Algumas dúvidas sobre Herança e encapsulamento?

1 resposta
R

Oi, pessoal.

Estou desenvolvendo um projeto para aprender Java e Firebird. No meu sistema tem as seguintes tabelas: Produtos, Grupos, Fornecedores, Cidades e Estados.

Minhas dúvidas são:

Criei na classe do JFrame do cadatro_Produtos os encapsulamentos (gets e sets) da tabela produtos. Minhas dúvidas são:

1ª) Esta correto criar nesta classe (Cadastro_Produtos que é o JFrame) ou seria mais adequado criar uma classe separada do JFrame para a tabela produtos e
extender a classe cadastro_produtos (JFrame) à produtos?

2ª) Se o correto é criar outra classe, como ficaria a questão da classe do JFrame já estende a JFrame, eu não poderia também estender a produtos pois seria heranã múltipla,
sendo assim colocaria produtos como uma interface?
public class Cadastro_Produtos extends javax.swing.JFrame { }

3ª) Toda a validação dos dados das variaveis de instância de produtos devem ser realizadas no método set? Pois acredito que se não for feito assim não teria função o método set.

4ª) Se eu for usar DAO, como iria ficar?

Obrigado.

1 Resposta

G

rsa_tche:
Oi, pessoal.

Estou desenvolvendo um projeto para aprender Java e Firebird. No meu sistema tem as seguintes tabelas: Produtos, Grupos, Fornecedores, Cidades e Estados.

Minhas dúvidas são:

Criei na classe do JFrame do cadatro_Produtos os encapsulamentos (gets e sets) da tabela produtos. Minhas dúvidas são:

1ª) Esta correto criar nesta classe (Cadastro_Produtos que é o JFrame) ou seria mais adequado criar uma classe separada do JFrame para a tabela produtos e
extender a classe cadastro_produtos (JFrame) à produtos?

2ª) Se o correto é criar outra classe, como ficaria a questão da classe do JFrame já estende a JFrame, eu não poderia também estender a produtos pois seria heranã múltipla,
sendo assim colocaria produtos como uma interface?
public class Cadastro_Produtos extends javax.swing.JFrame { }

3ª) Toda a validação dos dados das variaveis de instância de produtos devem ser realizadas no método set? Pois acredito que se não for feito assim não teria função o método set.

4ª) Se eu for usar DAO, como iria ficar?

Obrigado.

Algumas das suas dúvidas, basicamente sobre OO… precisam ser estudadas mais a fundo. Dar uma boa estudada sobre MVC também vai te ajudar bastante, pois dizer que o método set não teria função, é meio sem sentido.

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/concepts/index.html

Criado 24 de agosto de 2008
Ultima resposta 25 de ago. de 2008
Respostas 1
Participantes 2