Alterar texto de uma Label

Sempre programei pra web e agora tenho que fazer uma aplicaçãozinha desktop pra um cliente. Mas a minha falta de experiência com programas desktop está me fazendo ter umas dúvidas ridiculamente idiotas como essa que vou falar agora:

Tenho uma label status e um botão executar que quando o usuário clica executa uma série de ações. Eu queria é que no decorrer dessa ação, o text da label fosse alterando de acordo com o que está sendo feito no momento. Mais ou menos assim:


		lbStatus.setText("Fazendo Ação 1");
//		Código da ação 1


		lbStatus.setText("Fazendo Ação 2");
//		Código da ação 2


		lbStatus.setText("Fazendo Ação 3");
//		Código da ação 3

		...

Mas o que acontece é que a label status só muda depois de todas as ações feitas. Mas eu queria que mudasse a cada ação justamente pra informar ao usuário o que está acontecendo. Como fazer isso?

Espero que tenha entendido…

Valeu…

[]'s

Mudei o texto pra tentar ficar mais claro e alguém conseguir me ajudar… :roll:

[]'s

Não intendi direito mais
Quando download estiver sendo executando
string recebedados = download;
pega o valor de um e joga no JLabel

RecebeValorjlabel.setText(recebedados);

Quando abrir estiver sendo executado
string recebeex = ex ;
RecebeValorjlabel.setText(recebeex);

Não intendi direito mais
Quando download estiver sendo executando
string recebedados = download;
pega o valor de um e joga no JLabel

RecebeValorjlabel.setText(recebedados);

Quando abrir estiver sendo executado
string recebeex = ex ;
RecebeValorjlabel.setText(recebeex);

Olá!

Primeiro, nenhuma duvida é ridiculamente idiota: eu tenho varias assim com relação a web :smiley:

Segundo: Isso já é um pouco de conceito desktop mesmo. Quando vc esta executando uma ação ( exemplo seria clicar no botao ), o processo separado de renderização da tela fica parado, esperando um retorno dessa ação. Por isso, não adianta vc mudar seu texto, que na tela vai continuar tudo igual. Vc teria que criar um processo separado para rodar a ação do botão, deixando livre para a tela ser renderizada.
Dá uma pesquisada em topicos que fale sobre Threads, em como criar uma, pois uma Thread é um processo separado e serve para esses fins. Vc tb pode dar uma olhada no SwingWorker ( acho que é esse o nome ) que tambem tem a mesma função da Thread, mas é mais voltado a aplicações Swing: tipo, é mais facil e tem mais coisinhas pro swing mesmo.

Espero que tenha ajudado!!!
Flw!

Valeu cara, eu já desconfiava que fosse uma coisa assim. Agora tá beleza!

[]'s