Alugar um cloud, qual? como saber?

5 respostas
alandiniz

Olá, pesquisei em vários lugares e não consegui achar isso, imagino que aqui não vou ter uma resposta e resolver meu problema, então podemos trabalhar em equipe e fazer alguns testes.

Atualmente eu e um amigo estamos querendo montar um projeto, um sistema para uma empresa on-line e seus clientes também irão acessar o sistema. Então estamos em busca de uma hospedagem cloud para instalar o tomcat + banco que provavelmente será MySQL.

Em uma busca achei estas configurações:
Procesador: 1 core 1.0 GHz
Memória: 1 GB RAM
Espaço: 40 GB HD
Link: 6Mbps
Transferência ilimitada
http://www.hostlocation.com.br/cloud/
No custo mensal vai sair R$ 139,90 /mês
No custo anual vai sair R$90,00 /mês

Espaço e transferência é perfeito (até mais doq o necessário para inicio).

Agora a questão é o seguinte.
Um projeto relativamente pequeno, calculo em média 30 usuários logado simultaneamente e um pico de 200 usuários no máximo em um certo horário.
Essas configurações são suficientes?

Será que é possível juntar uma galera do fórum, eu e meu amigo alugar este servidor, colocar um projeto qualquer e fazer uns testes, ver quanto suporta? ou existe outro meio de medir isso?
Talvez exista alguma tabela, sei lá… alguem entende dessa área?

5 Respostas

jcavictorio

Ola Alan,
Já pensou em contratar um serviço de hospedagem Java? Existem algumas a partir 20,00/mês.

WRYEL

São N fatores que você pode colocar na balança em termos de quantidade e qualidade de acesso. Desde arquitetura, até a maneira como você programa e qual e quais frameworks você vai usar. Talvez também se a máquina que vai ficar o tomcat é a mesma que o mysql. Memória dedicada para o myqsl, tipos de tabela e bla bla bla.

Eu usei http://www.vps.net 2 meses e recomendo, alem do preço ser bem mais em conta, e possuir outras facilidades (aumentar o numero de nós por exemplo a qualquer hora). Mas pesquise antes, porquê nenhum host é perfeito, ja vi gente reclamando dele também :slight_smile:

[]'s

alandiniz

Olá WRYEL,
então, tem as configurações do computador, tomcat, como vc disse são N fatores realmente… acho que não existe uma “calculadora” ou um método para calcular quantos clientes suporta né? e sim fazendo testes…
Agora o complicado é fazer todo o projeto, desenvolver um sistema e no final descobrir que em vez de gastar R$150 por mes com um servidor, terei que gastar R$300… :S

Olá jcavictorio,
estou querendo um, por favor me mande MP…
porém como disse, tenho q fazer os cálculos ou testes pra ve se o sistema suporta a quantidade de clientes simultaneo.

L

Eu pago por volta de R$ 69 por mês em uma configuração semelhante a que vc postou na tecla.com.br. Tenho Apache HTTPd + Apache Tomcat + MySQL entre outros serviços rodando lá sem problemas.

alandiniz

Olá lsjunior,
Gostei desse Tecla.com.br, como funciona lá? vc acessa remotamente e instala o tomcat, apache, etc…?

E o seu sistema, guenta quantos clientes simultaneo?

2 x 300 Mhz não é muito poco?

Obrigado.

Criado 26 de setembro de 2011
Ultima resposta 26 de set. de 2011
Respostas 5
Participantes 4