pessoal, ao longo de minha muito pequena experiencia em desenvolvimento j2ee, tenho me deparado com varias coisas que acho meio insuportaveis… :evil:
abaixo segue uma listinha. gostaria de saber de voces quais solucoes voces adotam pra cada um dos problemas… acho que esses que listarei todos ja enfrentaram ou enfrentam ainda :twisted: podem filosofar a vontade, gostaria de saber realmente como cada um vê esses problemas. 
bom vamos la:
:arrow: tratamento de requisicoes (pegar dados de request’s, etc)
:arrow: tratamento de formularios (campos vazios, conversao, …) (eca)
:arrow: “conversao” manual, pelo programador, de objetos do modelo para/de tabelas do banco (pessimo!)
:arrow: seguranca de acesso a modulos restritos, ao site como um todo, etc (fazer manualmente nos servlets/jsps é chato e soa pra mim muito “inocente”)
:arrow: chatice de criar paginas das 3 opcoes basicas de adicionar/editar/visualizar (pessimo!!!)
:arrow: ter que ficar adicionando os servlets no deployment descriptor (se com JSP nao precisa, por que precisa com os servlets???)
:arrow: ter que ficar reiniciando o servidor a cada vez que eu altero o codigo dos servlets…
OBS: por ora estou estudando JSF e Hibernate, e acredito que esta dupla deve resolver alguns dos problemas listados… mas como vêem ainda sobram muitos!