Alguém usa OpenSolaris como plataforma de desenvolvimento?

Olá pessoal!

Há alguns meses atrás eu instalei o Solaris Express Developer Edition, substituindo meu Ubuntu 7.04 temporariamente, no entanto tava meio sem prioridade - leia-se paciência para aprender algumas coisas -, usei um pouco as ferramentas que vieram com ele, mas sei lá porque razão não consegui fazer os acentos funcionarem de jeito nenhum - meu teclado é US - aliás até que consegui mas cedilha neca.

A porção de ferramentas e recursos para o desenvolvedor otimizada para o ambiente pareceu excelente. Entre eles: Web Server Apache, Php, Ruby, NetBeans, GlassFish, C, C++, Fortran…

Mais informações: http://developers.sun.com/sxde/features.jsp --> versão mais recente já.

A experiência foi legal, mas voltei para o Ubuntu por causa da produtividade a curto prazo.
A poucos dias atualizei meu Ubuntu 7.04 para o 8.04. A popularidade do Linux e a quantidade de informações disponíveis é assombrosa.
Mas é sempre interessante testar novos sistemas…

Achei uma matéria interessante da nova atualização do OpenSolaris (2008.05), se alguém quiser ver, link abaixo.
Chama-se: O que o Ubuntu quer ser quando crescer! rss…
http://blogs.zdnet.com/BTL/?p=8703

Abraços.

boa colocação sua! eu ja pensei em usar o opensolaris para desenvolvimento mais ainda nao tive tempo para testar o S.O so o trabalho de eu tirar o ubuntu e colocar ele e fazer esse teste, vai me consumir 1 dia pelo menos, hehe esperar as ferias da facul… mais recebi ate o DVD do solaris…
Porem me diz um coisa… vc chegou a montar um ambiente de desenvolvimento e analisar o desempenho e talz?

Aos interessados,

 A versão do Virtual Box disponível para o Ubuntu 8.04 já permite instalar o Solaris 10. Para fins de teste, é mais prático instalar o Solaris (ou qualquer outro SO) em uma máquina virtual do que formatar seu hd.

Já testei o OpenSolaris ( na época o 10 ), mas não gostei. Com as ferramentas que já vem, é ótimo, a maioria toda configurada bonitinha, mas vai tentar instalar algo mais diferente ( como fuse com o ntfs-3g ) para ver o parto que é. Talvez como estação padrão de trabalho ( leia-se padrão SUN ) seja uma boa, mas como máquina “experimental” eu não achei boa.

Até!

Acho que para usar qualquer versão do Solaris e acentuar as palavras você precisa arranjar aqueles teclados padrão Sun mesmo.
É que esses teclados têm uma tecla especial (Compose, se não me engano) para poder efetuar a acentuação.
Tanto no Windows como no Linux, para acentuar alguma palavra, você bate o acento e depois a letra. No caso do Solaris, se não me engano você bate Compose + o acento, e depois a letra, ou talvez ao contrário (sabe como é que é, já faz um certo tempo que mexi com isso e não me lembro mais.)
Uma vez a Sun mandou uns SunRay para a nossa empresa mas não mandou os teclados (servem teclados USB mesmo); o problema então era usar as teclas que sõ existem em teclados Sun.

Igual se faz no Mac :smiley:

Utilizo o Open Suse 10.3. Você deve configurar a lingua e o mapa do teclado. O GNOME (ambiente padrão do Solaris) possui esta opção. Dê uma pesquisada.
Um abraço. :wink:

Eu testei aquele Solaris que vinha naquela promoção do “Temple Of Sun”, depois testei uma versão “instável” do OpenSolaris, e agora pedi o CD do OpenSolaris 2008.05.

Usei bem pouco ele, e não tenho uma opinião formada ainda, além de que o Nimbus é bonitão 8) .

Tem apt-get?

Tem o IPS (Image Packaging System): http://dlc.sun.com/osol/docs/content/IPS/ggcph.html. Mas nunca cheguei a utilizar…