Ambiente de desenvolvimento Framework Demoiselle versão 2?

17 respostas
P

Olá,

alguém utiliza esse framework na versão 2 pois já segui três vezes o tutorial de instalação e
não consigo fazer funcionar.

Estou usando windows 7 64 bits, java 7,tomcat 7 , eclipse helios r2.

O que peço se existe alguém que está usando e funcionando poderia me fornecer o eclipse
configurado com esse framework.

Se alguém puder me ajudar agradeceria.

abs

17 Respostas

C

e paribe, já conseguiu fazer funcionar o demoiselle 2 no tomcat?

tb já tentei um monte d coisa mas nada funciona e ainda pra “melhor” ñ tenho habilidade com o eclipse… :roll:

valeu…

[]'s
t++

P

Olá,

ainda não pensei que fosse o Windows 7 e o que fiz instalei o Virtual Machine e embaixo
instalei Windows XP mais mesmo assim na hora de RUN AS para um servidor não reconhece
a aplicação que criei via maven (bookmark) e ainda não consegui.
Essa semana vou tentar rodar com o Jboss 6 com eclipse helios tem que abaixar um plugin do jboss 6
pois não existe como no eclipse helios vai até jboss 5.

qualquer coisa se conseguir retorno no forum.

abs

luizfelipetx

Paribe.

Eu assisti varias palestras sobre treinamento demoiselle,

Afirmo que ´´e muito mais simples você utiliza-lo no Linux…

Eu no caso, instalei uma VM Linux e baixei no Demoiselle-infra

Site da comunidade o PACK que eh soh dar um apt-get

Que ele vai instalar todo o ambiente de desenvolvimento pra você…

Todo o ambiente… eclipse, jboss, tomcat, maven tudo configurado…

Você ainda pode gerar wizards de projetos com o demoiselle nimbus ,

pode ser encontrado no site tammbém…

Espero ter ajudado … um abraço

C

o framework parece ser muito bom mas essa dificuldade de instalação e configuração tá pegando muito.

framework feito em java para desenvolvimento em java com td isso d dificuldade para instalação/configuração acho q perde-se “um pouco” do “conceito” da plataforma java.

sou fã do linux mas no trabalho só roda oq é homologado e atualmente só temos rWindows. minha aplicações ñ precisa mais doq o velho e baum TOMCAT e até para configurá-lo para o demoiselle, as explicações q achei, poderiam ser bem melhores.

resumindo, creio q tenho q configurar um ambiente linux (VM, etc.), instalar o eclipse (uso o netbeans) e instalar o Jboss AS pra fazer uma análise ampla e balizada das qualidades maravilhosas q o demosielle parece ter… :shock:

[]'s
t++

luizfelipetx

Charles,

O demoiselle engloba uma diversidade de bibliotecas que o tom cat nao possui,

por isso é um pouco dificil de se utilizar e configurar,

Mas é possível , eu tinha a minha feito a configuração para windows e não achei dificil…

Creio também que não seja só o tomcat homologado ai, com jboss eh mais tranquilo de instalar,…

Na comunidade demoiselle já estão produzindo um pack pra windows… exatamente por isso…

Vou dar uma olha e posto um step - by - step aqui…

Um abrço

luizfelipetx

Já está liberado o pacote do Demoiselle - infra…

Queria deixar um recado pros usuários…

Galera o demoiselle não é um framework como os outros…

A comunidade Demoiselle é maior que somente o framework

Ela tem subdivisoes como a nimbus , infra, Process , e o Framework…

Todas essas subdivisoes auxiliam o desenvolvimento…

Por exemplo acabei de entrar no site da comunidade…

Faço parte da comunidade… no site principal ao escrever windows na busca

Você já eh redirecionando para o Demoiselle Infra e o link para o PACK

de Windows já está liberado…

O pack consta de tudo que o framework precisa pra funcionar e o eclipse já configurado…

}Boa Sorte Galera…

" Que o Código Esteja com Vcs "…

http://dl.dropbox.com/u/12002346/demoiselle-eclipse.rar

P

Olá,

poderia me fornecer a url pra entrar nessa comunidade e verificar como faço pra instalar esse
framework.

