Alternativa para problema com Calculo de ICMS

Boa noite pessoal, eu de novo, como estou estudando bastante acabam surgindo muitas dúvidas. Resolvi reproduzir um sistema de uma planilha em Excel que eu criei para a empresa em que trabalho. E cheguei no seguinte ponto:
O sistema é de uma Trading de grãos do grupo de empresas, basicamente este sistema faz a analise de margem de compra e vendas de grãos (Milho, Soja e Feijão). Para isto um dos passos mais importantes é o calculo de imposto, o qual eu tenho completo domínio. Ao tentar levar isso pro Java, minha ideia foi de criar uma classe ICMS mãe, com 3 filhas IcmsMilho, IcmsSoja, IcmsFeijão. Porém eu preciso decidir no código qual das 3 classes usar na variável icms porque o cálculo de impostos para cada um deles é diferente. Aí que pensei bom, posso tratar isso com um if … Coloco um input para escolher o produto e dependendo de qual produto ele escolher eu instancio a classe correta. O grande problema é que não compila, porque da forma que está o java fica acusando que a variável não está iniciada e a classe ICMS é abstrata. Alguém me ajuda por favor ?

public class Main {
    	public static void main(String[] args) {
    		String produto = "";
    		Icms icms;
    		ArrayList<String> index = new ArrayList<String>();
    		index.add("1");
    		index.add("2");
    		index.add("3");

produto = JOptionPane.showInputDialog("Digite o número do produto:\n1 - Milho\n2 - Soja\n3 - Feijão")
    				.toString();

if (produto.equals("1")) {
    			icms = new IcmsMilho();
    		} else if (produto.equals("2")) {
    			icms = new IcmsSoja();
    		} else if (produto.equals("3")) {
    			icms = new IcmsFeijao();
    		}

while (!index.contains(icms.getEstadoDaFilial())) {
    			icms.setEstadoDaFilial(JOptionPane
    					.showInputDialog("Digite o número do estado da Filial Cereais Sul:\n1 - GO\n2 - MG\n3 - DF")
    					.toString());
    		}
    		while (!index.contains(icms.getEstadoDeSaida())) {