[ALTAMENTE OFF]Ajuda no Oracle

Caros amigos javarianos,

:arrow: Estou precisando corrigir algumas configurações do oracle. Enviei em um post anterior dizendo que não estou consseguindo efetuar a conexão thin.

Erro que ocorre: java.sql.SQLException: IO Exception: End of TNS data channel

:arrow: Se alguém por ai tiver alguma experiência em administração do oracle vai quebrar maior galho.
Fazem três dois dias que venho procurando uma solução e em todos os lugares que acho alguma coisa tá. Fale com seu DBA, Procure seu DBA… Legal, e quando vc não tem um DBA…

Notei que no TNSNAMES do oracle possui uma referência para a porta 1521 e 1526, mas quando efetuo um telnet na porta 1526 não há uma resposta.

Outra coisa que vi é que tenho dois contextos TCP/IP para o mesmo banco. Não sei se isso pode estar interferindo.
Vejam no TNSNAMES abaixo que os contextos CPSY_APP-TCP.world e ORANW.world estão apontando para o mesmo banco de dados…

Segue abaixo o meu TNSNAMES. Qualquer ajuda será bem vinda.
Um grande abraço para todos.

[code]# Oracle8 Release 8.0.4.2.0 - for NetWare Bundle

ARQUIVO TNSNAMES.ORA

CPSY_APP-IPC.world =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS =
(COMMUNITY = ipc.world)
(PROTOCOL = IPC)
(KEY = CPSY_APP_LSNR)
)
)
(CONNECT_DATA =
(SID = ORCL)
)
)
CPSY_APP-SPX.world =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS =
(COMMUNITY = spx.world)
(PROTOCOL = SPX)
(SERVICE = CPSY_APP_LSNR)
)
)
(CONNECT_DATA =
(SID = ORCL)
)
)
CPSY_APP-TCP.world =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS =
(COMMUNITY = tcp.world)
(PROTOCOL = TCP)
(Host = 192.107.14.55)
(Port = 1521)
)
(ADDRESS =
(COMMUNITY = tcp.world)
(PROTOCOL = TCP)
(Host = 192.107.14.55)
(Port = 1526)
)
)
(CONNECT_DATA =
(SID = ORCL)
)
)
ORANW80.world =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS =
(COMMUNITY = tcp.world)
(PROTOCOL = TCP)
(Host = 192.107.14.55)
(Port = 1521)
)
(ADDRESS =
(COMMUNITY = tcp.world)
(PROTOCOL = TCP)
(Host = 192.107.14.55)
(Port = 1526)
)
)
(CONNECT_DATA =
(SID = ORCL)
)
)
#EZCFG_VER=1.1.0.0.0

ARQUIVO LISTENER.ORA

LISTENER =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS =
(PROTOCOL = IPC)
(KEY = CPSY_APP_LSNR)
)
(ADDRESS =
(PROTOCOL = TCP)
(HOST = 192.107.14.55)
(PORT = 1521)
)
)
STARTUP_WAIT_TIME_LISTENER = 0
CONNECT_TIMEOUT_LISTENER = 10
TRACE_LEVEL_LISTENER = OFF
SID_LIST_LISTENER =
(SID_LIST =
(SID_DESC =
(SID_NAME = ORCL)
(ORACLE_HOME = DBDISK:ORANW803)
)
)
#EZCFG_VER=1.1.0.0.0

ARQUIVO SQLNET.ORA

$Header: sqlnet.ora 1.2 95/08/14 17:10:47 llarsh Osd<desktop/netware> $ Copyr © 1995 Oracle

AUTOMATIC_IPC = OFF
sqlnet.expire_time = 0
TRACE_LEVEL_CLIENT = OFF
TRACE_LEVEL_SERVER = OFF
NAMES.DEFAULT_DOMAIN = world
NAME.DEFAULT_ZONE = world

To use Oracle Names when makeing outbound or loopback connections from

this server, add ONAMES to the NAMES.DIRECTORY_PATH below

NAMES.DIRECTORY_PATH = (TNSNAMES,NOVELL)
SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES = (NDS)
#EZCFG_VER=1.1.0.0.0[/code]

Acho que isso é normal:
Ele usa a porta 1521 pra dar um “Hello” no banco, caso o banco aceite a conversa ele libera a outra porta para a comunicação com o cliente!

