Ola pessoal, saudacoes a comunidade Java!
Estou participando e tentando contribuir com a implantacao da tecnologia Java em um empresa de tecnologia. A ideia eh montar um ambiente de desenvolvimento (quando digo ambiente de desenvolvimento me refiro a IDE) totalmente free, em contrapartida a duas licensas da IDE da Borland. Apesar de mexer com Java a algum tempo, nao tenho experiencei com essa tecnologia em ambiente corporativo, sobretudo com J2EE, tecnologia que estou engatinhando ainda. De cara, fomos pensando em montar um ambiente com Eclipse. Partindo disso, montei um ambiente com o Eclipse 2.1.2, com Lomboz, Omondo, XML Buddy, VE, um outro plugin para relatorios(e para acesso a bd) free tambem, Easy Struts (mais alguns outros plugins interessantes, porem de menos peso.), e montei um ambiente com o Eclipse 3.0 com Lomboz, Struts Box, X-Men, plugin para acesso a bd (e alguns outros como o eclipse tiddy, editor para JS e etc.). Porem, percebi o forte acoplamento dessa IDE. Certos plugins free interessantes soh funcionam na versao 2.1.x, e entao eh necessario por na balanca todas essas questoes (por exemplo, naum consegui rodar nada pra UML e relatorios free no 3.0, apesar de haver alternaticas free externas ao Eclipse, mas naum consegui rodar o Easy Struts por exemplo). Particularmente eu achei muito fraco o suporte para XML, e fazendo alguns testes jah tive problemas com o editor Ant (tipo de coisa que implica em problemas de produtividade, principalmente quando naum temos domini do ambiente). Eu nas minhas horas vagas gosto muito do jEdit que tem alguns plugins realmente interessantes pra que m gosta de ter controle total do que estah sendo feito.
Entao, gostaria de usar esse meio pra obter uma opniao/sugestao/comentario de algum analista/programador/gerente de projeto experiente, sobretudo com Eclipse, sobre o uso dessa IDE em um ambiente corporativo, rodando somente plugins free, sobre questoes de produtividade/estabilidade em comparacao a IDE`s proprietarias como JDeveloper e o JBuilder e ao ambientes Microsoft .NET (que eh a tecnologia de ponta atualmente utilizada na empresa). Gostaria de saber tambem se o Lomboz eh de fato um bom plugin para projetos J2EE de grande porte inclusive Web service’s (se eu nao me engano ele nao tem suporte para Web service certo?), se nao gera muito lixo e coisas do tipo.
Eh isso ai pessoal, acredito que seja um assunto interessante para a troca de expiencia e acredito que sirva de registro tambem para os que forem iniciar com essa IDE. Agradeco desde jah a colaboracao.
[]'s