Algumas dúvidas JTable utilizando AbstractTableModel!

Galeraa… to precisando da ajuda de vocês!

Estou criando algumas JTable utilizando AbstractTableModel. Uma das situações é a seguinte: criei uma tabela em um JInternalFrame pra pegar alguns nomes de pessoas e o número de quantas matérias pega no período da faculdade. Para armazenar estes dados utilizei um “FOR” utilizando como base o tamanho de linhas da tabela (para realizar a varredura) e então utilizei dois ArrayLists (um String e um Int) para pegar o valor das células de Nome e Qtd de Matérias (respectivamente). Na hora de executar o programa ele deu o seguinte erro:
[color=red]Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NullPointerException
at pesquisaflorestal.SoftPesqdeCampo.jBOkTratActionPerformed(SoftPesqdeCampo.java:862)
at pesquisaflorestal.SoftPesqdeCampo.access$3300(SoftPesqdeCampo.java:43)[/color]

O código da parte do FOR é o seguinte:

for (int h = 0; h < modelTrat.getRowCount(); h++) { tratamentos.add(modelTrat.getValueAt(h+1, 1).toString()); subnivTrat.add(Integer.parseInt(modelTrat.getValueAt(h, 2).toString())); }

Outra dúvida: tenho outra tabela em que antes existe um campo que peço ao usuário o número de Parcelas que deseja utilizar na pesquisa. De acordo o número de parcelas, o sistema deverá criar o número de linhas da tabela. Quanto à isso OK. Quero inserir JComboBox nesta tabela com os nomes das Matérias que pedi dos alunos que inseri anteriormente para associá-los à parcela. QUERO SABER COMO INSIRO O JCOMBOBOX NA JTABLE E COMO EDITO-A.

Outra dúvida: Quero saber o que faço para travar algumas células de minha Jtable e deixar outras editáveis?
Como faço para travar a largura da célula na JTable.

E a última dúvida (NADA A VER COM JTABLE): Como faço para travar os JTextFields, JButtons e a própria JFrame para que ao executar, os objetos não mudem de tamanho???

Valeu Galera, me ajudem por favor!!!

posta o codigo do seu tablemodel ai