Alternativa para problema com Calculo de ICMS

3 respostas
R

Boa noite pessoal, eu de novo, como estou estudando bastante acabam surgindo muitas dúvidas. Resolvi reproduzir um sistema de uma planilha em Excel que eu criei para a empresa em que trabalho. E cheguei no seguinte ponto:
O sistema é de uma Trading de grãos do grupo de empresas, basicamente este sistema faz a analise de margem de compra e vendas de grãos (Milho, Soja e Feijão). Para isto um dos passos mais importantes é o calculo de imposto, o qual eu tenho completo domínio. Ao tentar levar isso pro Java, minha ideia foi de criar uma classe ICMS mãe, com 3 filhas IcmsMilho, IcmsSoja, IcmsFeijão. Porém eu preciso decidir no código qual das 3 classes usar na variável icms porque o cálculo de impostos para cada um deles é diferente. Aí que pensei bom, posso tratar isso com um if … Coloco um input para escolher o produto e dependendo de qual produto ele escolher eu instancio a classe correta. O grande problema é que não compila, porque da forma que está o java fica acusando que a variável não está iniciada e a classe ICMS é abstrata. Alguém me ajuda por favor ?

public class Main {
    	public static void main(String[] args) {
    		String produto = "";
    		Icms icms;
    		ArrayList<String> index = new ArrayList<String>();
    		index.add("1");
    		index.add("2");
    		index.add("3");

produto = JOptionPane.showInputDialog("Digite o número do produto:\n1 - Milho\n2 - Soja\n3 - Feijão")
    				.toString();

if (produto.equals("1")) {
    			icms = new IcmsMilho();
    		} else if (produto.equals("2")) {
    			icms = new IcmsSoja();
    		} else if (produto.equals("3")) {
    			icms = new IcmsFeijao();
    		}

while (!index.contains(icms.getEstadoDaFilial())) {
    			icms.setEstadoDaFilial(JOptionPane
    					.showInputDialog("Digite o número do estado da Filial Cereais Sul:\n1 - GO\n2 - MG\n3 - DF")
    					.toString());
    		}
    		while (!index.contains(icms.getEstadoDeSaida())) {