Algumas Duvidas quanto DEFINIÇÕES

2 respostas
N

Boa Noite Galera.

Meu nome é Mauricio, e vou aparecer mais frequentemente esse Semestre do ano.

Estou REPETINDO :frowning: a cadeira de Programação em JAVA na faculdade e gostaria de algumas ajudas ao longo desse caminho.

Bom, eu estava lendo algumas definições e não entendi, é mais sobre o conceito de Orientação a Obj.
Vejam:

1. em JAVA o programador cria SEUS PROPRIOS TIPOS DEFINIDOS PELO USUARIO.

2. Se um atributo for declarado como pertencente a uma classe todos os métodos podem manipular (?) o conteúdo deste atributo.

Vocês poderiam me dar exemplos explicando esse segundo, pode ser duvidas bestas, mas realmente eu nao entendi e preciso da colaboração.

Valeu aí pessoal.

2 Respostas

FieroddPJ

E ae Mauricio
Bom vamos ver se posso ajudar um pouco…

1. Eu nao entendi bem a duvida mas creio q queira dizer q q programador possa criar seus proprios metodos dependendo da necessidade do usuario
    (Nada q ninguem nunca tenha feito em java ou outra linguagem…heheh)

2. Bom (espero q tenha uma noção basica de C), todos os metodos dentro de uma classe podem (não obrigatoriamente) manipular os atributos da classe…
    seus metodos sao escritos conforme vc precise, e os atributos modificados por ele
    tipo vc tem um metodo q calcule a raiz quadrada de um numero, entao o atributo da classe q guarda a raiz vai ser modificada…

Espero q tenha ajudado um pouco … se tiver meio confuso continua postando q a gente tenta explicar melhor…Boa Sorte

• Em C *
    Atributo = variavel
    Metodo = função
J
Até onde eu vi Java não tem explicitamente um comando de definição de tipos de usuários, mas levando em conta que tipos definidos pelo usuário são um conjunto de tipos básicos, você poderia montar uma classe  com atributos (variáveis) e todo objeto que você instanciasse com essa classe seria um tipo definido.

Por exemplo, uma classe chamada Perfil composta apenas de atributos:

String nome;

Idade int;

Programador boolean;

Aí você instanciaria (criaria um objeto baseado naquela classe):
Perfil meu_obj = new Perfil();

O meu_obj é do “tipo” Perfil.

Com relação a “manipular” os atributos… como o Fierodd escreveu, um atributo corresponde a uma variável, e também temos os métodos (ou “funções”) que correspondem ao comportamento.
São definições baseadas no conceito de que você está lidando com objetos.
Então pegue um objeto qualquer (de preferência não inanimado), ele tem certos comportamentos (métodos) que por vezes alteram seus atributos (variáveis). Tais comportamentos e atributos são baseados em classes (lembra de classes da aula de biologia? reino, filo, classe, …). Uma classe é um conjunto de indivíduos (objetos) com características semelhantes. Mas é muito abstrato você lidar com uma classe, então o que fazemos? Pegamos um indivíduo dessa classe (instanciamos um objeto) e trabalhamos em cima dele.
No caso da sua pergunta, se o atributo pertencer à classe como um todo (variáveis de classe) ou aos objetos dessa classe (variáveis de instância) os métodos dessa classe podem manipulá-los.

Criado 25 de julho de 2005
Ultima resposta 26 de jul. de 2005
Respostas 2
Participantes 3