Alternativa para Banco de Dados

Boa noite,

Estou fazendo um sistema, utilizando swing e orientação a objetos bem simples e gostaria de usar uma alternativa ao banco de dados para armazenar as informações cadastradas.

Porém, estou tendo muitos problemas, porque estou usando gravação em arquivo texto e eu só consingo utilizar ele uma vez (por exemplo, eu só consigo realizar uma vez as operações de cadastro de um form JFrame, pois quando eu pedir para cadastrar novamente ele irá instanciar de novo a classe de gravacao de texto que possuo e eu perderei as informação anteriores salvas).

Posso contornar esse problema salvando tudo em xml ou em um arquivo do excel? E então eu estaria flexível para adicionar arquivos, ler, remover, ler novamente, gravar depois, etc…

Quem puder me ajduar aí, agradeço demais, pois estou necessitando bastante.

Att., Alan.

E por que raios não usa um banco de dados, mesmo um embarcado, como o h2?

1 curtida

Porque ainda não sei, ainda não peguei essa disciplina e não tenho tempo pra aprender, hehe.

Tipo, eu gostaria de pegar algo mais simples, mesmo que acaba se tornando complexo, entende?

Ah, sim. tem lógica.
Faz assim, posta o código que você fez e persiste no arquivo. Basicamente, você não dever ter iniciado a abertura do arquivo com as devidas configurações, o que permite adicionar mais de um registro ao arquivo

1 curtida

Em um final de semana da pra aprender o básico

A Softblue tem um curso de banco de dados gratuito, se você ver até o módulo 4 ja é o suficiente. Depois só vai precisar saber como integrar o banco de dados ao java.

1 curtida

A solução que eu encontrei foi deixar um arquivo .txt aberto e sempre que eu quiser adicionar esses dados neste arquivo, primeiramente eu leio tudo, depois adiciono o que eu quero e gravo tudo novamente neste arquivo. Ainda vou tentar implementar essa solução.

Acho que ficará um pouco ineficiente, porém como é algo simples e é algo para o colégio, vou tentar deste jeito. Depois com mais experiência implemento algo mais robusto.

Certo, vou dar uma olhada, valeu pela sugestão!