Ambiente de Desenvolvimento

7 respostas
S

Bom dia prezados:

Estamos para começar um projeto, para tanto estamos discutindo em equipe qual o melhor ambiente.

Realizamos um levantamento breve e chegamos a seguinte conclusão até o momento:

J2SE 1.5
hibernate-3.2 - Persistência
hibernate-annotations-3.2.0.CR1 - mapeamento
spring-framework-2.0.1 - controle
jboss-EJB-3.0_RC9-FD - servidor de aplicação
Netbeans ? ide

Como ainda não somos experts, ainda estamos com dúvidas se realmente essa estrutura irá atender a necessidade (sistema de faturamento-WEB), as argumentações sucintas estão ao lado de cada dispositivo, mas se pudessem nos ajudar mais ainda com explicações mais contundentes, do que realmente ele faz ou deixa de fazer, e o que ainda precisa ou o que não precisa, creio que tiraria a dúvida de muitas pessoas, inclusive a nossa.

Muito obrigado,

Fernando

7 Respostas

W

Olá supinet,
Só comentando.:

• J2SE 1.5 == J2SE 1.6 .
  • hibernate-3.2 - Persistência == Ok .
  • hibernate-annotations-3.2.0.CR1 - mapeamento == Ok .
  • Hibernate EntityManager == faltou esse no seu ambiente
    spring-framework-2.0.1 - controle == use também SpringMVC
    jboss-EJB-3.0_RC9-FD - servidor de aplicação == Pode substituir pelo Tomcat a não ser que vc. vá usar EJB
    Netbeans ? ide == Vc. Possui alguns modules/plugins para agilizar o seu desenvolvimento.

http://weblogs.java.net/blog/edgars/archive/2006/11/learning_ejb_30_1.html

De resto é só trabalhar ok...

Boa sorte.

fabiozoroastro

Bom, eu te aconselho JSF para ser o seu MVC.
Só uma opinião minha. Não use EJB . EJB é uma forma que a microsoft encontrou de dizer que java é complicado.

:slight_smile: Abraço.

danieldestro

Nunca fui fã de EJB, mas vale a pena olhar o EJB 3.0.

S

Obrigado até o momento aos ilustres que responderam…!

Com certeza já esta sendo muito válido, já estamos podendo avaliar a real necessidade do JBoss, que pelo visto não será necessário, pois pensamos que seria somente para execução de jsp’s, logo o tomcat, resolveria sem maiores problemas penso!

Já quanto ao Hibernate EntityManager, seria obrigatório se fossemos mexer com EJB3?, para persistir com Hiber8, bastaria utilizar o hibernate-annotations-3.2.0.CR1 para seguir o padrão de annotations.

Quanto ao SpringMVC, é uma variação do ?spring-framework-2.0.1?? De uma forma mais direta qual a razão dele, ou é somente uma questão de nome?

Quanto ao JSF, teoricamente deve ser mais fácil a sua utilização? Claro depende muito de cada um, mas iremos adotar o Spring mesmo, falta agora somente sanar essa duvida referente ao: spring-framework-2.0.1 e SpringMVC, mais na prática, pois acho que estamos fazendo confusão de nomes.

E já estamos baixando o Java SE Development Kit and NetBeans IDE Cobundle (JDK 6 / NB 5.5) Final Release.

Senhores, não fazem idéia o quanto isso esta sendo importante obrigado mais uma vez, pois tudo o que é bem planejado e tirado todas as dúvidas sejam elas simples ou não com certeza fará com que esse projeto seja vitorioso.

Ambiente atual:

jdk 6
hibernate-3.2 - Persistência
hibernate-annotations-3.2.0.CR1 - mapeamento
spring-framework-2.0.1 - controle
Apache Tom Cat (Faltando somente definir a versão ideal)
netBeans 5.5 - Ide

Supinet

Thiago_Senna

supinet:
Já quanto ao Hibernate EntityManager, seria obrigatório se fossemos mexer com EJB3?, para persistir com Hiber8, bastaria utilizar o hibernate-annotations-3.2.0.CR1 para seguir o padrão de annotations.

Na verdade, o legal seria vc usar JPA como padrão para a camada de persistência. E o hibernate + hibernate annotations + hibernate entity manager nada mais é do que uma implementação do JPA.

JPA (ou Hibernate Entity Manager) não te obriga a usar EJB 3.

Na verdade, o spring possui vários módulos, como DAO, MVC, Hibernate e por ai vai. O Spring MVC é o módulo utilizado para implementar o padrão MVC em sua aplicação web, que seria o equivalente ao JSF.

fabiozoroastro

Bom, sobre a IDE, eu particulamente prefiro o eclipse, mas cada um protege uma. Agora sobre o spring MVC X JSF, eu acho mais promissor o JSF, pois vem se mostrando mais fácil, mais eficáz entre outras qualidades. Mas vale a pena vc dar uma breve estudada nos dois pra entender o funcionamento dos dois e escolher um deles para as suas condições aí.

Abraço.

W

Ola supinet ,
Tem um tutorial sobre NetBeans é da versão 4.1 mais serve para a atual versão 5.5, sugiro a vc. que leia com calma principalmente no que se refere aos itens de confuguração de bibliotecas e configuração de ambiente p/ produção.

http://www.guj.com.br/content/articles/netbeans/netbeans_guj.pdf

Sobre o netbeans baixe o "jdk-6-nb-5_5-win" , o que costumo fazer é após instalar o pacote desinstalo o netbeans e baixo o Netbeans.zip descompacto em uma pasta c:\netbeans feito isso baixo também o  netbeans-5_5-docs.zip copio para a pasta "C:\netbeans-5_5\netbeans\nb5.5\docs".Feito isso posso instalar outras versões do netbeans ou outras ides   sem conflito com o SO.

Outro item importante é o que "Thiago Senna" comentou sobre JPA,

há um plugin p/o NetBeans "Hibernate EntityManager library for Netbeans 5.5 " .:
http://blogs.sun.com/pblaha/entry/hibernate_entitymanager_library_for_netbeans

e outro para o Spring .:

Um link sobre Java EE5 + NetBeans .:

Uma aplicação usando Spring.:
http://developinjava.com/readarticle.php?article_id=3

Algumas coisas no NetBeans já estarão prontas mais como disse acima leia o tutorial e mãos a obra.

Boa sorte.

Criado 5 de janeiro de 2007
Ultima resposta 5 de jan. de 2007
Respostas 7
Participantes 5