Algumas perguntas de iniciante

3 respostas
F

Olá amigos, estou começando a pegar o Java, e tenho algumas dúvidas básicas:

1. Vamos supor que meu sistema seja feito no JDK 1.0 e que seja lançado a versão JDK 2.0… a compatibilidade existe? Digo isso, pois a Micro$oft é mestre em não deixar compatibilidade, e estou com medo do Java ser assim tbm… :smiley:

2. Do que precisa um PC pra rodar um “executável” java?

3. “Executável” java consome mais memória que um EXE normal? (alguém me disse isso…

4. rodei um aplicativo teste no NetBeans aki, e a tela ficou com os controles meio azulados… achei bunitinho, isso é padrão? O Java tem Skin pros sistemas dele? Como faço pra ficar com cara de normal mesmo?

Desde já agradeço a todos…

[]s

3 Respostas

J
  1. Sim, você pode pegar um codigo feito no JDK 1.0 e executar no JDK 6.0… a pouco tempo eu até escrevi um post no meu blog falando que é exagero essa retrocompatibilidade toda: http://jairelton.com/retrocompatibilidade-eterna

2. Precisa do JRE instalado, baixe em java.sun.com

3. Depende, se for um programa muito pequeno, vai consumir um pouco mais… pois em um executável nativo somente ele é carregado na memória, enquanto no Java, é carregada a JVM também, e o seu programa… digamos que o Java tem um consumo mínimo, que é o da JVM, mas isso é desprezível… alem do que, gerenciamento de memória em linguagens nativas não é um processo muito simples, se você falhar em algum lugar, o que é extremamente comum, a memória vai começar a vazar, e aí você tem problemas… já em Java, o gerenciamento de memória é muito eficiente e totalmente automático, então não tem com que se preocupar.

4. No Java há hum conceito chamado “Look And Feel”, quando você usa Swing, é aplicado um Look And Feel aos componentes, por padrão é aplicado o “Metal”, que é esse azul “bonitinho” que você disse aí, mas você pode escolher outros, como o WindowsLookAndFeel, que deixa a aplicações iguais a essas do windows mesmo, o MotifLookAndFeel, que tem a aparencia do Motif, ou o SystemLookAndFeel, que assume a aparência do sistema onde está executando…

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/lookandfeel/plaf.html

B

Ola, vamos por passos:

Sim, é mantido uma compatibilidade, mas existe algumas coisas que melhoram, mas o que já existe continua funcionando.

Para uma maquina rodar um “executavel” java ela somente precisa da maquina virtual instalada, ou seja, a JRE.

Geralmente consume, mas a diferença é muito pouca.

Em java temos os chamados look-and-feel, há diversos look-and-feel disponíveis no mercado, alguns pagos, outros não, para a sua aplicação ficar com cara de normal é necessário setar o look-and-feel do Sistema, assim ele assume o look-and-feel da plataforma, a forma de vc setar isto é, na sua main, antes de qq coisa, invoke isto:

UIManager.setLookAndFeel(UIManager.getSystemLookAndFeelClassName());
F

Valeu pessoal… estou começando a gostar do Java… daqui a pouco vocês vão ter mais um programador Java… :smiley:

[]s

Criado 16 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 16 de fev. de 2007
Respostas 3
Participantes 3