Olá!
Alguém tem certificação SCJD ou SCWCD?
Olá!
Alguém tem certificação SCJD ou SCWCD?
Qual a pergunta?
Olá,
Eu estou fazendo a certificação SCJD, que é menos visada por aqui no Brasil. Ela consiste em duas fases ( e dois pagamentos ). Na primeira fase você tem 18 meses para desenvolver um sistema ( eles dão os requisitos ) . Este sitema deve ser enviado `a SUN ,e caso seja aprovado, o candidato marca uma prova com perguntas referente ao sistema feito.
Mas a maioria do pessoal prefere fazer o SCWCD. O Mercado para aplicações Web é bem maior.
Qual a razão da pergunta ?
Márcio
Márcio,
O sistema do SCJD é “cabuloso”?
Daniel,
O sistema não é “cabuloso”. A SUN manda uma especificação de um sistema, porém a especificação não é detalhada. Existem dúvidas para as quais não há respostas, porque não tem para quem perguntar. Então você tem que presumir algumas respostas. Mas isto não é o problema. O importante na especificação são os “must”.
Ou seja:
Meu sistema diz respeito a uma empresa que reserva quartos de hotel. É o tal negócio, dois atendentes não podem reservar o mesmo quarto no mesmo período.
Após enviar o projeto, você parte do total de pontos possíveis. A cada falha, você vai perdendo pontos , e cada tópico ( formatação, interface, networking ) tem um potencial de perda de pontos. Se você obtiver os pontos mínimos ( ou mais ) , você marca um novo exame no qual perguntas serão feitas sobre o seu sistema, para verificar que foi você realmente quem fez o sistema.
Para mim tem sido muito bom estudar algumas tecnologias, principalmente RMI. Mas o mercado aqui é mais voltado para web. No JavaRanch há mais burburinho no forum deste exame do que no SCWCD.
Abraços,
Márcio
No Javaranch é comum ter mais gente no fórum de desenvolvedor, tendo em vista que há mercado para todos os campos de Java. No Brasil isso não é assim na minha opinião,or duas razões:
A prova de SCWCD é relativamente mais simples, já que é só uma prova no computador.
E como você mesmo disse o mercado Web é maior.
Mas exatamente por terem menos profissionais SCJD no Brasil é que ela se torna mais valorizada, ok?
Espero ter ajudado.
Até. :lol:
Fiquei com uma dúvida a respeito do Bando de Dados. Não é necessário usar JDBC? Serão somente arquivos texto que o programa controla?
Gostaria de mais detalhes sobre a implementação do Banco de dados que deve ser implementado para a prova de SCJD!
Abraços
A dúvida é se é necessário ou nao usar JDBC? Ou o banco de dados são apenas arquivos txt gerenciados pelo programa?
Alguem teria algum exemplo do material que a Sun envia para quem faz o exame?
Banco de dados é um txt, onde os 10 primeiros caracteres são um campo, os 3 segunte, outro campo etc …
Nada de JDBC
Márcio
[quote=malfattirs]Fiquei com uma dúvida a respeito do Bando de Dados. Não é necessário usar JDBC? Serão somente arquivos texto que o programa controla?
Gostaria de mais detalhes sobre a implementação do Banco de dados que deve ser implementado para a prova de SCJD!
Abraços[/quote]
Olá, também estou interessado em fazer essa certificação e gostaria de ter mais detalhes desse tipo de implementação usando arquivos textos. Como seria isso? Como implementar concorrencia em arquivos texto?
Vlw…
boa discussao! Realmente o numero de SCJD para SCWCD é menor, até por que essa certificação vai exigir mais tempo do desenvolvedor… e boa experiencia com programação… alem das boas praticas…
Agora eu fiquei na duvida do BD em txt… puts…
marcioa1 agora tenha cuidado na divulgação do seu problema e informações uma vez li, que nao pode ser divulgado… e talz… nao sei como a Sun fiscaliza isso… mais ja vi que o candidato nao pode nem disponibilizar o problema dele ou falar em detalhes… tb pode ser lenda hehe! porem acho que foi aqui no guj que vi essa discussao ano passado…
flw!
Putz, outro tópico ressuscitado.
Só pra constar: não é arquivo TEXTO, é arquivo BINARIO.
Vc tem q ler os bytes e construir Strings, passando o tipo de codifcação que vem no seu assignement (no meu caso, ASCII).
Vc entao implementa seus proprios mecanismos de busca, insercao e blablabla.
Mas o guj nao e o forum mais indicado pra essas discussoes. Consulte o Javaranch.
Na verdade eu não vi empregos tirando para arquiteto que exijam determinada certificação a não ser por SCJP.
Dependendo de quem for te entrevistar c vc falar que tem as certificações SCJA, SCJP, SCWCD, SCEA, SCJD, SCBCD a pessoa pense que sopa de letrinhas!
[quote=DaviPiala]Na verdade eu não vi empregos tirando para arquiteto que exijam determinada certificação a não ser por SCJP.
Dependendo de quem for te entrevistar c vc falar que tem as certificações SCJA, SCJP, SCWCD, SCEA, SCJD, SCBCD a pessoa pense que sopa de letrinhas!
[/quote]
Bem, se a pessoa não te contratar porque a sua sopa de letrinhas é muito grande, então, é melhor que você fique satisfeito por não ter sido contratado porque logo você vai trabalhar em um lugar bem melhor aonde essas letras tem algum valor.
Verdade…
Só vale salientar uma coisa, hoje as empresas estão levando MUITO mais a sério o setor de RH, não é mais como antigamente em que o estagiário programador era responsável pela contratação.
Abraços.
imagine ir trabalhar em um lugar onde nao valorize as “letrinhas” claro que algumas empresas nao obriga, mais se o cara tiver ela valorizar ai é outra coisa… se a empresa nao valoriza ela nao serve nem para fazer um estagio.
Já trabalhei em uma empresa que os administradores, fazia questao de dizer que os gerentes tinha superior etc… isso quando ele precisava representar o quadro de colaboradores deles e o nivel. Mas na pratica ela nao dava oportunidade do cara estudar, ir para faculdade era uma guerra, fazre uma pos piorou ainda… iai as letrinhas do bacharelado, ou da pos nao vale de nada tb?
relativo essa questao… vai mais de cada um…
Bom, trabalhei em lugares que ter certificação e não ter certificação era a mesmo coisa.
Ainda não vi nenhuma busca por programador tirando a SCJP, mas para arquiteto a coisa é diferente.
Hoje as certificações ainda são um plus e não um requisito.
Pessoal,
Eu trabalho na EDS - Eletronic Data Systems, e lá existem metas de certificação para todo o setor de desenvolvimento, é algo muito valorizado. Eu sinto que a maior parte das empresas de médio para grande porte se importam muito com certificações, tanto na area de Java quanto de gestão (PMP, ITIL, …) bem como a fluência na lingua Inglesa. Sem falar em oportunidades fora do Brasil, onde a maior parte da confiança que alguem possa ter em você serão as certificações conquistadas, pois ninguem sabera diferenciar instituições de ensino superior que existem atualmente no Brasil.
Abraços!
Tem sim, tem bastante gente até… heheheheheheheh…
qual a dúvida?