Sou novo no site GUJ e espero me dar bem e aprender com vocês.
Bom, comecei a estudar Técnico de Informática já na metade do ano passado, e agora estou no segundo módulo (período). Ainda não sei qual uma das áreas quero seguir, uma vez que ainda não vivenciei a prática e que só sei o básico do básico.
Estarei fazendo algumas perguntas pertinentes à Tecnologia da Informação:
Quais áreas pagam bem, algo entre dois à quatro salários mínimos? (de preferência, de interior do estado ou um pouco mais afastado da metrópole)
Quais áreas são menos estressantes? (só consigo trabalhar melhor sem pressão ou sem ninguém me pressionando o tempo todo. Ou será que no TI é pressão 100%?)
O nome da instituição pesa muito? Ou as empresas dão preferência ao portfolio do candidato?
Mesmo ainda estando “morno” (segundo período), é preferível estagiar o mais breve possível?
Bom, são só essas perguntas! Agradeço quem puder ajudar!
1 - Tanto programação quanto infra pagam bem. O que pode influenciar no seu salario pode ser a demanda, região, tempo de experiência, porte da empresa e etc…
2 - Novamente depende. Pode ser estressante ficar horas resolvendo um bug no código ou realizando a configuração de um serviço de rede. Da mesma forma sua empresa pode estar num período de relativa calmaria e ter pouca coisa pra fazer ou ainda estar com prazos apertados e pedir para que você fique alem do horário. Acho que quanto a isso não podemos dizer que há uma regra.
3 - Também depende. Pode depender da empresa ou do cargo que ira ocupar. Acho que uma empresa pequena não precisa de um cara da Usp pra ficar trocando memoria e placa-mãe o dia todo. Possivelmente ela nem possa pagar um cara bem gabaritado. Por outro lado, uma empresa como a Microsoft não pode contratar um engenheiro que mal teve calculo na faculdade.
Mas o fato de não fazer uma boa faculdade não te impede de ter boas oportunidades. Nesse caso cabe a você cobrir todas as deficiências do seu aprendizado.
4 - Ainda é menor de 18? Isso pode ser um problema. Se ainda for menor, melhor se preparar bem para o vestibular.
Blz JP_M ?
Seja Bem vindo !
Bacana,já está no caminho certo fazendo o Técnico de Informática.
Quais áreas pagam bem, algo entre dois à quatro salários mínimos? (de preferência, de interior do estado ou um pouco mais afastado da metrópole)
Eu diria Programador (Desenvolvedor) ou Banco de dados (DBA).Porém o jeito mais fácil de começar e pelo suporte.
Quais áreas são menos estressantes? (só consigo trabalhar melhor sem pressão ou sem ninguém me pressionando o tempo todo. Ou será que no TI é pressão 100%?)
Essa é difícil de responder,exemplo Infra-estrutura é de boa, mais quando cai um servidor o negócio fica sério haha, TI sempre vai ter muita cobrança seja Desenvolvedor,DBA,Suporte até Gerente e Diretor são cobrados…
O nome da instituição pesa muito? Ou as empresas dão preferência ao portfolio do candidato?
Depende da empresa ou gestor, mais se tiver uma boa faculdade vai contar pontos a favor.Existe muita gente que se formou em faculdade de nome e são ruins e outros bons, só aplicando uma prova para avaliar
Mesmo ainda estando “morno” (segundo período), é preferível estagiar o mais breve possível?
Sim,tente estagiar desde o início você vai entender melhor o mercado as áreas e vai poder se decidir mais rápido em qual área deseja atuar.