, "Hello
");
fclose(arq);
Criado 18 de dezembro de 2003
Ultima resposta 19 de dez. de 2003
Respostas 6
Participantes 4