Olá amigos, o maior obstáculo que me impedia de aprender Java de fato, era a questão de desempenho, pois a parte de cálculos numéricos exige vitalmente desempenhos otimizados ao máximo.
A estratégia que eu encontrei se divide em duas partes :
-
construir um executável para realizar os cálculos, formando uma engine, feita em qualquer outra linguagem como C ou mesmo Fortran e que receba e produza dados por meio de arquivos
-
usar o Java para construir a parte “interativa” como interface gráfica, banco de dados, e até mesmo ferramentas para saída e entrada de dados em redes
Como um exemplo de uso desse sisteminha, poderíamos através do aplicativo Java em si, recuperar dados de um JDBC, jogar em um arquivo e chamar o executável (a engine) e alimentá-la com o arquivo gerado e depois coletar os resultados do executável (gerado em um arquivo) e trabalhar com eles mostrando na tela ou transferindo para um outro pc em rede.
Eu gostaria muito que os amigos experientes dessem as suas opiniões sobre essa idéia, se é prática, se é “aportuguesada” em relação ao uso de JNI, etc…
Estarei lendo e refletindo bastante sobre cada opinião e crítica, agradeço desde já a ajuda!