Ambiente de desenvolvimento

Pessoal, quero montar um site e depois de ler bastante no fórum quase cheguei a uma conclusão do que utilizar, estava pensando em:

Eclipse -> li muito bem
Hibernate -> por que quero trabalhar corretamente com o mapeamento
WebWork -> por que gosto das foquinhas

Por se tratar de um site, vou ter diversas consultas e cadastros em minha base (vou utilizar Firebird), aí vem as dúvidas:
Que plugin utilizar na Eclipse para trabalhar com estas tecnologias?
Vocês me recomendam algo diferente ou acrescentar outra framework? (tenho tempo para estudar e não tenho prazo para entrega)
Estava pensando em Tomcat 5.5.9 por já conhecer, devo ir para o JBoss???

Gostaria de opiniões

Éver

Olá Santoro!

Jboss eu acho que não é necessário!
Talvez você possa usar o Jetty, que é uma opção ao Tomcat. Quem sabe usar o container Web da IBM ou da BEA. Acho que pode te render alguns pontinhos.

Quanto aos plugins para mexer com webwork e hibernate, acho melhor vc abrir mão deles, já que seu objetivo é aprender e não tem prazo para entrega. Daí vc vai ficar fera em fazer mapeamentos e configurar o webwork!

Bom… se você está afim de acrescentar alguma coisa legal no seu projeto, humm… só se for perfumaria. Mas lá vai uma sugestão:

Na camada de persistência vc tá usando Hibernate, e controle vc usa WebWork, okay!!! E na camada de apresentação??? Que tal usar portlets e ver como essa jossa funciona???

Talvez Tapestry seja interessante também, mas não conheço essa coisa ainda!

Já que é para aprender, implemente alguns patterns no seu projeto, como por exemplo, uma Fábrica Abstrata e Factory Method em seus DAOS (caso vc não conheça patterns… mas se vc já conhece, use apenas se realmente for necessário).

Se seu projeto for grande… use XDoclet!

Só Isso!
Abraços!

Se não for utilizar EJBs ou outros serviços providos apenas por SA, NÃO UTILIZE. Para saber com mais exatidão vc deve faz uma análise dos requisitos funcionais da aplicação.

Não creio que vc teria problemas com outras versões.

Plugin para view depende do que vc vai utilizar. Defina se vai utilizar JSP, Velocity, …
Plugin para BD tem o quantum
http://quantum.sourceforge.net/
e mais um monte que vc pode encontrar em http://www.eclipseplugincentral.com/ e outros sites.

Para hibernate tem vários como hiberclipse, hibernate syncronizer, …

Valeu moçada, vou trabalhar no que falaram, vou tentar (pelo menos no início) fazer um pouco na mão para conhecer bem a tecnologia… Na camada de visão, pelo menos no início devo utilizar JSP.

Valeu

Éver

Já que tá fazendo experiencia dá uma olhada no struts layout e pense na possibilidade de matar algumas focas.
É uma extensão do struts pouco divulgada que o possibilita criar interfaces web bem complexas (treeview, listview, grids) com bastante facilidade.
Outra coisa legal para a view é JSF (Java Server Faces).
É bem parecido com o conceito do ASP.NET.
Você tem web server controls e tem uma programação baseada em eventos.

Aprendendo? Qual seu foco?

Mercado hoje? Quer arrumar emrpego amanhã?

Java 2+Eclipse+Sysdeo+Struts+JSP+Tomcat+Hibernate+Xdoclet+MySQL+JSF

Não, sou um garoto novo, só vou entrar no mercado de verdade em alguns meses, o que estudo/uso?

Java 2+Eclipse+Sysdeo+WebWork+Velocity+Tomcat+Hibernate+Xdoclet+MySQL

Na verdade eu já trabalho com XYZ, quero aprender java apenas, e as coisas que estarão pegando em breve…

Java 5+Eclipse+Sysdeo+WebWork+Velocity+Tomcat+Spring+Hibernate+Xdoclet+MySQL

Isso aprtindo do princípio que você domina a linguagem de programação java, claro…

Sysdeo? Nunca ouvi falar nisso. Acho que to completamente fora do mercado! :stuck_out_tongue:

Eu ficaria de olho também em J2ME (para quem já sabe Java, é claro). O número de terminais com suporte a J2ME não para de crescer e acredito que vai ser um mercado muito bom.

Na verdade, o mercado já até existe e é dificílimo contratar profissionais (imagina contratar bons profissionais).

[]'s
Marco Campêlo

Hoje eu trabalho basicamente com JDeveloper/Oracle/OC4J ou Tomcat/Firebird, mas gostaria de aprender soluções open source, por isso partir para o Eclipse

[quote=mcampelo]Sysdeo? Nunca ouvi falar nisso. Acho que to completamente fora do mercado! :stuck_out_tongue:
[/quote]

É porque você não rpgoramava para web :wink:

Sysdeo Tomcat Launcher

E sobre Ant e XDoclet, nunca trabalhei com eles, o que vocês me falam???