Se puder me ajudar agradeceria.

abs

C

Bom dia pessoal…

Valeu pelas informações luizfelipetx.

Como a maioria dos frameworks, o Demoiselle tb necessita de configuração (libs, .properties, etc.). Oq “reclamei” foi dessa “vinculação enraizada” ao eclipse/linux. Temos + informações, facilidades, para configurá-lo nesta situação doq no ambiente rWindows com o Netbeans e TOMCAT.

Deve ser uma opção dos mentores do Demoiselle e certamente há seus motivos. Se para eles o Jboss já trazia td q necessitavam e config eclipse/linux era a melhor, entendo a decisão.

No meu caso, instalar o Jboss só para utilizar uma solução específica e ñ por necessidade de requisito tvz ñ seja o correto. Aq, até o momento e para as soluções das necessidades já identificadas, o TOMCAT demonstrou perfeito.

Minha “curiosidade” com o Demoiselle é justamente por ele ñ só tratar a questão da autenticação/autorização via certificado A3, minha necessidade no memento, mas tb pelos outros projetos q tem.

Novamente, muito obrigado pelas informações luizfelipetx e se puder compartilhar o link da comunidade tb ficarei muito agradecido.

[]'s
t++

Obs.: editado para melhorias no texto.

P

Olá luizfelipetx,

escompactei seu arquivo do eclipse e estou usando .

uma duvida qual catalog escolha na hora de criar um projeto via maven
pois estou escolhendo jpa-maven-archetype e na criação do projeto não criou com JAAS
conforme tinha na versão 1.0 onde tinha o conceito de acesso a
aplicação usando usuário do TOMCAT (xml).

poderia me ajudar nessa situação.

abs

P

olá luizfelipetx ,

para variar deu erro ao criar um projeto com maven escolhido jpa
usando seu eclipse

mensagem apresentada :

Could not resolve archetype
com.rfc.maven.archetypes:jpa-maven-archetype:RELEASE from any the configured repositories

onde estou usando Windows 7 em uma VM com Windows Xp e fiz a criação do maven nomeu usuário criando o diret´rio .m2 através da documentação do site

mvn archetype:generate \
-DarchetypeGroupId=br.gov.frameworkdemoiselle.archetypes \
-DarchetypeArtifactId=demoiselle-jsf-jpa \
-DarchetypeVersion=2.0.0 \
-DarchetypeRepository=http://demoiselle.sourceforge.net/repository/release/ \
-DgroupId=br.gov.frameworkdemoiselle.sample \
-DartifactId=bookmark \
-Dversion=1.0.0-SNAPSHOT \
-DinteractiveMode=false

era de esperar dar erro…

está dificil …esse ambiente bem configurado…

P

outra coisa que reparei é que não aparece esse artifact id ao criar um project maven no seu eclipse

group id                                                                 artifact id                   version
br.gov.frameworkdemoiselle.archetypes                   demoiselle-jsf-jpa     2.1

por que será ???

P

olá,

descobri porque não aparecia o architype jsf-jpa faltava rodar add remote catalog

abs

2.2.2.1. Incluindo catálogo remoto

Ainda na tela criação do novo projeto, clique no botão Configure à direita do combo-box Catalogo, para que apareça a tela de configuração de Arquétipos Maven no Eclipse.

Clique então no botão Add Remote Catalog...

Na campo Catalog File coloque este conteúdo: http://demoiselle.sourceforge.net/repository/archetype-catalog.xml. No campo Description informe: Demoiselle. Em seguida, clique no botão Verify... para certificar-se que o conteúdo está correto. Retorne então ao item anterior e siga as instruções.

