Alterar a versão do java?

Eu não tenho variáveis de ambiente configuradas com nenhuma versão mas quando dou java -version aparece que estou usando o java 1.6.0_29, mas eu nem configurei isso e agora eu quero usar a 1.5, como faço?

a minha variável path não tem nenhuma referencia a nenhuma jdk e quando eu referencio a 1.5 nela continua mostrando que estou usando a 1.6

Você quer usar a 1.5 aonde , na IDE ? se sim, basta vc baixar a jdk 1.5 e alterar no próprio eclipse por exemplo se este for o seu caso …

Você já reiniciou o Windows depois de alterar as variáveis ???

As vezes acontece comigo essas mudanças de não reconhecerem logo em seguida.

PS: Suponho que esteja usando o Windows por conta da situação que só ocorre lá… incrível isso…

É o windows XP, eu dou o comando java -version no DOS e aparece a versão do java 1.6.0_29, no eclipse eu sei mudar eu quero mudar no windows mesmo, a questão é, não tenho nenhuma variável de ambiente que referencie esse jdk, então não sei como configurar.

Verifica no IE >> Ferramentas >> Opções de Internet >> Avançadas >> Java (Sun)

Veja senão há alguma JRE apontada por lá …

No IE está apontando pra JRE 1.5 mas no DOS mostra 1.6

Você tem duas alternativas:

  1. Alterar a variável de ambiente PATH, que deve estar apontando para o JRE 6.0 ao invés do JRE 5.0. Para fazer isso, aperte a tecla do Windows + Break, vá em configuração avançada do sistema, avançado, variáveis de ambiente. Procure pela variável PATH, edite o seu conteúdo e troque o diretório do Java 6 pelo do java 5.

  2. Digitar o caminho completo na hora de rodar o comando, por exemplo:
    c:\program files\oracle\jdk7\bin\java -jar seuJar.jar

Dica 1: Veja se não tem um java.exe no diretório C:\Windows\Sistem32
Dica 2: Em vez de ficar quebrando a cabeça, execute a versão da JVM que você quer, chamando com o PATH completo (por exemplo: C:\JDK1.5\bin\java.exe -version)

[edit] Postei junto com o ViniGodoy[/edit]

Então, a minha variável de Ambiente PATH, não está fazendo nenhuma referencia pra nenhuma jdk, ela está assim nesse momento e ja estava assim quando eu liguei a máquina

C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\WINDOWS\system32\WindowsPowerShell\v1.0;;c:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn;c:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\100\DTS\Binn;c:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn\VSShell\Common7\IDE;C:\Arquivos de programas\Samsung\Samsung PC Studio 3\

não há nada nela além disso

to com a seguinte dúvida:

Em minha maquina eu estou mexendo no JDK 1.7 e meu amigo esta com JDK 1.6, estamos desenvolvendo uma sistema juntos e esta dando um incompatibilidade. Como posso resolver isso? Ou será que tem como fazer algum tipo de salvar o código na versão 1.6?

Muito Obrigado Wellington

[quote=xxmayconxx]Então, a minha variável de Ambiente PATH, não está fazendo nenhuma referencia pra nenhuma jdk, ela está assim nesse momento e ja estava assim quando eu liguei a máquina

C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\WINDOWS\system32\WindowsPowerShell\v1.0;;c:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn;c:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\100\DTS\Binn;c:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn\VSShell\Common7\IDE;C:\Arquivos de programas\Samsung\Samsung PC Studio 3\

não há nada nela além disso[/quote]Quando se instala a JDK, é criado no c:\windows\system32 um java.exe e certamente é ele que é chamado. Então, como foi comentado acima, no DOS, escreva o caminho completo do local da JDK. Entretanto, se você tem apenas instalado o java JDK 1.6, não vai exibir a versão 1.5 pq aí é nível de compilação (sendo assim, o problema estaria nos argumentos do JAVAC e este link deve ajudá-lo - http://docs.oracle.com/javase/1.4.2/docs/tooldocs/windows/javac.html#crosscomp-options ).

@marcosvperboni ambos deverão acertar o nível de compilação (apesar que, na minha opinião, ambos deveriam esta utilizando a mesma JDK).