Alta disponibilidade para aplicação web: existe alguma forma trivial?

1 resposta
FkJ

Bom dia,

Tenho uma aplicação web que é basicamente composta por formulários, porém existe um serviço de envio de email e outro de download de arquivos. Uso Seam + JBoss AS (o servidor fica na própria empresa).

Fazer o redeploy dessa aplicação tem sido um dilema…

Conforme postei anteriormente na lista, quanto a perda dos dados informados em formulários estou testando persistência da sessão. Funcionou localmente, tenho que ver em produção. O download de arquivos e envio de email continua crítico.

Pensei então em separar a aplicação em 3. Para isso precisaria que a atuenticação feita na aplicação principal fosse visível para as demais. Cheguei a ler sobre SSO, mas não encontrei nenhuma “receita de bolo” para o ambiente que uso. Gostaria de evitar o uso de cookies, ou o SSO no final das contas usa cookies?

Gostaria também que não ocorresse erro 404 caso o usuário tentasse acessar a aplicação durante o redeploy. Nesse caso seria mais interessante cluster do que separar em 3 aplicações?

Uma outra alternativa seria tentar agendar o redeploy para que ele ocorra durante a madrugada.

O que sugerem? Qual a forma mais simples de alcançar tal objetivo no ambiente mencionado acima?

Obrigado,
Felipe

1 Resposta

G

A sua solução é cluster. Estou trabalhando em um projeto que precisa de alta disponibilidade, além de que a aplicação é muito grande, e era necessário mais recursos do que uma única jvm pode disponibilizar.

Então usando glassfish configurei os clusters de forma a trabalhar em fault-tolerance, ou seja, se um nó cair os outros assumem o trabalho como se nada tivesse acontecido. Há um PDF da Sun sobre isso, porém é para glassfish. Deve haver algo para jboss.

Criado 27 de outubro de 2009
Ultima resposta 27 de out. de 2009
Respostas 1
Participantes 2