Alterar variaveis

5 respostas
R

ola pessoal, quero saber como posso alerar variaveis que são carregadas no construtor, e que tem valores definidos, e como posso fazer métodos para alera-los!!?

obrigado!

5 Respostas

T

Da um exemplo da sua dúvida.

R

Poe ex , se eu tenho atributos, inadimplente(boolean), periodicidadeDeCompra(semanal=1, mensal=2 semestral = 3,anual = 4) e valorMedioDeCompra ,não podem ter acesso direto fora da classe, e devem ser fornecidos na instanciação do cliente (no contrutor), quro escrever métodos de acesso(tipo de altera e obtem) para cada um deles e outro para imprimi-los! espero que esteja claro
obrigado pela atenção!

A
crie um método private dentro da sua classe, assim eles são acessados localmente, lembre-se de declara-los no construtor
public class FazIsso {

private boolean inadimplente;
private int perDeCompra;
private double valorMedioCompra;

//...cria métodos set e get

public FazIsso(boolean esteInadimplente, int qualTipo, double VM){

this.inadimplente = esteInadimplente; //aqui é acessado somente aqui, e os gets e sets dão o valor a ele
        this.perDeCompra = qualTipo;
        this.valorMedioCompra = VM;

}

}

eu axo que é isso que você queria, caso não seja poste aqui.
outra coisa, acesse o site da caelum na área das apostila e baixa orientação a objetos, você vai tirar de letra

T+

R

como faço para acumular uma quantidades de vendas em um atributo por ex em uma classe venda, e depois utiliza-la para calcular por ex um desconto estipulado!

M

Você quer contar quantas instâncias daquela classe existem? Se for isso mesmo, crie uma variável estática na classe, e dentro do construtor, incremente-a. Algo como:

private static int cont;

public FazIsso() {
    cont++;
    // faz o resto normalmente
}
Criado 3 de outubro de 2009
Ultima resposta 5 de out. de 2009
Respostas 5
Participantes 4