Acabei de configurar o meu servidor para trabalhar com JSP + Oracle.
Desenvolvo sites e sistemas com PHP há uns anos, só que para mim o pior em sites PHP era o código-fonte aberto. Depois de terminado o desenvolvimento do site tinha que entregar aos meus clientes os arquivos *.php com todos os códigos a vista.
Estou ficando maluco ou com o JSP posso criar objetos e compilá-los para arquivos *.class e evitar que o código-fonte seja visível?
cara, com sites desenvolvido apenas em jsp, vc irá entregar o codigo fonte do mesmo jeito…
A maneira melhor para voce evitar isso, é voce fazendo em camadas no padrao MVC2, e assim vc gerando seus Beans e EJB das classes vc estará criando os fontes .java e ao compilar apenas os .class.
logo vc nao ira esta entregando os fontes que o seu cliente pagou ao te escolhe para elaborar um projeto.
D
diogoaclPJ
cara, com sites desenvolvido apenas em jsp, vc irá entregar o codigo fonte do mesmo jeito…
A maneira melhor para voce evitar isso, é voce fazendo em camadas no padrao MVC2, e assim vc gerando seus Beans e EJB das classes vc estará criando os fontes .java e ao compilar apenas os .class.
logo vc nao ira esta entregando os fontes que o seu cliente pagou ao te escolhe para elaborar um projeto.
D
diogoaclPJ
U
umcertoalguemPJ
Olá diogoacl, boa noite.
Obrigado por sua ajuda, agora gostei da idéia de programas em JSP, então tenho que me especializar em Beans e EBJ!
O os servlets? O que são esses caras na verdade?
Fabricio da Silva Soares
D
diogoaclPJ
Servlets são classes javas executadas em um conteiner também, tem particularidades e distinções diferentes dos EJB, Beans e afins.
Todo Jsp é um Servlet.
Ficou claro? senão posso tentar esclarecer melhor
U
umcertoalguemPJ
Olá diogoacl, boa tarde.
Seria melhor você me esclarecer um pouco mais. Li bastante sobre o assunto e estou um pouco mais por dentro.
Meu objetivo final é desenvolver sistemas para Web utilizando o banco de dados Oracle.
O site decidi desenvolver em JSP, agora estou em dúvidas em que momento vou utilizar um JavaBeans, um Enterprise JavaBeans ou um servlets.
Pode me ajudar nessa?
Obrigado.
Fabricio da Silva Soares
D
diogoaclPJ
Opa, blz! Bom não sou muito experiente mais deixa eu tentar te dar uma explanação melhor.
JSP é aonde estará a sua aplicação, mostrando os resultados, logo terá o minimo de código possível, ao menos é isso o que diz a boa e lei de desenvolvimento de sistemas web em java, que se deixe o minimo de linguagem possivel para facilitar a manunteção e o trabalho do designer! Os Beans (get/set passando valores) você irá utiliza-los para chamar os seus EJB, estes terão as regras de negócios da sua aplicação. Fui claro? se vc quiser realmente usar assim, utilize o padrão MVC de arquitetura, Model View Controller, tente dar uma busca pelo site que conseguirá maiores informações…
Será que clariou um pouco mais as suas duvidas?
“umcertoalguem”:
Olá diogoacl, boa tarde.
Seria melhor você me esclarecer um pouco mais. Li bastante sobre o assunto e estou um pouco mais por dentro.
Meu objetivo final é desenvolver sistemas para Web utilizando o banco de dados Oracle.
O site decidi desenvolver em JSP, agora estou em dúvidas em que momento vou utilizar um JavaBeans, um Enterprise JavaBeans ou um servlets.
Pode me ajudar nessa?
Obrigado.
Fabricio da Silva Soares
U
umcertoalguemPJ
Olá diogoacl, boa tarde novamente.
Agora sim, clariou bastante as minhas idéias.
Tenho outra dúvida, quem irá trabalhar diretamente com o Oracle é o EJB?
Tenho um conhecimento razoavel dos JavaBeans, agora pelo que li entendi que o EJB é totalmente diferente dos JavaBeans. É isso mesmo?
Obrigado.
Fabricio da Silva Soares
D
diogoaclPJ
exato, até a pouco tempo eu não sabia diferenciar um do outro.
até que o moderador aqui do PJ matheus me deu esta resposta:
EJB = bean
EJB != Java Bean
Java Bean = bean
…heheah, é só nomeclatura… em relação ao bean, mas EJB e Java Bean são diferentes, o bean é pode ser uma simples classe com getters e setters, e o EJB é um componente distribuido com interfaces e com vaaarios outros conceitos…
Facilita um pouco mais a visão.
Sobre isso, você irá trabalhar sim com os EJB sendo eles a sua camada de persistencia, eles irão acessar a sua DATA BASE… Melhor…
mas como falei, tente procurar algo sobre MVC vc irá ver como funciona direitim.
U
umcertoalguemPJ
Olá diogoacl, boa noite.
Você sabe me indicar algum tutorial bom sobre o padrão MVC?
Obrigado.
Fabricio da Silva Soares
U
umcertoalguemPJ
Olá diogoacl, bom dia.
Sobre o MVC achei o WebWork, já utilizou ele?
Poderia me indicar outra ferramenta?
Obrigado.
Fabricio da Silva Soares
U
umcertoalguemPJ
Olá pessoal, boa noite.
Realmente é dificil achar documentação sobre o webwork. Alguem poderia me informar algum link?
Obrigado.
Fabricio da Silva Soares
U
umcertoalguemPJ
Olá pessoal, boa noite.
Estou me batendo um pouco para começar a criar meus sites em JSP. Gostei muito do padrão MVC é principalmente do WebWork.
Li alguns tutoriais do WW e rodou 100% em meu servidor.
Agora vou partir para o meu site.
Criei uma classe de conexão/seleção para o meu BD.
Então quando quero fazer uma seleção executo o seguinte metodo: getData(“SELECT coluna FROM tabela”) e ele me retorna um array com os resultados.
Criei uma segunda classe que chama o metodo getData.
Minha dúvida é a seguinte, como faço para mostrar esses dados em um arquivo JSP usando o WW?
Poderiam me ajudar?