Há algum tempo tenho pensado em gastar algumas semanas estudando AOP (ou JUnit). No meu ver, AOP é mais prazeroso que testes portanto o estudo seria mais agradável…
Mas vejo poucos tópicos sobre essa linguagem e quando vejo são sempre sobre dúvidas da AOP. No pouco que li até agora o AspectJ é um framework para AOP e é nele que pretendo começar meus estudos. Não sei se começar a estudar pelo framework seria o equivalente e estudar java começando pelo Struts ?!?!?
Enfim queria umas sugestões de quem já trabalha com ele…se é que alguém usa. Ou se o seu uso fica restrito apenas aos desenvolvedores de frameworks para java.
NaminhaopiniãovalebastanteapenaestudarAOPsim.
Nomínimovocêiráentendercommaisfacilidadesumasdaspartesmaispoderosasdosframeworks.
OusodaAOPnãoestárestritoaosframeworks,épossívelutilizaremoutrosprojetostambém.Maséaconselhavelterumbomdomínioeterumaboapercepçãoparaaplicar,oresultadoéumcódigobemmaislimpo.Poroutroladoseasoluçãonãoforbemconcienteedocumentadaelapodevirarumvenenonoseuprojeto,querodizeroseguinte,darmanutençãoemumsoftwarequepossuaAOPaplicadodeformainadequada"fóde com a cabeça de qualquer peão".
QueeusaibaoAspectJéumaextensãoorientadaaaspectosparaalinguagemJava,criadapelaXeroxPARC,umacoisabemdiferentedeumframeworkcomooSpringquetemummóduloparalidarcomAOP.
AcreditoquesejaumaboaestudarAspectJparaentenderbemosconceitos,aliásparaquemnãotemintimidadecominglês,achoqueexisteumlivroemportuguêsparaAspectJ.
[]'s
Giulliano
Valeu pela dica Fantomas…mas vejo que existe pouco interesse da comunidade em reponder o assunto.
Talvez seja algo com pouco domínoi da maioria ainda. Quanto a manutenção em códigos com AOP. Relamente deve ser muito dificil…por isso já dizia Einstein:
“As coisas devem ser feitas o mais simples possível, mas não qualquer simples”