Alternativa a uso de Form dentro de Form

Fala galera blz?

estou desenvolvendo um gerenciador de arquivos web com as funções de upload, abrir pasta, download do arquivo, excluir e mover.
as 3 primeiras funções já consegui fazer, mas estou tendo problemas com o excluir e mover, pois neles o usuário poderá selecionar vários arquivos a serem movidos ou excluido.

meu problema está na hora de criar o form que irá passar por parametro os itens a serem movidos ou excluidos, pois dentro desse form (onde cada arquivo/pasta será um check box) existirão outros forms para Abrir a pasta ou fazer o donwload, ou seja cada item mostrado será um form passando o parametro se é para abrir uma pasta ou fazer o donwload

mas pesquisando na net vi que é meio chato incluir form dentro de form e queria uma alternativa a isso
tentei usar javascript com um form invisível mas não deu certo, se eu dou o document.formtal.submit() ele dá pau no JSP sei lá pq

outra alternativa que pensei foi usar um form só, colocando os campos referente a abrir pasta e download como hidden, mas isso traria algum problema na hora de analisar os parametros depois de enviados?

alguma outra dica sugestão será muito bem vinda

espero ter conseguido expor minha duvida rsrs

Obrigado

A alternativa de fazer um único form é uma boa, mas no seu lugar eu usaria algum framework para evitar algum trabalho braçal…

Você está usando apenas jsp e servlet?
Se a resposta for sim, sugiro fortemente que você tente fazer com outras tecnologias.
Caso não seja possível, há um jeito, mas é 110% gambiarra…
Para cada um dos “arquivos” você cria um form isolado.

então, se eu usar a ideia de um form dentro de outro, seriam 1 form para cada arquivo mesmo, com um form englobando todos eles, para ação de mover e excluir

por enquanto estou só com JSP e Servelts sim, já me disseram para usar alguma framework, mas vi alguma coisa sobre JSF e achei mais complicado do que fazer tipo “na mão” rsrs

se eu usar um, essa parte de gerenciamento da parte mais web da aplicação ficará mais fácil de manipular?

É que o controle sobre as ações não fica dependente. JSF 2 tem suporte nativo (e muito bom) a ajax. Então isso seria resolvido com poucas linhas de programação.
No caso, eu não disse um form dentro do outro, disse que cada arquivo tenha o próprio form.

//codigo antes
<form action="removeArquivoA" method="post">
Arquivo A
<input type="submit" value="Remover">
</form>
<form action="removeArquivoB" method="post">
Arquivo B
</form>
<form action="removeArquivoB" method="post">
Arquivo C
</form>

Feio, mas sei que funciona.

Murilo, sempre parta do pressuposto de que um framework vai facilitar a sua vida (tmb recomendo fortemente o JSF).
No entanto, sempre tem a curva de aprendizado. Ou seja, da primeira vez pode demorar um pouco mais pq vc tem q aprender tudo, mas vale muito a pena!

então drsmachado, eu já fiz assim e funciona certinho mesmo, inclusive achei muita gambiarra tbm mas com umas pesquisas q fiz na net, o pessoal fala q num tem problema ter muito form na pagina, mas o problema é que todos esses forms estariam dentro de um form maior, colocando um checkbox em cada arquivo mostrado, como falei antes, ai não sei pq eles acabam influenciando um no outro, o submit do form maior (dos checkbox) acaba executando a ação dos forms menores, ai não funciona direito

nem nomeando o form maior e colocando um button com onclick=‘javascript:document.formtal.submit();’ funciona, ele executa o form errado

como estou colocando dentro de tabelas esses registros, estou pensando em separar as tabelas, colocar uma tabela para mostrar os arquivos com o checkbox e uma tabela ao lado direito com as opções de abrir ou download, é feio e estranho, mas assim consigo separar os forms rsrs

quanto ao JSF, eu procurei bastante sobre ele na net e em livros mas todos os exemplos, tinha que ficar mechendo direto nos xml de configuração do jsp e nos adicionais do JSF, e acho muito complicado, levando em conta que numa aplicação JSP comum, essas configurações de xml o proprio netbeans faz, só que pra JSF eu num sei se ele (netbeans) tbm faz

é realmente necessario alterar toda hora esses xml mesmo usando o netbeans? e se for é tão complicado quanto parece? rsrs

vlw pela ajuda galera, muito obrigado