Algumas duvidas para desenvolvimento de software comercial

Bom amigos, estou querendo desenvolver uma aplicação comercial, do tipo simples, cadastro clientes, fornecedores, estoque, PDV entre outros. Eu estava pensando, posso fazer um sistema baseado em web, com JSP e fazer a tela do PDV em java utilizando uma GUI swing, para garantir a segurança na hora de imprimir os cupons fiscais e TEF? Estou com pensamento errado?

Ou seria mais interessante desenvolver totalmente em JAVA?

Desde já agradeço a atenção.

Ué, e JSP (JavaServer Pages) não é java? Não entendi o que vc quis dizer.

sim, mas pra acessar a impressora de cupon fiscal não dá pra acessar por JSP.

Olha, eu posso estar errado, mas se você não consegue acessar a impressora através de uma aplicação web talvez o problema esteja no seu código e não por ser JSP ou Swing.

Pois tanto JSP quanto Swing o que executa as ações, regras de negócios, manipulação com o banco, são classes javas, não tem sentido não funcionar, mas como eu disse eu posso estar errado.

É, vou aguardar alguém que tenha alguma experiência no assunto. Mas o que você falou acho que está certo, pois é tudo java. Agora nao sei se na tela do PDV usa um applet ou faço normal, ainda estou pesquisando e estudando, se é viável desenvolver uma aplicação comercial deste tipo (WEB) ou não, fazer no método tradicional, usando GUIs.

Pensando como usuário se eu tenho que fazer tudo em um browser e na hora de imprimir cupon fiscal eu tenho que abrir outro programa, eu não veria com bons olhos, se você consegue acessar a impressora via swing e não há necessidade da aplicação ser web, porque não faz tudo swing?

Você tem que fazer a aplicação de um jeito que seja agradável para o usuário e não do jeito que fica mais fácil pra se programar, e eu ainda acredito que não há problemas para acessar a impressora via uma aplicação web.

Mas boa sorte esperando alguém que tenha alguma experiência :slight_smile:

Porque Applet? Acho que isso será trabalhoso e desnecessário, dá uma olhada em frameworks web como JSF ou Struts, eu particularmente prefiro JSF+RichFaces mas você tem que ver se realmente é necessário que essa aplicação seja web, pois as vezes o que é melhor para nós desenvolvedores, não é o que o cliente quer.

São apenas ideias, ainda não adotei nada, estou com pensamentos, e o que você disse realmente está certo, o cliente que tem preferência na facilidade de uso e na interação, por isso mesmo queria fazer totalmente em web :), acredito que seja uma boa. O que eu tava pensando é o seguinte, pois a aplicação jsp estará rodando no servidor, como ele acessaria a porta no computador cliente para imprimir, essa é a principal duvida. Se for totalmente swing é fácil.

Como assim? se for um sistema web, é só você exportar pra html, ou pra pdf, e ir em ctrl + P ou File -> print no browser mesmo.

Ou você nunca imprimiu uma página web da vida?

Como assim? se for um sistema web, é só você exportar pra html, ou pra pdf, e ir em ctrl + P ou File -> print no browser mesmo.

Ou você nunca imprimiu uma página web da vida?[/quote]
amigo, ECF = EMISSOR DE CUPOM FISCAL, sabe o que é né?

:twisted:

Meu caro,

Trabalho numa empresa onde entre os sistemas mantidos tem módulo de ECF que é feito com Swing .
No estágio atual do desenvolvimento web é totalmente possível sua aplicação web ter a interatividade que uma aplicação desktop tem, mas vc deve lançar mão de muita programação como o modelo AJAX .
Outra questão se refere a dificuldade natural de emitir cupom fiscal e comunicar com TEF’s em que vc tem que acessar portas do pc local (pdv) com java , coloque aí a necessidade de usar lib’s nativas do dispositivos fornecidas pelos fabricantes ( que não fornecem em java) e usar JNI para acessar essas lib’s e daí fazer a sua aplicação web driblar a restrição dos browser’s para isso.
Mas como te falei é perfeitamente possível.
Qualquer coisa me avise.

[]'s
Luiz Renato

Cara, pela web vc pode imprimir na ECF através de um applet (acredito eu), pois tenho um sistema web que imprimo numa matrixial via applet. Claro que se for swing
fica mais fácil. Mais se não me engano, para homologar um sistema que emita cupons fiscais, deve ser feito no terminal sem dependencia do servidor.

Até.

Andei pesquisando, a Daruma possui driver de comunicação para utilizar com java.

http://www.desenvolvedoresdaruma.com.br/home/index.php

li algo a respeito de homologação também, parece que tem este detalhe, mas preciso confirmar. acho ainda que a melhor saída entao é fazer totalmente em swing.

Cara boa pergunta.

Seria legal seu sistema ter toda a parte de retaguarda em web, dessa maneira o gerenciamento do negocio consegue se acessado facilmente de qualquer lugar.

Agora para a parte do PDV mesmo, venda com a ECF e o TEF utilize swing, não compessa fazer todo o trabalha usar applet e etc…, se o negocio só vai ter que ser configurado por estação.

essa era a ideia, a parte da administração toda fica toda baseada em WEB, só o caixa lá na frente que abre diretamente o swing.

A única coisa que digo é: -Se houver acesso à hardware esqueça web, use swing que esforço nenhum compensa no final das contas.