Ambiente de desenvolvimento rápido

Oi pessoal. Recentemente mudei de cargo na empresa (era do suporte e passei para programação) de forma inesperada. Estudo java mas ainda não tenho experiência prática de desenvolvimento. Precisa criar um ambiente de desenvolvimento que agilize o desenvolvimento de aplicações do tipo CRUD, que é o suficiente no momento. Li algo sobre Spring, Grails, mas gostaria de saber a opnião de vocês. Resumindo:

Preciso criar 3 aplicações do tipo CRUD, em ambiente desktop mesmo (WEB só mais à frente).
Já tenho instalado a IDE Eclipse e banco de dados PostgreSQL.

O que mais vocês recomendam?

Isso foi um teste que a empresa lhe passou ???

É algo do tipo: “Corte de despezas” + “Estamos lhe dando uma oportunidade de crescimento” + “Se vira nos trinta”, rsrsrs. Está havendo algumas reformulações aqui, troca de gerentes, ai estamos numa situação delicada aqui.

Hum… e você acha que vale a pena entrar nessa ??? pois quando as coisas estão assim, o que mais gostam de fazer é achar culpados… e pra quem sempre sobra ??? Pra quem ??? Pra quem ???

Pois bem… se seu Objetivo é só CRUD… porque não começa logo WEB ??? GRails seria uma boa ou o próprio Ruby On Rails…

Se não… podes dar uma olhada aqui: http://aohana.wordpress.com/2010/10/12/aplicacao-exemplo-netbeans-hibernate-jpa-swing/

Mas estou assumindo que você já sabe o básico de Java… Isso procede ???

Se não, recomendo a aprender, e mesmo que seu emprego seja essencial manter, estuda boas práticas e a Plataforma pór fora… Mas pros CRUDs tá pra levar com um tutorial bacana…

Abs []

Sim, sim, já conheço o básico. Na verdade, não sei dizer em que “nível” de java eu estou, mas já passei por vários capítulos de “Java How to Program” e “Use a Cabeça Java”, assim como os artigos daqui do próprio GUJ, claro.

Já criei o banco de dados e as classes de entidades. No momento estou criando as classes “DAO”, mas é que está me tomando muito tempo. Eu queria mesmo fazer WEB (meu objetivo principal), mas não me achei com capacidade para isso ainda. Vou pesquisar sobre o GRails que você falou e ler o artigo indicado.

Obrigado pela ajuda até aqui. Qualquer outro conselho é muito bem vindo!