Ambientes (QA e PRD) rodando em um único servidor

Pessoal, bom dia!!

Estou com a necessidade de configurar dois ambientes (QA e PRD) dentro de um mesmo servidor, onde tenho JBOSS e APACHE sendo executados.

Gostaria de saber os prós e contras, fiz algumas pesquisas referente a configuração de mais de 1 site dentro de um mesmo servidor, através do próprio apache, porém não encontrei nada quanto a eles serem executados simultaneamente ou separadamente.

Preciso entregar pro cliente fontes concretas provando que isso é inviável, levando em consideração que parar o serviço do apache e jboss, paralisaria os dois ambientes juntos.

Obrigado

Particularmente não digo que é a melhor prática, mas é perfeitamente possível. Você pode instalar 2 servidores JBoss atendendo em portas diferentes, e aí você faz o redirect no Apache através de hosts virtuais.

1 curtida

Mas se eu parasse o serviço, não paralisaria os dois ambientes simultaneamente?

O que você quer dizer com serviço ? Se você instalar 2 Jboss na mesma máquina, cada um é um serviço separado, assim você pode matar um e deixar o outro rodando sem problemas. A dificuldade seria se você precisar reiniciar a máquina fisicamente. Nesse caso sim, os 2 ambientes ficariam fora do ar ao mesmo tempo. Enfim, como eu disse, colocar os 2 ambientes na mesma máquina é um risco, mas se o cliente está disposto a esse risco para economizar uma merreca - PACIÊNCIA - o nosso papel é conscientizar do risco e entregar da maneira mais robusta possível.

1 curtida

@rmendes08

Obrigado pela resposta!!

Quer dizer que, mesmo tendo apache e Jboss, nesse caso eu teria que alterar somente as configurações do JBOSS pra executar duas instâncias?

Se tiver algum manual sobre o assunto poderia me passar?

Obrigado

Duas instâncias do que exatamente ? Veja bem, você tem 2 opções de configuração para o JBoss/Wildfly:

  • uma única instância do servidor, com 2 aplicações implantadas: neste caso, as aplicações responderão na mesma porta e compartilharão a mesma JVM.

  • duas instâncias separadas do JBoss: nesse caso, você precisa criar 2 instalações separadas do JBoss na máquina e configurá-las de maneira independente. O cuidado que você precisa ter é atribuir números de porta diferentes para cada uma das instalações do JBoss. Quando levantar o servidor cada um vai rodar em uma JVM separada.

Particularmente, eu recomendo a 2a opção.

1 curtida

Certo,

Também penso que a segunda opção seja a melhor, mas não possuo conhecimento técnico pra esse tipo de configuração e não sei por onde começar.

Outro ponto:
O Apache, precisa também ser configurado?

É simples: basta copiar a pasta do jboss. Daí nos arquivos de configuração você tem que mudar o número de porta de um dos dois.

Sobre o servidor Apache: nesse caso você tem que configurar o redirecionamento, para que cada servidor possa responder ao domínio correto.

1 curtida

Criei dois diretórios no ambiente de QA pra testar:

Os diretórios são:
C:\Ambiente Voucher
C:\Ambiente Voucher Prd

Em cada um desses diretórios eu tenho um Jboss, certo?

No apache, estou criando mais 1 virtual host.

O que mais preciso? Em qual arquivo e o que tenho que configurar nos Jboss?