Alguém usa AOP no trabalho?

2 respostas
Giulliano

Boa Tarde senhores…

Há algum tempo tenho pensado em gastar algumas semanas estudando AOP (ou JUnit). No meu ver, AOP é mais prazeroso que testes portanto o estudo seria mais agradável…

Mas vejo poucos tópicos sobre essa linguagem e quando vejo são sempre sobre dúvidas da AOP. No pouco que li até agora o AspectJ é um framework para AOP e é nele que pretendo começar meus estudos. Não sei se começar a estudar pelo framework seria o equivalente e estudar java começando pelo Struts ?!?!?

Enfim queria umas sugestões de quem já trabalha com ele…se é que alguém usa. Ou se o seu uso fica restrito apenas aos desenvolvedores de frameworks para java.

[]'s

2 Respostas

fantomas

Oi Giulliano,

Na minha opinião vale bastante a pena estudar AOP sim.

No mínimo você irá entender com mais facilidades umas das partes mais poderosas dos frameworks.

O uso da AOP não está restrito aos frameworks, é possível utilizar em outros projetos também. Mas é aconselhavel ter um bom domínio e ter uma boa percepção para aplicar, o resultado é um código bem mais limpo. Por outro lado se a solução não for bem conciente e documentada ela pode virar um veneno no seu projeto, quero dizer o seguinte, dar manutenção em um software que possua AOP aplicado de forma inadequada "fóde com a cabeça de qualquer peão".

Que eu saiba o AspectJ é uma extensão orientada a aspectos para a linguagem Java, criada pela Xerox PARC, uma coisa bem diferente de um framework como o Spring que tem um módulo para lidar com AOP.
   Acredito que seja uma boa estudar AspectJ para entender bem os conceitos, aliás para quem não tem intimidade com inglês, acho que existe um livro em português para AspectJ.

[]'s

Giulliano

Valeu pela dica Fantomas…mas vejo que existe pouco interesse da comunidade em reponder o assunto.

Talvez seja algo com pouco domínoi da maioria ainda. Quanto a manutenção em códigos com AOP. Relamente deve ser muito dificil…por isso já dizia Einstein:

“As coisas devem ser feitas o mais simples possível, mas não qualquer simples”

[]'s

Criado 18 de junho de 2008
Ultima resposta 18 de jun. de 2008
Respostas 2
Participantes 2