Alterando o valor de um capo no relatório

Bom dia,

pessoal eu estou montando alguns relatórios e eu estou com um probleminha que é o seguinte:

existem alguns campos de uma tabel do meu banco que contém alguns valores nulos, quando eu monto um relatório está aparecendo NULL para os usuários!

Como eu faço para mudar este valor, isto é, para eu colocar uma condição do tipo:

if(campo == null) mostrar "" else mostra o valor

Muito obrigado!

Mas tu tá montando os relatórios a mão ou usando algo tipo o Jasper ou outro qualquer???

Para montar eu uso o IReport e depois de pronto eu uso nas minha aplicações o Jasper.

Vc poderia me mostrar como eu mudo o valor do campo no Ireport mesmo?

Valeu

faz assim ó:

campo == null ? "" : campo

deve funcionar…

falow

No IReport eu passo um valor da coluna da tabela para um TextField usando $F{NomedoCampo}!

Como eu coloco a condição neste caso?

Obrigado!

Se estiver imprimindo em um textField, no Ireport entre nas propriedades do mesmo, na aba Text Field tem um checkbox Blank when null… Acho q resolve seu problema!!!

Se usar jasper direto coloque no xml na tag textfield a propriedade isBlankWhenNull=“true”…

Fallow

Quanto a outra pergunta, vc pode fazer o seguinte:

$F{FIELD} == null ? “” : $F{FIELD}

Pronto!!!

Fallow

OK TedLoprao, mas ainda tem um problema que é o seguinte:

Eu tenho uma tabela no meu banco chamada produto e este poduto pode está atívo ou inativo. Na tabela produto eu armazemo ‘A’ para produtos ativos e ‘I’ para produtos Inativo.

quando eu monto o relatório eu gostaria que aparecesse o texto Ativo ou Inativo ou invés de A ou I.

Para isto eu tenho que fazer compações do tipo:

if(NomedoCampo.equals("A")) $F{"Ativo"} esle $F("Inativo")

Vc sabe me dizer como eu faço isto!

Muito obrigado!

Valeu velho, mas eu consegui com fazer com sua explicação veja:

$F{indsitcen} == "A"? "Ativo" : "Inativo"

O engraçado é que ele usa ‘==’ para compara String!

Valeu Brother :smiley:

Não velho deu errado!!!

ele usa equals para compara!!!

Veja agora o certo:

$F{indsitcen}.equals("A")? "Ativo":"Inativo"

Valeueueueueueu!!!

É isso ai, vc pode usar os métodos dos objetos normalmente, como se estivesse programando!!!

Fallow