Tenho necessidade de ficar transportando meus projetos java pra lá e pra cá pois uso o computador da Universidade, do trabalho e de casa. Daí então tive a idéia de montar meu ambiente java em um HD externo e apenas plugá-lo nos computadores que uso.
Quais são as vantagens e desvantagens de montar um ambiente de programação java com eclipse, tomcat, jboss, hibernate,etc…? É possível fazer isso? Meus projetos são apenas acadêmicos e para estudo. Acho que só o JDK que não pode ser instalado não é?
Você não pode ter um workspace do Eclipse no seu HD? E usar o ambiente pré-configurado dos ambientes de trabalho/escola/casa, apenas abrindo o workspace diretamente do HD?
dgp_reginaldo
Olá Rafael,
Eu poderia sim transportar só a workspace. O problema da sua abordagem é que como tenho estudado as vezes JSF, as vezes hibernate, as vezes JBossTools, JBoss Server…etc precisaria transportar as bibliotecas dos frameworks. Se eu deixar o ambiente pré-configurado nas maquinas dará mais trabalho por que aí eu tenho que lembrar de sempre configurar as libs, além disso, na minha faculdade não uso o mesmo PC pois a sala nem sempre é a mesma. E se eu resolver estudar uma coisa nova? Lá vou eu configurar todos os ambientes. E se eu esquecer alguma biblioteca, dará erro no classpath…enfim…obrigado pela intervenção!
Bani
Não vejo problema algum em deixar tudo em um HD externo.
Eu não faço isso, mas no mac e no linux eu coloco todas as coisas que uso para programar num diretório /opt/dev. Principalmente no caso do Linux, em que deixo o /opt numa partição separada, é bem útil pra ter certeza de que, após uma atualização manual, minhas coisas vão estar intactas e prontas pra usar. Também acho melhor ter controle e saber onde estão minhas ferramentas de trabalho do que delegar isso para um gerenciador de pacotes qualquer.
No seu caso, a única coisa que você vai precisar lembrar é de configurar variáveis de ambiente que possam vir a ser necessárias em uma máquina nova que você for usar.
Ah, e não se esqueça de ter um backup, sair andando por aí com a única cópia dos seus arquivos pode não ser a melhor das idéias
dgp_reginaldo
Olá Bani,
Muito obrigado pela sua resposta, vou fazer um teste afinal não custa nada já que se trata apenas de um ambiente de estudo. Porém, tendo em vista evitar ficar configurando variáveis de ambiente do Windows e/ou do Linux, vou deixar o JDK nas máquinas mesmo. E pode deixar que darei um jeito de sempre manter um backup de meus dados. Ademais, muito obrigado pela dica!
Com o que li nesse site deu pra montar o Eclipse (fácil) e o Netbeans (médio) com JBoss, JVM e mais algumas ferramentas específicas. Até versionamento é possível usar.
dgp_reginaldo
Caro rrantz,
Vasculhei todo site e não localizei o que você disse. O máximo que encontrei foi portabilização de softwares. É disso que você está falando? Qualquer coisa é só mandar o link direto.
De qualquer forma, muito obrigado pela sua opnião.
rrantz
Isso, portabilização é a palavra-chave do que você quer. Nele tem alguns prontos e outros explicando o que fazer. Ai vc prepara seu HD externo conforme especificado e qdo vc plugá-lo … ele até tem menu com os aplicativos que vc instalou.