Alguns problemas (MUITO IRRITANTES) de desenvolvimento J2EE

12 respostas
icarocd

pessoal, ao longo de minha muito pequena experiencia em desenvolvimento j2ee, tenho me deparado com varias coisas que acho meio insuportaveis… :evil:

abaixo segue uma listinha. gostaria de saber de voces quais solucoes voces adotam pra cada um dos problemas… acho que esses que listarei todos ja enfrentaram ou enfrentam ainda :twisted: podem filosofar a vontade, gostaria de saber realmente como cada um vê esses problemas. :wink:

bom vamos la:
:arrow: tratamento de requisicoes (pegar dados de request’s, etc)
:arrow: tratamento de formularios (campos vazios, conversao, …) (eca)
:arrow: “conversao” manual, pelo programador, de objetos do modelo para/de tabelas do banco (pessimo!)
:arrow: seguranca de acesso a modulos restritos, ao site como um todo, etc (fazer manualmente nos servlets/jsps é chato e soa pra mim muito “inocente”)
:arrow: chatice de criar paginas das 3 opcoes basicas de adicionar/editar/visualizar (pessimo!!!)
:arrow: ter que ficar adicionando os servlets no deployment descriptor (se com JSP nao precisa, por que precisa com os servlets???)
:arrow: ter que ficar reiniciando o servidor a cada vez que eu altero o codigo dos servlets…

OBS: por ora estou estudando JSF e Hibernate, e acredito que esta dupla deve resolver alguns dos problemas listados… mas como vêem ainda sobram muitos!

12 Respostas

kicolobo

Pessoalmente, não tenho muita paciência para o padrão J2EE. Acho incrívelmente burocrático (por exemplo na criação de EJBs). Agora, na especificação JEE 5, as coisas melhoraram, e MUITO.

Mas alguns pontos que você apontou são no mínimo estranhos (talvez fruto de ignorância):

• tratamento de formulários (campos vazios, conversão, …) (eca)

Depende do modo como você está trabalhando. Se está trabalhando com algum framework, como o Struts ou o Faces, este problema você não tem. E, querendo ou não, validar campos é um dos ossos do ofício.

• chatice de criar paginas das 3 opcoes basicas de adicionar/editar/visualizar (pessimo!!!)

Esta é uma opção cretina de design de desenvolvedor. Em lugar algum da especificação J2EE lhe diz para fazer isto. Sendo assim, culpá-la é no mínimo injusto. Você pode ter por exemplo uma única página para adicionar/editar registros. Se estiver usando Struts ou JSF, o seu próprio backing bean resolve se você está incluindo ou editando.

• “conversao” manual, pelo programador, de objetos do modelo para/de tabelas do banco (pessimo!)

Na especificação J2EE você tem o JDO. Não é lá uma maravilha mas pode te quebrar o galho. Além disto, você tem hoje outras opções: na especificação JEE 5 há o JPA, e, se não for de seu agrado, ainda pode usar o Hibernate por exemplo.
A conversão do modelo relacional para o orientado a objetos “manualmente” é portanto uma opção do desenvolvedor mesmo no desenvolvimento usando J2EE. De novo, você não pode culpar a especificação neste ponto.

Agora, se você está se referindo a programar J2EE “na unha”, ou seja, sem usar framework de apoio algum, tenho uma péssima notícia para lhe fornecer: você está quase sozinho, pois poucos são loucos de jogar fora a produtividade de um bom framework. :slight_smile:

(no JEE5 isto já é possível, uma vez que o JSF faz parte da especificação, assim como o JPA)

maquiavelbona

Antes de podermos filosofar, citar ou listar situações sem suas respectivas opiniões sobre “chatices” torna nossa filosofia para algo tipo :“Do que ele reclama especificamente? Quer saber? Que se dane!”.

• Não vejo grande problema em trabalhar com requisições;
  • Tratamento de formulários, desde de que saibas o que queres, não é nada catastrófico;
  • Como resolveria isso sem o Hibernate ou outra camada parecida? Irias deixar o Hibernate criar suas tabelas?
  • Como assim inocentes? Pattern Interceptor ajuda a pensar sobre isso;
  • Isso quem cria é você. Pense melhor nas suas lógicas!
  • Sei lá, eu prefiro centralizar o que será e como será acessado do que ter acesso a links a rodo;
  • Depende do Servlet Container/Aplication Server e da absurda mudança que fizer;

JSF é interessante e HIbernate é útil pacas, mas para os problemas apresentados, eles não cobrem os problemas que enumeraste.

Até!

icarocd

ja vi que o que mais tem sao os adoradores da tecnologia hehehe
eu tambem gosto mas tem certas coisas que incomodam a todos, como sabem.
alguns dos problemas ja estou lidando bem, como requisicoes, tratamento, etc. porem em certos aspectos eu nao posso simplesmente sair usando frameworks em tudo, pois em alguns projetos que participei havia necessidade deperformance, entao era pra fazer na unha muitas coisas mesmo…
agradeco as opinioes e espero ouvir mais a respeito do pessoal! se possivel opinem sobre alguns dos pontos que ainda ninguem comentou!

kicolobo

Sempre que você “defende” alguma tecnologia, é chamado de “adorador” da mesma.

