Algumas dúvidas sobre a utilização de BD e Java?

2 respostas
R

Oi,

Estou estudando um programa que cadastra fornecedores e estou tentando entender algumas coisas:

Está na classe conectaBD

qual a função das linhas:

private Statement  teste;

private ResultSet retorno;

teste = con.createStatement();

qual a diferença?
public ConexaoBanco(){} ou somente:
public ConexaoBanco ?

Está na Classe Cad_Fornecedor
é algum padrão?
teste.executeUpdate(pvolta);
retorno = teste.executeQuery(pvolta); o executeQuery e o executeUpdate são algum padrão?

O retorno de uma select deve ser uma string?
String pvolta = "select * from fornecedor where cod_for = " + getCod_for();

e da onde saiu o getCod_for() ? é algum objeto ou será alguma trigger ou store procedure?

O que realizam estas linhas?

retorno = conexao.Consulta_Dados(pvolta);

boolean result = retorno.next();

if (result)

Se alguém poder ajudar. Agradeço.

2 Respostas

S

eheeh quanta pergunta, vamos lá algumas eu ajudo você. :lol:

private Statement teste; esse é o objeto que vai executar seus comandos no banco, ele vai fazer a interface pra voce entre o banco e seu código
private ResultSet retorno;esse objeto vai conter o resultado dos seus comandos SQL, ele que vai possibilitar a você manipular o retorno do banco

teste = con.createStatement(); aqui voce está pegando o objeto statement criado na conexão e passando para o seu objeto teste, é só uma atribuição normal

qual a diferença?
public ConexaoBanco(){} ou somente:
public ConexaoBanco ? no primeiro caso me parece ser um método de uma interface o outro nao me lembro

teste.executeUpdate(pvolta);
retorno = teste.executeQuery(pvolta); o executeQuery e o executeUpdate são algum padrão? os executes são os métodos do objeto statement que voce deverá utilizar para conversar com o BD é o “padrão” que se utiliza

O retorno de uma select deve ser uma string?
String pvolta = "select * from fornecedor where cod_for = " + getCod_for(); NÂO. o retorno do select será um resultSet. Essa string pvolta é só um objeto String que contem o comando SQL neste caso um select *…, mas poderia ser um insert into…

e da onde saiu o getCod_for() ? é algum objeto ou será alguma trigger ou store procedure? esse deve ser algum método da classe que você está vendo aí, pois ele deve simplesmente pegar algum valor passado pelo usuário para montar a clausula where tipo select * from fornecedor where cod_for = 10 é o código do fornecedor neste caso

O que realizam estas linhas?
retorno = conexao.Consulta_Dados(pvolta); no objeto conexao tem um método Consulta_Dados que provavelmente executa um executeQuery, neste caso ele está executando o select da variável pvolta
boolean result = retorno.next(); o metodo faz a verificação se a query retornou algo do BD
if (result)

R

Ok. Valeu.

Criado 24 de junho de 2008
Ultima resposta 25 de jun. de 2008
Respostas 2
Participantes 2