Ambiente Virtual

Pessoal, boa noite.

Poderiam me ajudar com uma dúvida, por favor!

Eu criei um ambiente virtual no Linux Mint com o seguinte comando:

python3 -m venv nome_do_ambiente_virtual

Baixei o vs code, acessei o ambiente virtual e instalei o vs code com o seguinte comando:

sudo dpkg -i nome_do_pacote

Mas percebi que o vs code não foi apenas instalado no ambiente virtual mas também no SO, é comum isso acontecer?

No Python o ambiente virtual serve para que cada projeto tenha seu próprio conjunto de dependências separado, e o VS Code obviamente não é uma dependência.

1 curtida

Não só é comum, como é o esperado.

Ambientes virtuais como o venv servem para você isolar a instalação de pacotes/módulos do Python (aqueles que vc instala usando o pip).

Por exemplo, se eu quero instalar uma versão específica do módulo requests em um projeto, e outra versão deste mesmo módulo em outro projeto (por diversos motivos, por exemplo, o código de um pode não ser compatível com versões mais novas ainda, etc), eu posso criar ambientes virtuais separados, cada um com sua própria versão do requests.

Mas um ambiente virtual não serve para isolar a instalação de coisas externas ao Python, como o VS Code. Ele não é um módulo do Python, e sim um aplicativo instalado no seu sistema. O venv não serve para controlar isso.


Por fim, sugiro ler a documentação e tutoriais para entender melhor o que é um ambiente virtual:

1 curtida

Obrigado!

Boa tarde.

Obrigado!