Ambiente de trabalho XP, e silêncio

11 respostas
bzanchet

Olá!

Acho que poucos discordariam que um ambiente silêncioso e sem fontes de interrupções é de fundamental importância para a produtividade de equipes de desenvolvimento de software. Entretanto, metodologias recentes, notavelmente o XP, incentivam práticas como o ambiente de trabalho compartilhado. Não é uma contradição? É possível que exista um ambiente compartilhado em que trabalhem 8+ pessoas e que, ao mesmo tempo, seja silencioso e não proporcione interrupções?

Que solução as empresas (cujos gerentes se preocupam com isso) adotam, na prática? Estou especialmente curioso em saber como é o ambiente de trabalho lá na thoughtworks, viu, cv? :smiley:

Abraço,

• Bruno

11 Respostas

recoma

Minha experiência:

1 - Silêncio total só existe se vc comprar uma casa no deserto… Talvez ainda terá um coiote a te pertubar…

2 - Ambiente silencioso e sem interrupção significa não colocar o pessoal de desenvolvimento junto com o callcenter.

3 - Quando os sons estão ligados ao seu trabalho não há muitos problemas. Como por exemplo, alguém discutindo novas soluções em um projeto do qual vc faz parte…

4 - Se o barulho te incomoda, vc põe um fone de ouvido e liga um bom rock’n roll…

bzanchet

Olá!

Olha, eu acho que ninguém discordaria da (1), mas só pra deixar claro, eu me refiro a um ambiente que não cause interrupções (demais), e não a um silêncio absoluto.

Agora vejamos a (3)… veja, eu falei em 8+ pessoas… Eu penso que se cada discussão interromper o seu trabalho (e a maioria interrompe), a perda de produtividade é grande, por mais que seja interessante conhecer as soluções que os demais estão utilizando. E o ponto onde queria chegar é exatamente a (4).

No Peopleware os autores citam um estudo da Cornell University: pegaram dois grupos de alunos de ciência da computação, um que gostava de trabalhar com música e outro que prefiria o silêncio. Metade de cada grupo foi colocada a trabalhar com música, e metade em silêncio, num mesmo problema. A produtividade dentre os dois grupos foi, como esperado, bem semelhante. Só que havia uma “armadilha”: o problema consistia numa série de operações aplicadas sobre números que, ao final, retornava o mesmo número da entrada. E a vasta maioria dos que perceberam o fato pertencia ao grupo que trabalhou em silêncio.

A explicação é que o trabalho ‘automático’ é feito pela metade esquerda do cérebro, enquanto a música é ‘digerida’ pela metade direita. Só que é essa metade direita é também a “responsável” pela criativadade, aquele “ahÁ” que pode evitar dias ou meses de trabalho. E ficou evidente que a música “diminuiu a criatividade”. Eu acho que os autores tem um ponto aqui.

Mas então? Os espaços abertos pregados pelo XP são, no final das contas, uma boa prática?

leofernandesmo

bzanchet,
Muito bom questionamento. Acho que poucas pessoas se preocupam com isso.
Acho muito complicado um ambiente assim (de silêncio total)…seria muita rigidez, neh não?
Realmente em ambientes XP prega-se bastante comunicação e isso logo gera barulho…achar uma solução pra isso é complicado.

B

interrupções fazem parte de qualquer trabalho e quando as pessoas estão em colaboração não da pra ficar olhando só para tela do computador.

F

Barulho atrapalha. Caso você não consiga se focar com um ambiente em tem pessoas falando ao fazer pair programming, ou apenas falando alguma bobagem, utilize fones de ouvido.

Se para você programar é necessário um ambiente calmo, em paz, sem ruido algum: Saia de São Paulo e trabalhe com plantação de maçãs. :slight_smile:

Falando sério, existem empresas no qual o ambiente é super quieto, porém isso faz com que a colaboração entre os desenvolvedores seja muito pequena. O que é péssimo!! Acho que quem não consegue ficar ouvindo som, ou tolera um certo nível de barulho tem que começara pensar em como se adaptar nestas situações.

A

bom aqui na empresa somos em 13 barulho tem msm… mas existe o bom senso de todos… :wink:

B

Flin:

Falando sério, existem empresas no qual o ambiente é super quieto, porém isso faz com que a colaboração entre os desenvolvedores seja muito pequena. O que é péssimo!! Acho que quem não consegue ficar ouvindo som, ou tolera um certo nível de barulho tem que começara pensar em como se adaptar nestas situações.

Quem não se comunica, se estrumbica :lol:

Proteu_Alcebidiano

bobmoe:
Flin:

Quem não se comunica, se estrumbica :lol:

Trabalhava numa empresa de P&D e o silêncio assolava o andar inteiro que trabalhávamos. Sinceramente, não acho que vale a pena isso, ainda mais em projetos onde uma pessoa é mais requisitada que as outras, seja no negócio, transfer de conhecimento, etc.

Luiz_Aguiar

Lugar silencioso é horrível, pelo menos pra mim. É importante “ver” outras pessoas falando sobre o projeto, pq vc vai pegando muita coisa importante no ar, vai conhecendo partes que provavelmente vc tenha que “mexer” tbm.

Ambiente muito certinho, todo comportado, é coisa de escritório de advocacia não desenvolvimento de software.

Mas tem lugares que se vc faz um barulhinho, já leva uma chibatada no lombo rsrs

bzanchet

Ninguém está defendendo a necessidade de um silêncio mortal (não eu, pelo menos).

E também somos unânimes em dizer que fontes de interrupção demais atrapalham (não só o barulho, não só conversa, mas tudo que naturalmente ocorre em um ambiente “aberto”).

O meu questionamento principal é: qual seria um ponto de equilíbrio entre interrupções (aka comunicação) e silêncio? Lembrem-se, estamos falando de achar o custo-benefício ótimo.

Não é que um escritório aberto, com 50 ou 60 pessoas trabalhando, seja impraticável. É que se ele for dividido em 10 salas, a um custo maior, a produtividade aumentaria numa proporção maior do que o custo. Lógico que ninguém vai defender salas individuais… Comunicação é necessário.

Os autores do peopleware sugerem escritórios privados de 2 a 4 pessoas. Obviamente têm um custo alto, mas imagino que também causem uma produtividade alta. O que vocês acreditam se aproximar do ideal, em termos de pessoas por sala?

Kenobi

Acho bacana somente a equipe de Dev ser separada das outras equipes fisicamente, como comercial principalmente … O Povinho que fala alta pra caramba, e só te enche o saco …rss :-).

Uma fórmula interessante acho que seriam salas para as equipes de até 9 profissionais do Scrum, deve dar uns 50 a 60 m2 .

Separar dessa forma, cada equipe numa sala e totalmente afastada das outras operações da empresa.

Criado 1 de setembro de 2007
Ultima resposta 5 de set. de 2007
Respostas 11
Participantes 9