Ambiente para Desenvolvimento WEB

6 respostas
Betinhum

Olá galera! :slight_smile:

Estou montando um ambiente de desenvolvimento para Web aplicando os frameworks que o GUJ utiliza(Velocity, WebWork e Hibernate). Mas não estou sabendo como começar, já instalei o Eclipse e o JDT, instalei o Tomcat(rodando, mas sem interação com o Eclipse), baixei o WebWork (qro começar pela camada de controle utilizando um tutorial do guj, o resto vou abstrair por enquanto).

Já tenho experiência com o NetBeans, servlets e jsp, mas sem usar nenhum framework(trabalho de doido! :oops: ).

Tenho q instalar algum plugin? Configurar algo no Eclipse?

Agradeço desde já! :slight_smile:

6 Respostas

Jair_Rillo_Junior

e ae Betinhum.

Legal esse seu conjunto, agora a dúvida seria os Plugins para instalar no eclipse, certo?

Lá vai os que eu utilizo.

:arrow: Tomcat Plugin Esse eu utilizo para criar minha estrutura de diretórios WEB-IN/*, ele já separa os .java dos .class, e inicia/para/reinicia o tomcat com apenas um clique
:arrow: Lomboz Antigamente eu só utilizava ele para gerar servlets e tals (ele tem alguns wizards legais), mas com o uso do WW2, não precisa mais criar servlet e mapeá-los, então eu uso o Lomboz agora apenas pelo seu Editor de JSP (ele faz auto-completation de JSP e de taglibs, caso você for usar o UI do webwork).
:arrow: XMLBuddy Indispensável para trabalhar com XML, e usando WW2, você terá que mexer basntante em arquivos .XML
:arrow: JBossIDE Com ele eu geralmente crio alguns scripts ANT+Xdoclet automático, principalmente para criar meus arquivo .hbm.xml do hibernate
:arrow: AJDT esse eu ainda estou gatinhando com ele, é um plugin para trabalhar com AspectJ (AOP), estou achando interessante, mas nunca usei em um projeto real ainda.

Para o Hibernate existe o Hibernator, eu cheguei instalar ele quando eu estava com o Eclipse 2.1.3 (agora eu estou com o 3M8). Achei ele bem simples, a única coisa que achava legal dele, que ele criava as tabelas no banco de dados usando os arquivos .hbm.xml, mas isso se pode fazer também com um script ANT+xdoclet.

Espero ter ajudado

Betinhum

Vlw ManchesteR!

Vou baixar esses plugins! Agora, me diz uma coisa, isso tudo roda no Eclipse 3.0M9? Ql vc usa?

Jair_Rillo_Junior

o 3M9 eu nao puxei ainda :cry: , mas no 3M8 funciona que é uma beleza (menos o hibernator que eu não sei, pois utilizei ele a um tempo atrás que na época era 2.1.13)

Rafael_Steil

O Tomcat plugin eu nao consegui fazer funcionar no M9… No final das contas vi que ele nao faz tanta falta, pois da pra debugar servlets e jsp simplesmente subindo o tomcat em modo de debug e “conectado” o eclipse com o processo do tomcat.

Rafael

ricardolecheta

eu achei o Eclipse3M9 muito pesado :wink:

cv1

Jetty! Jetty! Jetty! :smiley:

http://jroller.com/page/cv/20040505

Criado 30 de maio de 2004
Ultima resposta 30 de mai. de 2004
Respostas 6
Participantes 5