NO entanto, neste caso não se aplica. Vemos aqui uma pessoa reclamando de problemas que, na realidade, não existem, mas sim são fruto da própria ignorância do reclamante em relação ao assunto.

E vemos este comportamento inúmeras vezes em nossa profissão. O sujeito não sabe como fazer alguma coisa no Open Office que sabe fazer no Microsoft Office e diz: “o Open Office é uma bosta. Não tem como fazer isto nele!”, com linguagens de programação então nem se fala!

E aí pergunto: este comportamento leva a algum lugar? Sim, leva. Leva à estagnação e à prosperidade da ignorância. Só. Será este um ganho? Só pro ignorante.

icarocd

kicolobo:
Sempre que você “defende” alguma tecnologia, é chamado de “adorador” da mesma.

NO entanto, neste caso não se aplica. Vemos aqui uma pessoa reclamando de problemas que, na realidade, não existem, mas sim são fruto da própria ignorância do reclamante em relação ao assunto.

E vemos este comportamento inúmeras vezes em nossa profissão. O sujeito não sabe como fazer alguma coisa no Open Office que sabe fazer no Microsoft Office e diz: “o Open Office é uma bosta. Não tem como fazer isto nele!”, com linguagens de programação então nem se fala!

E aí pergunto: este comportamento leva a algum lugar? Sim, leva. Leva à estagnação e à prosperidade da ignorância. Só. Será este um ganho? Só pro ignorante.

meu amigo, voce esta sendo meio grosseiro, por favo mantenhamos o respeito.
eu sei que muitos dos problemas já se tem solucao, e por isso postei o topico, pra conhecer melhor as solucoes que as pessoas costumam adotar. por exemplo no caso de seguranca. como o cara faz? inclui uma rotina no jsp pra verificar seção aberta de usuario? ou só no tratamento ele veririfca? ou usa intercepter como o colega falou?
ou seja, estou pedindo informacoes construtivas, voce ate deu algumas, mas nao ha necessidade de arrogancia. peço que espoham suas ideias de forma preferivelmente imparcial, se isto for possivel.

kicolobo

Se é grosseria discordar de determinadas posturas, então sou extremamente grosso.

shison

Concordo com a questão da estanação, é a preguiça, preguiça de aprender…

Mas então, acho que alguém que trabalha como um programador não pode achar “chato” montar telas de inserir/editar/excluir.
Se a pessoa está se entediando com isto, talvez seja hora de mudar de segmento, ou até de ramo.

Já a questão da performance, acho tb, que não há tanto ganho assim de performance escrevendo tudo na mão. Fica mais por uma questão de escolha mesmo. Ainda mais se for levar em conta o ganho que se tem com manutenção…

flw.

icarocd

shison:
Concordo com a questão da estanação, é a preguiça, preguiça de aprender…

Mas então, acho que alguém que trabalha como um programador não pode achar “chato” montar telas de inserir/editar/excluir.
Se a pessoa está se entediando com isto, talvez seja hora de mudar de segmento, ou até de ramo.

Já a questão da performance, acho tb, que não há tanto ganho assim de performance escrevendo tudo na mão. Fica mais por uma questão de escolha mesmo. Ainda mais se for levar em conta o ganho que se tem com manutenção…

flw.

ola
eu nao sou um programador :smiley:
na verdade trabalho com hardware, microcontroladores, circuitos integrados, fpga’s, etc. mas as vezes me aventuro no software tambem :wink:

repetindo, a ideia de postar esse topico é de poder APRENDER sobre as solucoes que o pessoal usa pros problemas comuns que tenho visto ao longo de minhas experiencias. nao estou dizendo que sei tudo, nada disso, “eu so sei que nada sei”. estou pedindo ajuda pra esses problemas, se voces sabem de solucoes otimo, compartilhem! a ideia é essa, nao sou contra java nem nada disso.
acho que ainda nao entenderam o proposito do topico :roll:
se voces se recusam a ajudar a tirar as duvidas tambem nao precisa postar ofensas nem coisas que nao acrescentam às minhas duvidas.

shison

Então colega, por isso que você está achando tudo tão chato, você tem sua especialidade em outro segmento. Viu? Caiu no que eu disse :slight_smile:

Eu por exemplo que trabalho com desenvolvimento, e quando tenho de fazer manutenção no meu micro fico p da vida hahaha mó chato rs

Mas voltando ao tópico,
a solução de seus problemas se dão na utilização de frameworks MVC.

flw :wink:

icarocd

shison:

Mas voltando ao tópico,
a solução de seus problemas se dão na utilização de frameworks MVC.

flw :wink:

é nessa parte que gostaria que se concentrassem as respostas. :wink: :roll:
tudo bem, estou comecando a entender sobre os frameworks, legal. mas preciso de informacoes mais especificas pra resolver os problemas que listei. sugestoes?

pcalcado

Criar CRUDs, serializar objetos, etc. é horrivelmente chato, e para isso existem opções como Ruby on Rails, Hibernate, VRaptor, Spring e etc.

Primeiro você aprende a fazer na mão, depois você usa uma ferramenta adequada.

von.juliano

Acredito que o Framework VRaptor resolve parte de seus problemas:

http://www.vraptor.org/pt/

Criado 16 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 16 de fev. de 2007
Respostas 12
Participantes 6