Algumas imagens funcionam, outras não

Olá a todos. Estou com um problema em minha aplicação que está me tirando do sério. O problema é que tenho alguns JLabels com imagens em meu projeto, só que alguns, NÃO SÃO TODOS, quando executados, lançam um nullPointerException. Utilizo o NetBeans e as imagens estão dentro da pasta src do projeto, com o Classpath das imagens configurados nas propriedades do JLabel.

Lembrando que não são todos que lançam essa excessão, apenas alguns.

Alguém tem alguma solução???

coloque uma parte do seu codigo aqui para que possamos te ajudar…

Vc esta instanciando esses objetos que esta passando a figura…??? e outra tente faze o seguinte tire essas imagens que estão dando problema e ve se o problema continua…se continuar o problema nao é da imagem…

at.

Não sei se pode ser, mas é uma hipotese: pela NullPointerException me parece que o problema nao é a imagem em si, mas o problema está na hora de setar ela, pois se o arquivo de imagem se chama minhaImagem.bmp vc tera que fazer Image image = ImageIO.read(new File(“minhaImagem.bmp”)); se o arquivo de imagem for outraImagem.gif entao vc usaria Image image = ImageIO.read(new File(“outraImagem.gif”));
Digo isso pq se vc setar a imagem mas nao descrever a extensao dela corretamente, vai dar erro. Veja se pode ser isso.

Boa sorte

Eu não digitei código algum para colocar essa imagem em meu JLabel. Utilizando o NetBeans, ele faz isso automaticamente. O que fiz foi criar um JLabel, e nas propriedades deste JLabel, colocar o classpath da minha imagem, que está dentro da pasta src do projeto.

Estranho é que NÃO são todas as imagens que lançam essa excessão. Não sei se tem alguma coisa haver com a imagem em si.

Obrigado aos colegas que opinaram.

Continuo no aguardo de novas colaborações.

Talvez seja melhor vc, colocar seu codigo que esta com problema aqui para analisarmos…

Égua… ja tentei várias coisas que vi na internet, mas de nada me adiantaram.

Coloquei o seguinte código no construtor de meu JFrame:

ImageIcon imagem = new ImageIcon("/imagens/Sun.GIF"); labelImagem = new JLabel(imagem)

Sendo que “labelImagem” é o JLabel que exibirá uma imagem .GIF. Feito isso, eu vou nas Propriedades do label e aponto onde está a imagem, que está dentro de uma pasta dentro da pasta src de meu projeto.

O que é mais estranho é que testei usando a mesma imagem, mas salvando ela no Desktop, sem usar classpath, apenas apontando o local dela, e assim a imagem foi exibida sem problemas, mas quando indiquei o classpath da imagem para o Netbeans, apareceu o dito erro.

amigo, acho que o problema está na String “/imagens/Sun.GIF”.
vc deve digitar o seguinte: “\imagens\Sun.gif”.
tente assim e responda se deu certo ou nao.

att