Na próxima tela preencha os campos conforme ilustrado a seguir e clique em Finish:

Ao término do processo será criado o projeto bookmark gerenciado pelo Maven e com a seguinte estrutura de diretórios:

bookmark/
|-- pom.xml
`-- src
    |-- main
    |   |-- java
    |   |   `-- br
    |   |       `-- gov
    |   |           `-- frameworkdemoiselle
    |   |               `-- sample
    |   |                   |-- business
    |   |                   |-- constant
    |   |                   |-- domain
    |   |                   |-- exception
    |   |                   |-- message
    |   |                   |-- persistence
    |   |                   |-- util
    |   |                   `-- view
    |   |-- resources
    |   |   |-- demoiselle.properties
    |   |   |-- log4j.properties
    |   |   |-- messages.properties
    |   |   |-- META-INF
    |   |   |   |-- beans.xml
    |   |   |   `-- persistence.xml
    |   |   `-- ValidationMessages.properties
    |   `-- webapp
    |       |-- home.xhtml
    |       |-- images
    |       |   `-- logo.png
    |       |-- index.html
    |       |-- menu.xhtml
    |       |-- template
    |       |   `-- main.xhtml
    |       `-- WEB-INF
    |           |-- faces-config.xml
    |           `-- web.xml
    `-- test
        |-- java
        |   `-- br
        |       `-- gov
        |           `-- frameworkdemoiselle
        |               `-- sample
        `-- resources
luistiagos

esse não é aquele lixo do governo?

C

num fórum d discursão ler este tipo de coisa realmente ñ é muito agradável e muito menos correta.

quer debater a qualidade de algo? traga-nos fatos sobre o foco de tua colocação/crítica/etc…

creio q msm q uma “ferramenta” ñ tenha algo de inovador e/ou revolucionário pode ser útil para alguém e isso, por si só, já terá cumprido teu papel/função.

gosto de pensar q geralmente temos várias formas de resolver um msm problemas e dependendo do contexto uma pode ser melhor ou ñ q outra.

[]'s
t++

cleverson.sacramento

Aí povo, pena não ter visto antes esta thread.

Vou sugerir alguns materiais que vão ajudar bastante:

Este vídeo aqui mostra como criar a primeira aplicação, tomando como base um ambiente já instalado:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ms3P17WLmrU[/youtube]

Como uso Mac, não pude usar ainda o Demoiselle Infra que fizemos, por isso postei como configurar o seu próprio Eclipse. Isso vai ajudar usuários Mac e Windows:

Este outro vídeo aqui mostra outras funcionalidades do framework. Dentre elas a personalização da segurança que alguém perguntou aí:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gaWj8mClPA0[/youtube]

E tem um post também sobre isso:

Para ter respostas mais rápidas às dúvidas, vou seguir esta thread, mas sugiro que se cadastrem na lista de usuários:
https://lists.sourceforge.net/lists/listinfo/demoiselle-users

Se eu puder ajudar, estou às órdens e aceitamos contribuições :wink:

robsonperassoli

Publiquei um tutorial no meu blog, sobre como usar o Netbeans 7 com Tomcat 7, mas para o eclipse a configuração é a mesma após ter o projeto criado.
http://robsonp.com/08/2011/usando-demoiselle-framework-com-netbeans-e-tomcat/

Espero que ajude.
Valeu

M

Estou tentando instalar o ambiente Demoiselle na minha máquina mas o instalador não detecta meu JDK(6 Update 35) mesmo com ele instalado estou instalando ele no Windows 7 Ultimate 64 bits, alguém podia me ajudar nisso, já que estou tentando aprender ele pro meu estágio?

EDIT
Consegui resolver o problema, simplesmente instalei o JDK de 32bits que resolveu

Criado 24 de abril de 2011
Ultima resposta 25 de set. de 2012
Respostas 17
Participantes 7