Alinhamento de componentes

Pessoal, tem como eu deixar os componentes graficos em minha tela soltos? Tipo, sem está utilizando nenhuma tipo de layout, FlowLayout etc etc… Eu queria arrumar os componentes na minha tela por coordenadas por exemplo, tem algum modo de fazer isso?

Útima vez que respondi isso apareceu uns 3 depois pra xingar minha resposta dizendo como isso não é nem um pouco recomendado e acaba com a portabilidade do programa mas … respondendo sua pergunta hehe
se você colocar o layout como “null” ele vai ficar como você quer, ae você vai precisar setar o “Size” e “Location” (ou Bounds) dos componentes para eles poderem aparecer.

Concordo com o Cronnos, mas (como nem tudo na vida são flores), layout manager nulo é recomendado apenas em aplicações onde tenham tamanho de tela definidos e sem opção de redimensionamento, pois ao redimensionar o JFrame os componentes não são afetados, permanecendo em suas posições originais. Assim, se vc tiver um JButton na posição X 300 e Y 300, quando o JFrame for redimensionado para 200 de largura e 200 de altura o botão sumirá da tela.

Se for este o seu caso, siga o conselho do Cronnos e seja feliz! :wink:

[]'s

Cara… Meu conselho é vc pegar bem como utilizar layouts… dá pra fazer 98% das coisas q vc precisa…

Rpz… Eu queria isso mesmo!!

Mais estou me batendo todo nessa porra do swing pra alinhar os componentes e não funcionad… Vou tentar no modo de Edição do netbeans pra ver se rola… Apesar de saber que ele deixa lixo pra porra, mas vou testar.

Apesar da sujeira do netbeans ele é bom pra gerenciar layout… vc clica com o botão direito no Jpanel e define qual layout usar… dá pra brincar bastante!!

Quando eu qro fzr formulários tabulares eu uso o JGoodies FormLayout, dá uma olhada: http://www.jgoodies.com/freeware/formsdemo/index.html

No começo você vai se atrapalhar um pouco mas depois d pegar o jeito vai ver que é muito fácil.

Também aconselho você dar uma estudada nos LayouManagers http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/layout/using.html, vale a pena.

[]'s

Ola andre santos, cara to precisando duma ajuda sua q nem vc imagina

to fazendo uma aplicação em java, e estou tendo dificuldades com jgoodies validation
eu ja fiz uns 90% , gero o label com erro, mas nao consigo alinhar ele na frente to JTEXTFIELD
por exemplo na validação se o nome do usuario estiver vazio e a senha tiver menos q 5 caracteres
vou gerar dois erros , ou seja dois labels…e tenho q alinhar eles, de acordo com txtnome e txtsenha pode me
ajudar?