Alinhamento de Campos no Jasper Studio e na Aplicação

Srs, Estou com um problema no Mínimo interessante, seguinte:

Eu utilizava o ireport no desenvolvimento dos relatórios e os executava em uma aplicação web (tomcat), tudo funcionava perfeitamente.

Com a descontinuação do jdk 1.7, não posso mais utilizar o iReport e fui obrigado a migrar para o Jaspersoft Studio. Após a migração dessa ferramenta de desenvolvimento, todos os relatórios que eu compilo no Jaspersoft Studio, executam normalmente dentro do ambiente de desenvolvimento, mas quando mando rodar na aplicação (no tomcat), todas as caixas de texto (texto fixo e campos dinâmicos) perdem o alinhamento.

Exemplo, no jaspersoft studio eu alinho right, bottom, quando eu rodo o relatório fica correto, mas quando eu rodo o relatório na aplicação tomcat, fica tudo up left!

Imagino que eu tenha que atualizar alguma lib da aplicação tomcat, mas não faço idéia de quais…

Alguém poderia me dar uma luz, eu tô realmente vendido nesse situção!

O Jaspion Report converte pra PDF ou HTML? Conversoes nunca sao perfeitas mesmo. O ideal é você trabalhar diretamente com o formato que o usuário vai usar, HTML ou PDF.

Mas esse tipo de problema nunca havia ocorrido, uso Jasper a vários anos mas sempre com o iReport, isso ai começou a acontecer depois que migrei para o Jasper Studio.

Boa Tarde.

Em relação ao negrito eu tive este problema recentemente. Como resolvi? Deixei somente na tag de texto, no jrxml é onde tem o atributo isBold e deixei somente este atributo isBold = true, ai ele vai ficar como a fonte default que é a SanSerif, e se eu colocava alguma fonte que não fosse a SanSerif dava esse problema.

Att.

Estou enfrentando um erro parecido, no meu caso eu criei o relatório do zero no Jasper Stuido. No Jasper Studio está perfeito gera o PDF sem problemas, mas quando coloco na aplicação acontece igual você relatou os textos não ficam centralizados.
Qual foi a solução que você encontrou para esse problema?

Estava passando pelo mesmo problema. Então fiz algumas alterações e funcionou. Para situar melhor as coisas, abaixo as bibliotecas instaladas no meu NetBeans:

1 - Bibliotecas Legadas (instaladas quando eu usava iReport 5.6.0 e mantidas)

  • commons-beanutils-1.8.2
  • commons-collections-3.2.1
  • commons-digester-2.1
  • commons-javaflow-20060411
  • commons-logging-1.1
  • groovy-all-2.0.1
  • jcalendar-1.4
  • iText-2.1.7.js2
  • jasperreports-5.6.0

2 - Atualizações em 2020 (ligadas a outros softwares)

  • mysql-connector-java-8.0.20

3 - Novas adições (Ligadas ao Jaspersoft Studio 6.12.2)

  • jasperreports-6.12.2
  • jasperreports-annotation-processors-6.12.2
  • jasperreports-custom-visualization-6.12.2
  • jasperreports-fonts-6.12.2
  • jasperreports-functions-6.12.2
  • jasperreports-javaflow-6.12.2
  • jasperreports-metadata-6.12.2
  • joda-time-2.0

Observação 1: Todos os relatórios estão com a propriedade Language = java

image

Observação 2: em relação ao item “3”, essas bibliotecas foram adicionadas com a intenção de resolver o problema de alinhamento, mas não sanaram. No entanto, eu as mantive.

A questão só foi resolvida alterando as seguintes propriedades:

  • net.sf.jasperreports.style.hAlign
  • net.sf.jasperreports.style.hTextAlign
  • net.sf.jasperreports.style.hImageAlign
  • net.sf.jasperreports.style.vTextAlign
  • net.sf.jasperreports.style.vImageAlign

Para acessar o painel de propriedades:

1 - Clique no item que deseja editar as propriedades:

Exemplo:

image

2 - No painel direito, parte inferior, com a opção Appearance selecionada, clique no botão Edit Properties:

Exemplo:

image

3 - Irá aparecer a caixa de edição de propriedades:

Nessa tela irá aparecer as propriedades dos tópicos que se podem editar, ou seja:

  • Layout
  • Units
  • Crosstab
  • Design
  • Export
  • Fill
  • Other
  • Miscellaneous

O que nos interessa está em Design:

image

Evidentemente que o valores estão de acordo com a minha necessidade. Notem que a opção net.sf.jasperreports.style.hAlign está tachada, ou seja, está indicando que essa propriedade está obsoleta. Nesse caso o valor deve ser informado manualmente. No meu caso: “Right”. As outras duas propriedades apresentam uma caixa suspensa (JCombBox) com as opções Left, Center e Right para hImageAlign e Left, Center, Right e Jusfied para hTextAlign. Mais abaixo, as propriedades para o alinhamento vertical:

image

Observação: As propriedades de texto como negrito, itálico, etc. funcionaram com essas configurações, no caso, têm a ver com as bibliotecas.