Tem um grupo interessante de Oracle:
Oracle-BR
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

Olá

Desconfio que o caminho não é este. Mas quem sou eu para falar sem saber de mais detalhes? Diga como está ocorrendo este erro, se é na gravação de algo muito grande como um blob por exemplo.

Mas dê uma passadinha na fonte de saber dos DBAs Oracle (metalink): http://metalink.oracle.com/

[]s
Luca

Nesse caso é na hora de conectar:
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=9097

O que você falou faz total sentido, por que esse erro costuma acontecer quando você está usando um CLOB / BLOB.

Não o problema está ocorrendo durante o processo de conexão… Não está nem conectando.
:arrow: Estou usando a seguinte String de conexão: “jdbc:oracle:thin:@192.107.14.55:1521:ORCL”, “javaApp”, “javaapp”
Exatamente nesta linha ocorre o erro…
Já tentei tbm conectar via oci8, mas o maldito driver não acha a dll oci8jdbc.dll…

Estou de pés e mão atadas, não conheço quase nada administração do oracle, o banco funciona com todos os aplicativos da empresa, mas a maldita conexão thin não funciona nem fod… :x

Nunca tive problema pra conectar em um banco de dados, nem o SQL da Micro$oft me deu dor de cabeça… O Oracle é muito bom, mas sem um administrador é pior que o mySql…

Valeu galera e desculpem a revolta, só que vou atrazar um projeto que precisa pegar informações no Oracle e até agora nem conectar no maldito banco eu conssegui, sem contar que Pool de conexão via ODBC, tá dando pau…

Um abraço pessoal… :wink:

Olá

Acho que não é seu caso, mas na web achei erros semelhantes devidos às seguintes hipóteses:

  1. Tabela corrompida (esta hipótese pode causar este tipo de erro).

  2. Problemas com usuário e senha na conexão com o banco

Eliminar e criar de novo se for possível.

[]s
Luca

[quote=“Luca”]…2) Problemas com usuário e senha na conexão com o banco
Eliminar e criar de novo se for possível.[/quote]

Não, nenhum dos usuários estão consseguindo conectar. Este usuário que enviei na String de conexão já um um usuário que criei pra ver se continuava dando problema…

Mas blz, o que eu fiquei mais puto agora. é que as aplicações do Oracle são em java e todas estão conectando sem problemas… Acho que a solução seria via oci8, mas não sei onde ou como devo referenciar a dll, acho que já enfiei a DLL em todas as pastas na máquina e até agora, nada de conexão… Sempre que tendo conectar viar Oci8 não rola, ele chia, dizendo que não localizou a DLL.

Valeu galera :wink:

Olá

Caramba, gostaria de ajuda-lo mas a coisa está russa.

Sobre localizar ocijdbcx.dll: os drivers jdbc Oracle vem com o nome da dll embutido. Precisa usar driver jdbc do Oracle 8 com ocijdbc8.dll no ORAHOME\bin.

Veja http://www.orafaq.com/msgboard/java/messages/1370.htm
Como diz lá, confirme se um programinha de teste consegue fazer System.loadLibrary(“ocijdbc8”)

[]s
Luca

Pessoal,
Agora aconteceu um puta mistério.

Instalei as ferramentas de Administração do Oracle e puxei o driver JDBC que vem com essa instalação…
Adivinhem o que aconteceu???

Funcionou perfeitamente.

Até agora não estou entendendo o que poderia estar acontecendo… :!: :!:

Mesmo assim muito obrigado mesmo pela ajuda e pela atenção de todos…
Se eu descobri o que ocorreu realmente vou postar a solução aki…

Um grande abraço para todos…

:wink:

Olá

Beleeeeeza!

Em um dos sites que andei dizia algo sobre reinstalar todo o cliente Oracle. Talvez tenha sido por aí o caminho.

[]s
Luca

:?: Dá pra acreditar???

O maldito erro era pq o driver que veio como o Client não é compativel com a versão… Até agora todos os teste que eu tenho feito foram com um driver que não funciona… dá pra acreditar… O pior de tudo é que baixei os drivers no site da Oracle e eles tbm não funcionaram…

:arrow: Quando instalei as ferramentas de administração do banco e utilizei o driver que veio e o problema acabou… Voltei o driver antigo para ter certeza e novamente o problema… Agora qual a relação entre o Problema e a menssagem de erro que estava ocorrendo???

Pessoal, mais uma vez valeu a atenção e a preocupação de todos em ajudar…
Um abraço… :wink: