Alguém sabe uma câmera digital que possa ser programável em Java?
20 respostas
KbSsA_LiRA
preciso de indicações de modelos de Câmeras digitais(de preferência que não sejam celulares) que possam ser programadas em JAVA ou C++…
Que seja possível embarcar programas e executá-los na própria câmera…
pois elas serão usadas juntamente com sensores de movimento e nós queremos integrá-las com tais sensores usando Java…
Acho melhor vocês entrarem em contato direto com as fabricantes.
KbSsA_LiRA
putz…
jah pesquisei bastante atrás disso, mas só encontro celulares, preciso de uma câmera na qual possa ser embarcado um programa em java ou C++ para interagir com o sensor, que também eh programado em java…
ok… vou tentar conversar com os fabricantes…
mas se alguém tiver alguma idéia, por favor me ajude…
bandrade
Já procurou celulares com Symbian?
KbSsA_LiRA
^^
eu tow procurando apenas as câmeras, não celulares…
mas vou dar uma olhada nisso aew…
obrigado…
B
Bruno_Laturner
Acho que a única forma que possa ajudar é pelo Google:
Só para ter uma idéia do que se pode fazer com um celular com câmera, vou dar um exemplo: https://realinvaders.dev.java.net/
Esse jogo usa a câmera para determinar se a imagem se moveu.
(O cara que programou o jogo é brasileiro, se não me engano, então deve ser fácil contactá-lo para saber mais detalhes.)
KbSsA_LiRA
heaiuehaiheiahe
bem legal a idéia do jogo… o fato de ser da nokia ateh ajuda…
porque temos alguns contatos lá dentro que podem ajudar-nos.
…
a pesquisa google acima me deu uma idéia até boa, de usar um controle remoto para o disparo das fotos, mas eu preciso saber como seria a comunicação entre câmera e sensores…
tipo.
o projeto é relacionado com armadilhas fotográficas.
então existirão sensores de movimento que deverão acionar a câmera.
o problema consiste em: como fazer a comunicação entre ambos? por isso estou pesquisando sobre alguma câmera que possa ser programável… jah encontrei alguns modelos existentes de armadilhas fotográficas… o que me ajudou muito… mas ainda não sei se a câmera é ou não programável… ^^
Obrigado a todos.
Estão ajudando…
Qualquer informação a mais só postar…
¦:o]~
Rubem_Azenha
Deve existir alguma webcam ferradona com uma API para tirar fotos.
T
thingol
Armadilha fotográfica?
Daquelas que tiram fotos de onças, tamanduás e outros bichos quando elas passam em frente à câmera?
Então o seu problema parece ser mais simples.
Algumas câmeras têm um disparador que pode ser acionado eletricamente; bastaria vocês construírem um hardwarezinho que se conectasse ao disparador e aos sensores de movimento.
Obviamente a câmera não poderia ficar com o display ligado direto, já que iria descarregar rapidamente a bateria, nem você poderia deixar ligado o “auto-focus”, já que até o foco ficar bom, a onça já percebeu a luzinha da máquina que a ajuda a fazer o “auto-focus” e ela teria fugido.
KbSsA_LiRA
thingol:
Armadilha fotográfica?
Daquelas que tiram fotos de onças, tamanduás e outros bichos quando elas passam em frente à câmera?
Então o seu problema parece ser mais simples.
Algumas câmeras têm um disparador que pode ser acionado eletricamente; bastaria vocês construírem um hardwarezinho que se conectasse ao disparador e aos sensores de movimento.
Obviamente a câmera não poderia ficar com o display ligado direto, já que iria descarregar rapidamente a bateria, nem você poderia deixar ligado o “auto-focus”, já que até o foco ficar bom, a onça já percebeu a luzinha da máquina que a ajuda a fazer o “auto-focus” e ela teria fugido.
É isso mesmo… a parte de energia deve ser pra consumir o mínimo…
e o “hadwarezinho” é uma coisa que eu gostaria de saber se já existe algo pronto pra que haja essa comunicação…
a idéia inicial era embarcar um programa na câmera…
mas acho que realmente eh mais fácil usar um hardware, e programar os sensores pra que se comuniquem com a camera jah vi alguns modelos de armadilhas fotográficas prontas no site: http://www.tigrinus.com.br/… isso me ajudou muito a ter algumas idéias… estou tentando entrar em contato com eles pra tentar entender melhor como essa comunicação ocorre…
obrigado pelas respostas…
assim que eu tiver novas descobertas, ou ideías eu posto aquew…
quem puder ajudar mais… sinta-se à vontade…
lembrando que o “ideal” seria descobrir algum modelo de câmera que pudesse ser programável em C++ ou Java…
aew ajudou sim…
era isso que eu tava procurando…
muito bom…
eu já tinha ouvido falar que as canons dava pra fazer isso…
fui no site da canon e não encontrei nada de útil…
mas tava procurando no lugar errado…
…
vlw.
embora não seja em uma linguagem muito comum, mas acho que vai ser útil…
Rafael_Nunes
Na minha Canon Digital Rebel XS já veio um software da Canon que permite disparar a máquina com ela conectada via USB
KbSsA_LiRA
:-o
T
thingol
Se ele não pode gastar R$ 1200,00 em um hardware que se adapta a uma máquina fotográfica digital qualquer (do pessoal da Tigrinus) talvez não possa comprar uma Canon Digital Rebel
Além disso, fica meio complicado deixar um Rebel no meio do mato, onde ratos de duas pernas podem levar o equipamento embora. (Não estou falando de onças, antas, cachorros-vinagre ou tamanduás; eles não se importam se a máquina é uma Canon Digital Rebel ou não.)
KbSsA_LiRA
ehauiehaiheiaheiahe!!
ele interpretou o emoticon!
mas, nós iremos comprar a tigrinus… ^^
mas a Canon Digital Rebel também… já forçou a amizade… rs!!
é um projeto de pesquisa, comprar uma dessa pra talvez utilizar…
é melhor comprar o que eh certo de funcionar…
mesmo assim valeu a intenção…
:lol:
T
thingol
E boa sorte com as fotos.
Deixe algumas das fotos no Flicker e deixe o link para a gente ver depois
(Quando fui a Manaus visitar o zoológico do CIGS há uns 6 ou 7 anos atrás, nunca tinha visto tanta onça pintada junta em um lugar só.
Se tivesse jeito de empilhar jaulas, acho que eles as empilhariam.
Havia algumas onças privilegiadas - acho que elas eram amigas do diretor - que ficavam em um lugar muito legal, mas outras ficavam é enjauladas mesmo.
O zoológico ainda está desse jeito, ou tiraram algumas das onças de lá?
KbSsA_LiRA
ehiuahiehaiaehiahiue…
jah veio em Manaus…
Pois eh, eu moro aqui mas não visito o cigs há uns 6 ou 7 anos… ^^
eu imagino que esteja do mesmo jeito. aqui as coisas demoram pra mudar…
eee… em relação às fotos…
iremos tirá-las na segunda parte do projeto…
quando a rede de sensores já estiver implementada…
mas desde já, estou a pocura pra conhecer a tecnologia disponível.
e se duvidar agente faz o “hardwarezinho” por aqui mesmo…
[meu curso eh engenharia da computação, tenho uns professores que podem ajudar.]
mas assim que obtivermos resultados significativos eu mostro aqui as fotos.